Processo de Conversão de Ações Processo de Conversão de Ações

Sobre o processo

O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A (“BNB” ou “Companhia”) comunica aos seus acionistas e ao mercado, que as Assembleia Geral Extraordinária (“AGE”) e Assembleia Especial de Acionistas Detentores de Ações Preferenciais (“AEADAP”) da Companhia, realizadas em 23 de agosto de 2013,  dentre outras deliberações, aprovaram a conversão da totalidade de ações preferenciais da Companhia em ações ordinárias, na proporção de uma ação preferencial para uma ação ordinária.

Direito de Retirada: Nos termos do art. 137 da Lei n° 6.404/76, os acionistas titulares de ações preferenciais que dissentirem dessa deliberação têm o direito de se retirar da Companhia, mediante o reembolso do valor de suas ações (“Acionistas Dissidentes”). Para o exercício desse direito deverão ser observadas as seguintes condições:

a) Condição para o exercício: O direito de retirada poderá ser exercido pelos Acionistas Dissidentes que sejam titulares de ações preferenciais de emissão da Companhia, consideradas suas respectivas posições acionárias na posição de 21/02/2013, data da divulgação do Fato Relevante que deu ensejo ao direito de recesso.  

 b) Prazo para o exercício do direito: Os Acionistas Dissidentes que desejarem exercer o direito de recesso deverão fazê-lo no período de xx/xx/2013 a xx/xx/2013. 

c) Valor do recesso: Os Acionistas Dissidentes receberão reembolso no valor de R$ 30,8507 (trinta reais e oito mil e quinhentos e sete décimos de milésimos de centavos) por ação preferencial, calculado com base nas demonstrações financeiras da Companhia referentes ao balanço patrimonial de 31 de dezembro de 2012.

 d) Procedimentos que deverão ser adotados pelos Acionistas Dissidentes:

1.    Para os acionistas cujas ações estiverem depositadas na BM&F BOVESPA, deverão exercer referido direito por meio de seus agentes de custódia.

2.  Os acionistas cujas ações estiverem diretamente depositadas no Banco do Nordeste, se desejarem, deverão exercer referido direito mediante o preencimento de formulário, que poderá ser obtido mediante download no link Direito de Recesso , o qual deverá ser entregue na sede social da Companhia, situada na Avenida Pedro Ramalho, 5700 – Bloco D 2 Superior, ou em qualquer uma de suas agências, conforme relação constante do link WWW.bnb.gov.br .  Citado formulário deverá ter firma reconhecida em cartório e deverá ser acompanhado dos documentos abaixo descritos:

 ·         Os acionistas pessoas físicas deverão apresentar cópia autenticada do CPF/MF, RG e comprovante de residência e os acionistas pessoas jurídicas deverão apresentar cópia autenticada do CNPJ/MF, atas de eleição dos diretores , se for o caso, Estatuto Social/Contrato Social e respectivas alterações e procurações,bem como os documentos dos sócios/representantes legais (CPF/MF, RG e comprovante de endereço). Caso a data do registro do Estatuto/Contrato Social na Junta Comercial respectiva for superior a 30 dias, será necessário apresentar, ainda, cópia autenticada de Certidão emitida pela Junta Comercial ou cartório informando o último ato arquivado.

·         Os acionistas que se fizerem representar por procurador deverão entregar, além dos documentos acima referidos, o respectivo instrumento de mandato, o qual deverá constar poderes especiais para o exercício do direito de retirada e a solicitação de reembolso.

e) Data prevista para pagamento do reembolso: O pagamento aos Acionistas Dissidentes será efetuado no período de xx/xx/2013 a xx/xx/2013, conforme dados bancários informados no formulário que poderá ser obtido mediante download no link Direito de Recesso ou diretamente em qualquer uma das Agências do Banco do Nordeste.
  

f) Prazo para ratificação ou reconsideração das deliberações: Fica facultado aos órgãos da administração convocar a assembleia-geral, até o dia xx/xx/2013, para ratificar ou reconsiderar a deliberação, se entenderem que o pagamento do preço do reembolso das ações aos acionistas dissidentes que exerceram o direito de retirada porá em risco a estabilidade financeira da empresa.