Perguntas Frequentes

Nesta seção, são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pelo Banco do Nordeste ou sobre as ações no âmbito de sua competência.

1. O que é o Agroamigo?

Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil que visa à concessão de financiamento para agricultores familiares, adotando metodologia própria de atendimento, cuja principal premissa consiste na concessão de crédito orientado e acompanhado, em consonância com o que estabelece a Lei nº 13.636, de 20/03/2018, que Instituiu o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado - PNMPO.

2. Qual o público-alvo do Agroamigo?

O Programa Agroamigo é destinado a agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), exceto os enquadrados nos grupos A e A/C, em operações de crédito de até R$ 20.000,00, respeitado o saldo devedor máximo de R$ 40.000,00, obedecendo a metodologia do Programa  Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).

Enquadram-se todos aqueles que:

  • Exploram parcela de terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário, comodatário, parceiro;
  • Residam  na  propriedade  rural  ou  em  local  próximo;
  • Não disponham, a qualquer título, de área superior a 4 módulos fiscais, quantificados segundo a legislação em vigor;
  • E obtenham,  no  mínimo,  50% da renda bruta familiar da exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento rural.

Cabe ressaltar que os agricultores clientes do Agroamigo podem desenvolver qualquer atividade geradora de renda no campo ou em aglomerado urbano próximo, sejam agrícolas, pecuárias ou outras atividades não agropecuárias no meio rural, como turismo rural, agroindústria, pesca, serviços no meio rural, artesanato.

Para comprovar a condição de agricultores familiares, os agricultores deverão apresentar a DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf, emitida pelos órgãos oficiais de assistência técnica dos Estados ou pelos Sindicatos que os representem.

3. Quais os requisitos mínimos para obter o Agroamigo?

Além de ser enquadrados nos grupos do Pronaf atendidos pelo Agroamigo, os agricultores familiares precisam participar de Palestra Informativa, realizada pelo Agente de Microcrédito, na qual são apresentadas todas as condições, benefícios e vantagens do Programa, bem como atender aos seguintes requisitos:

  • Ser maior de idade (com exceção do Pronaf Jovem, que atende o público a partir de 16 anos);
  • Estar em dia com a Justiça Eleitoral;
  • Não apresentar restrições cadastrais (SPC, Serasa, Cadin etc.);
  • Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP;
  • Cópia do Documento de Identificação;
  • Documento de relação com a terra (exceto Pronaf B);
  • Cadastro Ambiental Rural (CAR);
  • Para financiamento de animais: vacinações e exames, de acordo com o calendário e espécie animal - GTA (Guia de Transito Animal);

O Banco do Nordeste reserva o direito de solicitar outras informações e documentos que julgar necessário para análise e liberação do crédito.

4. Quais os documentos necessários para o cadastro do Agroamigo?

Os documentos necessários, na maioria dos casos, para o cadastro de um cliente do Agroamigo são: Cópia de Documento de Identidade e a DAP. Caso disponha apenas do extrato da DAP, será necessária a apresentação de comprovantes de endereço e de renda.

5. Quais as vantagens de fazer um Agroamigo?
  • Crédito orientado e acompanhado pelo agente do Agroamigo;
  • Atendimento pelo agente de microcrédito na própria comunidade;
  • Juros baixos e prazos de pagamento em função da atividade;
  • Abertura de conta-corrente e poupança, com acesso a cartão de débito;
  • Possibilidade de bônus na parcela quando paga em dia;
  • Possibilidade de renovação de crédito após pagamento;
  • Atendimento personalizado na propriedade do agricultor;
  • Apoio às atividades agropecuárias e não agropecuárias no meio rural;
  • Proposta de crédito elaborada conforme a necessidade do cliente.
6. Quais as modalidades do Agroamigo?

O Agroamigo possui atualmente duas modalidades:

Agroamigo Crescer

Agroamigo Crescer é destinado aos agricultores familiares enquadrados no Pronaf Grupo B que:

  • Exploram parcela de terra na condição de proprietários, posseiros, arrendatários ou parceiros;
  • Residam  na  propriedade  rural  ou  em  local  próximo;
  • Obtenham  no  mínimo  50%  da  renda  familiar  da  exploração  agropecuária  ou  não  agropecuária  do  estabelecimento;
  • Tenham  o  trabalho  familiar  como  base  na  exploração do  estabelecimento;
  • E possuam renda bruta familiar, nos últimos 12 (doze) meses de produção normal que antecedam a solicitação da DAP, de até R$ 23.000,00.

Os agricultores clientes do Agroamigo poderão desenvolver qualquer atividade geradora de renda no campo ou em aglomerado urbano próximo, sejam agrícolas, pecuárias ou outras atividades não agropecuárias no meio rural, como turismo rural, agroindústria, pesca, serviços no meio rural, artesanato.

Agroamigo Mais

Os clientes do Agroamigo Mais são produtores rurais enquadrados no Pronaf, com exceção dos grupos A, B e A/C, em operações de valor até R$ 20.000,00, que:

  • Explorem parcela de terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário, parceiro, concessionário do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou permissionário de áreas públicas;
  • Residam na propriedade ou em local próximo;
  • Não detenham área superior a 4 módulos fiscais; no mínimo, 50% da renda familiar sejam originados da exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento;
  • Tenham o trabalho familiar como predominante na exploração do estabelecimento;
  • E tenham obtido renda bruta familiar, nos últimos 12 (doze) meses de produção normal que antecedam a solicitação da DAP, entre R$ 23.000,00 e R$ 500.000,00.

Para comprovar a condição de agricultor familiar, é preciso apresentar a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, emitida pelos órgãos oficiais de assistência técnica dos estados ou pelos  Sindicatos que os representem.

Os agricultores clientes do Agroamigo poderão desenvolver qualquer atividade geradora de renda no campo ou em aglomerado urbano próximo, sejam agrícolas, pecuárias ou outras atividades não agropecuárias no meio rural, como turismo rural, agroindústria, pesca, serviços no meio rural artesanato.

7. Sou cliente do Agroamigo, como faço para renová-lo com valor maior?

É necessário contatar o Agente de Microcrédito para que seja analisada a possibilidade de renovação do financiamento, sempre após a quitação do financiamento anterior, e atendidos os requisitos necessários no momento da renovação.

8. O Cliente do Agroamigo só pode realizar seu saque na Agência que é correntista?

Após a liberação do valor na conta corrente, o cliente do Agroamigo pode fazer saques com seu cartão de movimentação de conta em qualquer agência do Banco do Nordeste, Banco 24 Horas, Rede de Lotéricas da Caixa Econômica Federal e Rede Saque e Pague.

9. Pode ocorrer suspensão do programa no município por conta de inadimplência?

Será suspensa momentaneamente a contratação de novas operações num município quando, cumulativamente, a taxa de inadimplemento do município no Agroamigo alcançar valor igual ou superior a 15% e forem registradas 50 ou mais operações em atraso.

1. Qual o objetivo do Cartão BNB?

Conceder crédito rotativo pré-aprovado para investimento ou capital de giro, com a finalidade de financiar a aquisição isolada de bens novos (máquinas, veículos, equipamentos, móveis e utensílios), matéria-prima, insumos ou mercadorias necessárias às atividades dos empreendimentos financiados (capital de giro insumos e aquisição isolada de bens).

2. Qual o público-alvo?

Empresários registrados na junta comercial e pessoa jurídica de direito privado que realizem atividades produtivas, classificadas como empresas de micro, pequeno-médio, médio e grande porte pertencentes aos setores industrial, comercial, agroindustrial, de turismo e de prestação de serviços, conforme a classificação do FNE, que se enquadre concomitantemente no que se segue: possuir, no mínimo, 12 meses de constituição, com, no mínimo, 12 meses de funcionamento/faturamento na atividade econômica; e seja correntista na agência de relacionamento.

3. Qual a fonte de recursos?

Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e Recursos Internos (Recin).

4. Quais os limites de crédito?

O limite de crédito será de até R$ 5 milhões, composto de dois sublimites: um para operações de investimento e outro voltado para operações de FNE Giro.

5. Posso solicitar o Cartão BNB apenas para investimento ou apenas para Capital de Giro-Insumos?

Sim, o limite de crédito do Cartão BNB poderá ser individual, somente com sublimite para operações de Investimento ou somente com sublimite para operações de Capital de Giro - FNE Giro.

6. Quais os limites de parcelamento das compras?

Para operações de investimento, o prazo de pagamento é de até 36 meses, no caso de locadoras de veículos para o financiamento dos meios de transporte, e de até 96 meses para os demais casos, com carência de 6 meses.

Para operações de giro, o prazo de pagamento é de até 18 meses, já incluída a carência.

7. Qual a anuidade do Cartão BNB?

O Cartão BNB não possui anuidade.

8. Qual a validade do Cartão BNB?

5 anos (60 meses), com possibilidade de renovação do limite disponível ou alteração do limite contratado.

9. Quais são as garantias exigidas?
  • Aval dos sócio-acionistas, aval de terceiros e hipoteca.
  • Alienação Fiduciária dos bemns adquiridos com o crédito.
  • Adicionalmente à garantia, poderá ser exigida do cliente a formação de fundo de liquidez de aplicações financeiras, como penhor de conta reserva.
10. Como faço para solicitar o cartão BNB?

Compareça à sua agência de relacionamento e informe ao gerente de sua conta sua pretensão. Será feita a análise do crédito e estabelecidos os limites disponíveis.

1. Qual o objetivo do Cartão BNB Agro?

Conceder crédito rotativo pré-aprovado destinado a financiar a aquisição isolada de peças de reposição, manutenção de máquinas, veículos e bens novos (máquinas, equipamentos, tratores, microtratores, colheitadeiras e veículos) necessários ao desenvolvimento das atividades em empreendimentos financiados.

2. Qual o público-alvo?

Produtores rurais de qualquer porte (pessoas jurídicas e físicas, inclusive empresários registrados na junta comercial), e produtores de sementes e mudas de qualquer porte (pessoas jurídicas e físicas, inclusive empresários registrados na junta comercial) inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

3. Qual a fonte de recursos?

A fonte dos recursos é o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

4. Quais os limites de crédito?

Até R$ 5 milhões, de acordo com o limite disponível para o cliente.
Esse limite será recomposto a cada valor de principal reembolsado ao Banco do Nordeste.

5. Quais os limites de parcelamento das compras?

Para operações de investimento, o prazo de pagamento é de até 36 meses, no caso de locadoras de veículos para o financiamento dos meios de transporte, e até 96 meses para os demais casos, com carência de 6 meses.

Para operações de giro, o prazo de pagamento é de até 36 meses, já incluída a carência.

6. Qual a anuidade do Cartão BNB Agro?

O Cartão BNB Agro não possui anuidade.

7. Qual a validade do Cartão BNB Agro?

Validade de 5 anos (60 meses), com possibilidade de renovação do limite disponível ou alteração do limite contratado.

8. Quais são as garantias exigidas?
  • Aval;
  • Hipoteca de imóveis urbanos, rurais e do domínio útil de imóveis urbanos e rurais;
  • Alienação Fiduciária dos bens adquiridos com o crédito;
  • Adicionalmente à garantia de que trata o aval, poderá ser exigida do cliente a formação de fundo de liquidez de aplicações financeiras, como penhor de conta reserva.
9. Quais os encargos financeiros:

Os encargos financeiros são aplicados conforme resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.673/2018 e nº 4.674/2018. O IOF e Tarifas são aplicados conforme instruções em vigor.

10. Como faço para solicitar o cartão BNB Agro?

Compareça à sua agência de relacionamento e informe ao gerente de sua conta a sua pretensão. Será feita a análise do crédito e estabelecidos os limites disponíveis.

1. Como faço para solicitar o Cartão de Crédito do Banco do Nordeste?

Para solicitar o seu cartão de crédito você deverá procurar a agência do Banco do Nordeste mais próxima.

2. Ainda não sou cliente do Banco, posso solicitar um cartão de crédito?

Os cartões de crédito são exclusivos para clientes do Banco do Nordeste. Caso tenha interesse, solicite a abertura de uma conta-corrente para pessoa física, levando na agência de sua preferência as seguintes documentações: RG, CPF, comprovante de endereço atualizado e comprovante de renda. A solicitação estará sujeita à análise de crédito.

3. Quais os tipos de cartão de crédito que o Banco disponibiliza?

Os cartões disponibilizados são os seguintes:

Cartão Classic Básico: cartão para clientes com renda mensal a partir de R$ 800,00. De utilização exclusiva no Brasil e com limites de crédito de até R$ 500,00. O valor da anuidade é de R$ 70,00, dividido em 10 parcelas de R$ 7,00. A solicitação do cartão está sujeita à análise de crédito.

Cartão Classic Internacional: cartão internacional para clientes com renda mensal de R$ 800,00 a R$ 2.499,99. Pode ser utilizado no país e no exterior, e tem limites de crédito de até R$ 5.000,00. O valor da anuidade é de R$ 220,00, dividido em 10 parcelas de R$ 22,00. A solicitação do cartão está sujeita à análise de crédito.

Cartão Gold: cartão internacional para clientes com renda mensal de R$ 2.500,00 a R$ 4.999,99. Pode ser utilizado no país e no exterior, e tem limite de crédito de até R$ 12.500,00. O valor da anuidade é de R$ 330,00, dividido em 10 parcelas de R$ 33,00. A solicitação do cartão está sujeita à análise de crédito.

Cartão Platinum: cartão internacional para clientes com renda mensal superior a R$ 5.000,00. Pode ser utilizado no país e no exterior, e tem limite de crédito de até R$ 25.000,00. O valor da anuidade é de R$ 430,00, dividido em 10 parcelas de R$ 43,00. A solicitação do cartão está sujeita à análise de crédito.

4. Quais os benefícios que terei ao adquirir o cartão de crédito do Banco do Nordeste?

O cartão de crédito do Banco do Nordeste disponibiliza o Programa de Vantagens Nordeste Mais. É o programa de recompensas dos cartões de crédito Banco do Nordeste, no qual todas as compras realizadas na função crédito valem pontos, que podem ser trocados por passagens áreas da Latam, Azul e Gol. O cliente titular do cartão recebe no celular cadastrado um SMS de transações de compras realizadas a partir de R$30,00, inclusive de transações realizadas pelos cartões adicionais.

1. Como desbloquear a 1ª via do cartão da conta-corrente ou conta poupança?

Para a 1ª via do cartão, o desbloqueio pode ser realizado nos seguintes canais:

  • Por meio do Cliente Consulta Banco do Nordeste: 4020 0004 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 033 0004 (demais localidades);
  • Nos terminais de autoatendimento (ATM) de qualquer agência do Banco do Nordeste;
  • No atendimento da agência de relacionamento do cliente.

O procedimento para desbloqueio pelo Cliente Consulta Banco do Nordeste será realizado obedecendo aos seguintes passos:

  1. Ligar para 4020 0004 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 033 0004 (demais localidades)
  2. Digitar a opção 2 – desbloqueio de cartão;
  3. Digitar o número do cartão e a senha fornecida na agência de relacionamento;
  4. Responder às perguntas de identificação positiva que abrangerão dados cadastrais, digitando-as, para confirmar a transação;
  5. Aguardar a gravação informar que o cartão foi liberado e escutar as vocalizações das letras de acesso, as quais deverão ser guardadas para utilização juntamente com o número e senha do cartão;
  6. Caso não seja efetivada a liberação, compareça à sua agência de relacionamento.
  7. Quando o cliente erra por três vezes consecutivas a senha do cartão ou as perguntas de identificação positiva, será solicitado que ele compareça à agência de relacionamento para realização do desbloqueio.

A partir da 2ª via do cartão, o desbloqueio pode ser realizado nos seguintes canais:

  • Por meio do Cliente Consulta Banco do Nordeste: 4020 0004 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 033 0004 (demais localidades);
  • Por meio do Internet Banking do Banco do Nordeste;
  • No atendimento da agência de relacionamento do cliente;
  • Nos terminais de autoatendimento (ATM) de qualquer agência do Banco do Nordeste.

Observação: Os cartões de Pessoa Jurídica somente serão desbloqueados na própria agência de relacionamento.

2. Perdi meu cartão conta corrente/conta poupança, como posso bloqueá-lo?

Segue procedimento para realização do bloqueio de cartão de conta corrente ou poupança:
   1.    Ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste: 4020 0004 (Capitais e
          Regiões Metropolitanas) e 0800 033 0004 (Demais Localidades);
   2.    Digitar as opções:
          o    3 - Bloqueio de cartão e orientação sobre bloqueio de talão de cheques;
          o    2 - Bloqueio de cartão conta corrente (Nesse momento o sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido.)
          o    3 - Bloqueio de cartão conta poupança (O sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido)

3. Quais as vantagens do cartão conta corrente?

No caso de pessoas físicas, o cartão proporciona um atendimento rápido e facilitado para movimentação de sua conta (saques, saldos, extratos, depósitos, transferências e pagamentos de boletos), este poderá ser utilizado em terminais de autoatendimento do Banco do Nordeste e na rede compartilhada, que são os terminais do Banco do Brasil, Banco 24 horas, Saque e Pague e Lotéricas, além de realizar compras em débito somente em estabelecimentos credenciados pelo Visa Electron.

4. Onde encontrar endereço de Terminais do Banco do Nordeste, e da Rede compartilada?

Para localizar os endereços dos terminais, acesse esse link e escolha o terminal que desejar.

5. Perdi a senha e o código de identificação do meu cartão conta corrente/conta poupança, como conseguir nova senha e novo código?

O cliente deverá comparecer a agência de relacionamento para cadastrar nova senha ou novo código de identificação (três letras).

6. O cartão de Pessoa Jurídica pode ser utilizado para realizar saque?

Sim, desde que haja liberação para essa finalidade feita na agência de relacionamento do cliente.

7. Quanto posso sacar com meu cartão no autoatendimento do BNB?

Dependendo da disponibilidade de saldo do cliente, pode ser realizado saque nos limites abaixo, por dia, de acordo com o tipo da conta:

•    Beneficiários do INSS: R$ 4.000,00
•    Microfinanças (Crediamigo e Agroamigo): R$ 5.000,00
•    Demais Clientes: R$ 4.000,00

8. Quanto posso sacar com meu cartão nos terminais fora da Agência do BNB?

Dependendo da disponibilidade de saldo do cliente, pode ser realizado saque no limite de até R$ 3 mil/dia para clientes de Microfinanças (Urbana e Rural) e até R$ 1 mil/dia para os demais clientes, face a quantidade de cédulas.

9. O cartão de poupança também pode ter a opção de compras Visa Electron?

Essa opção não está disponível para cartões de poupança.

10. Tentei sacar uma quantia no Banco 24h, a máquina não liberou nenhum valor, porém ao consultar meu extrato constatei que o valor foi debitado em minha conta. Como proceder para solicitar o estorno do valor debitado indevidamente?

Você deverá contatar o CAC Banco do Nordeste via 4020 0004 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800.033.0004 para que seja analisada a contestação do débito.

11. Quais as tarifas cobradas na realização de saques?

As tabelas de tarifas constam disponibilizadas nas agências do banco e no site

1. O que é o CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?

É um empréstimo disponibilizado aos clientes do Banco nas modalidades de consignados ou por meio de débito em conta.

2. Qual o público-alvo do CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?
  • Pessoas físicas, correntistas do Banco.
  • Pessoas físicas cujos salários são creditados em suas contas correntes.
  • Pessoas físicas que recebem seus proventos de aposentadoria ou pensão mediante crédito em sua conta corrente no Banco.
3. Quais as modalidades de CDC disponíveis?
  • CDC Convênio: destinado aos funcionários e aposentados do Banco do Nordeste, servidores do Inec e funcionários da Capef e Camed.
  • CDC Conterrâneo: disponibilizado para os beneficiários do INSS e demais clientes do Banco.
  • CDC Veículos: voltado para a aquisição de veículos, somente para funcionários do Banco do Nordeste.
  • CDC - Antecipação de Imposto de Renda: destinado a todos os clientes que tenham restituição de IR a receber e informaram em sua declaração que esse crédito fosse efetivado em alguma Agência do Banco do Nordeste.
4. Qual a finalidade do CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?

Colocar à disposição dos clientes capital de giro; e financiamento de veículos exclusivamente para os empregados da ativa do Banco.

5. Qual o valor disponibilizado do CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?
  • Para aposentados e convênios: a margem disponível é de 3 vezes o vencimento bruto, limitado à prestação mensal de 30% sobre o benefício ou salário.
  • Demais clientes do Banco do Nordeste: a depender do LRC do cliente, ou seja, a margem de limite calculada para cada cliente com base na renda, limitado ao máximo de R$ 10.000,00.
6. Qual o prazo de pagamento do CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?

Até 48 meses, contado da data da contratação.

7. Como proceder para renovar meu CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?

A solicitação deve ser feita na agência de relacionamento. A renovação dependerá da margem disponível do cliente, a qual deverá ser acima de R$ 300,00, e do atendimento das exigências de pesquisas cadastrais e reciprocidade de pagamento.

8. Como proceder para antecipar meu Imposto de Renda?

O Banco disponibilizou o CDC - Antecipação de Imposto de Renda, destinado a todos os clientes que tenham restituição de IR a receber e informaram em sua declaração que esse crédito fosse efetivado em alguma Agência do Banco do Nordeste. O CDC - Antecipação de Imposto de Renda é limitado a até 80% do valor a restituir.

9. É exigido que se faça seguro para as operações de CDC?

Sim, para os casos de clientes da Capef, Inec, Camed, aposentados e demais clientes que tenham até 64 anos de idade, é obrigatória a contratação de um seguro prestamista. Aos servidores da ativa do Banco do Nordeste, essa exigência é dispensável.

10. O que fazer para os casos de clientes com mais de 64 anos?

Na impossibilidade de contratação de seguro para clientes com mais de 64 anos, será necessário ter um avalista com cadastro em conformidade no Banco do Nordeste.

1. É possível reservar sala para estudos nas bibliotecas dos Centros Culturais?

No momento estamos cumprindo os decretos estaduais que mantêm as bibliotecas fechadas para atendimento presencial.

2. Posso levar minha escola para visitar os Centros Culturais?

Sim. Recomendamos agendar pelos telefones (85) 3209-3500 (Fortaleza); (88) 3512-2855 (Cariri) e (83) 3522-2926 (Sousa-PB) e informar-se sobre a programação.

3. É possível solicitar empréstimos de livros nas bibliotecas dos Centros Culturais?

Sim, se você já tem cadastro. Basta entrar em contato com a biblioteca e agendar o recebimento ou entrega.

4. Posso locar espaços dos Centros Culturais?

Não é permitida a locação de espaços para eventos nos Centros Culturais. Dependendo do tipo de evento, podemos até ceder algum espaço, desde que não tenha finalidade comercial.

5. Qual o Twitter do Centro Cultural do Banco do Nordeste?

Não temos Twitter do Centro Cultural. No Facebook, somos CCBNB Fortaleza, CCBNB Cariri e CCBNB Sousa.

6. Como se dá a seleção das apresentações de espetáculos nos Centros Culturais?

Por meio de edital público ou convite. Atualmente a nossa programação está sendo realizada de forma on-line.

7. Quais os endereços dos Centros Culturais?

Centro Cultural de Fortaleza - CE
Rua Conde D'Eu, 560 Centro
Fortaleza - CE - CEP 60055-070
Fone: (85) 3464.3108

Centro Cultural Cariri - CE
Rua São Pedro, 337
Juazeiro do Norte - CE
CEP 63.010-010
Fone: (88) 3511.4582

Centro Cultural Sousa - PB
Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 Centro
Sousa/PB - CEP 58.800-090
Fones: (83) 3522.2980 - 3522.2926

1. Como realizar o cadastramento do cliente e a geração de títulos no 1º acesso?

O cliente se cadastra no Sistema de Cobrança por meio da sua agência de relacionamento.

Após cadastro no Sistema de Cobrança e homologação dos arquivos de boletos e remessas (no caso de a empresa utilizar sistema próprio), já é possível emitir o 1º título. O cliente deve escolher uma das VANs credenciadas com o Banco do Nordeste para que essa efetue a instalação e treinamento no sistema, o qual pode ser sistema próprio ou fornecido pela VAN.

2. Como processar a instalação/desinstalação do sistema de cobrança em rede?

O Sistema de Cobrança é em plataforma web e funciona preferencialmente no navegador Internet Explorer. Existe ainda a opção de operar por aplicativo instalado pela VAN contratada.

3. Como consultar os títulos que já foram pagos e os que ainda irão vencer?

Basta acessar o Internet Banking do Banco do Nordeste e selecionar a opção de Cobrança para consultar as informações. Alguns exemplos de consulta são a verificação de títulos Vencidos, Títulos a Vencer, Liquidados, em Cartório, Comandar Instruções etc.

4. Como solicitar a 2ª via de um boleto de pagamento do sistema de cobrança?

Caso o cliente não tenha o boleto original, a 2ª via pode ser emitida por meio do Serviço de Emissão de Segunda Via de Boleto ou em uma das agências do Banco do Nordeste.

No caso de boletos em atraso, não é necessária a emissão de 2ª via. O título pode ser pago em qualquer banco mesmo após vencimento.

5. Qual o modelo de boleto que o Banco do Nordeste utiliza em sua cobrança?

Modelo padrão Febraban.

6. Como alterar o vencimento de um título já cadastrado?

A alteração pode ser feita por arquivo de remessa ou diretamente no Internet Banking do Banco do Nordeste, no caminho: Cobrança → Digitação de Instruções → Alteração de vencimento.

7. Como enviar e receber um arquivo de remessa?

O processo de intercâmbio de arquivos é feito pela VAN de escolha do cliente.

8. Como protestar títulos já vencidos e solicitar a baixa?

O protesto pode ser feito de forma automática, quando o cliente envia o prazo fixo no registro do título; ou de forma manual, no Internet Banking do Banco do Nordeste, por meio do caminho Cobrança → Digitação de Instruções → Protesto, ou ainda por arquivo de remessa.

9. Como posso obter a lista e os contatos das VANs de Transmissão?

A lista de VANs disponíveis é informada pela agência do cliente no momento da adesão à Cobrança.

10. Quero alterar informações no meu título. Quais as opções disponíveis e como realizar cada uma?

As alterações permitidas depois que o título é registrado são:

  • Pedido de baixa
  • Concessão de Abatimento
  • Alteração de Vencimento
  • Alteração do Uso da empresa (Número de Controle)
  • Alteração de Seu número
  • Protestar
  • Não Protestar
  • Alteração de Outros Dados (Nome do Sacado, Endereço, CEP, Estado, CGC ou CPF, Data de Emissão, Data de Desconto, Valor do Desconto, Aceite, Instrução de Cobrança e Espécie de Documento).

As alterações podem ser feitas por meio de arquivo de remessa ou diretamente no Internet Banking do Banco do Nordeste, no caminho Cobrança → Digitação de Instruções.

11. Gerei títulos em duplicidade, e agora?

O Sistema não permite registro de título duplicado.

12. É possível exportar ou importar informações do Sistema de Cobrança?

O Sistema tem opção de gerar a base registrada (arquivo de migração) em formato .txt no layout padrão CNAB 400.

13. O título foi protestado, e agora?

Se o título foi protestado, esse poderá ser baixado. Se o cliente precisar cancelar o protesto, caso ainda não tenha sido efetivado pelo cartório (prazo de permanência em cartório), o cliente poderá solicitar a sua sustação.

A Sustação pode ser feita por meio de arquivo de remessa ou diretamente no Internet Banking do Banco do Nordeste, no caminho Cobrança → Digitação de Instruções → Sustar protesto.

14. O título está com status Baixado ou Não Localizado, mas não realizei o pagamento. Como proceder?

O título com status Baixado, não pode mais ser pago. Portanto, é necessário a emissão de novo boleto.

Para o título Não Localizado, o sacado (pagador) deve verificar com o cedente (empresa emissora) se o boleto foi enviado ao Banco do Nordeste por meio da VAN. De acordo com a nova plataforma de cobrança, todo título precisa estar devidamente cadastrado no Banco do Nordeste e CIP antes do pagamento.

15. Não lembro a VAN de Transmissão que escolhi. Onde posso verificar?

O cliente pode ligar para SAC Banco do Nordeste (0800 728 3030) solicitando o nome da sua VAN, ou ainda entrar em contato com seu gerente de relacionamento.

16. Meus boletos estão saindo sem o código de barras. Como corrigir?

Geralmente, os boletos saem sem código de barras quando o Windows não tem as fontes de códigos de barras padrão Febraban. Se for este o caso, baixe as fontes no site da Febraban ou solicite à sua agência de relacionamento.

17. Como faço para contratar o serviço de Cobrança do Banco do Nordeste?

Para o serviço de cobrança, o representante da empresa deve procurar uma agência de sua preferência e falar com seu gerente de negócios. Quando a empresa não possui sistema próprio, é possível utilizar o sistema da VAN para emissão de boletos.

18. Como faço para alterar a conta de recebimento?

O cliente deve solicitar à sua agência de relacionamento a alteração de conta.

19. Onde posso verificar o Nosso Número e o Seu Número do meu boleto?

Quando o título está devidamente registrado no Banco do Nordeste é possível obter esta informação no Internet Banking, no caminho: Cobrança → Entrada de títulos.

20. Após a implantação da nova plataforma, o cedente conseguirá alterar o vencimento do boleto pela opção Cobrança no Internet Banking?

Sim.

21. O cedente consegue imprimir o Relatório Francesinha e salvar o arquivo em formato .pdf?

O cliente pode emitir o relatório por meio do Internet Banking do Banco do Nordeste, no caminho: Cobrança → Francesinha. Os relatórios de cobrança podem ser impressos em .pdf, .html, .xlsx e .docx.

1. Sou candidato classificado no último concurso do Banco e desejo alterar meu endereço para recebimento de correspondências. Como devo proceder?

Conforme estabelecido no item 15.30 do Edital do concurso para os cargos de Analista Bancário e Especialista Técnico de 2018, o candidato deverá manter atualizados seus dados pessoais e seu endereço perante o Cebraspe enquanto estiver participando do concurso público, por meio de requerimento a ser enviado à Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, na forma dos subitens 15.7 ou 15.8 do edital do concurso, conforme o caso, e perante o Banco do Nordeste do Brasil S.A., após a homologação do resultado final, desde que aprovado, pelo endereço eletrônico relacionamento@bnb.gov.br.

São de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não atualização de seus dados pessoais e de seu endereço.

2. Como fico informado sobre as convocações do concurso realizado pelo Banco?

Conforme estabelecido no item 14.2 do Edital do concurso de 2018, todas as convocações e todos os avisos emitidos após o resultado final no concurso e que se referirem aos procedimentos pré-admissionais serão transmitidos por telefone ou enviados via postal com aviso de recebimento, conforme necessidade e conveniência do Banco do Nordeste, ao endereço informado no requerimento de inscrição.

3. Qual o prazo de validade do concurso realizado em 2018?

Conforme estabelecido no item 15.29 do Edital do concurso de 2018, o prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a exclusivo critério do Banco do Nordeste.

5. Recebi carta de convocação do banco, mas não tenho mais interesse em preencher esta vaga. Como devo proceder?

Conforme previsto no item 14.1.1 do Edital do concurso de 2018, na convocação para a contratação, caso o candidato não aceite ser contratado na cidade indicada pelo Banco do Nordeste para sua lotação, seu nome será excluído da listagem de candidatos aprovados.

1. Sou Pessoa Física, como faço para abrir uma conta-corrente no Banco?

Você deverá comparecer a uma agência do Banco do Nordeste com a seguinte documentação:

  • Documento de Identificação (Carteira de Identidade, Carteira do Trabalho e Previdência Social - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação que tenha foto ou Passaporte expedido pelo Departamento de Polícia Federal);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Endereço, mediante apresentação de conta atualizada de água, energia elétrica, gás ou telefone; contrato de aluguel em nome do correntista; extrato ou fatura do cartão de crédito e; na ausência dos mencionados comprovantes, poderá ser aceita a declaração de rendimentos do IR.
  • Comprovante de renda;

A abertura de conta-corrente também poderá ser solicitada por meio digital, na página de abertura de conta do portal do Banco do Nordeste.

2. Como devo proceder para abrir uma conta-corrente Pessoa Jurídica?

O processo inicial exige o cadastro da empresa e de seus representantes ou prepostos a movimentar a conta. Para a abertura da conta, o representante legal ou um dos sócios deverá comparecer a uma agência do Banco do Nordeste com a documentação abaixo:

  • Documentos constitutivos da empresa (contrato social, ata de constituição e estatuto, requerimento de empresário com o devido registrado na junta comercial etc.);
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Documentos que qualifiquem e autorizem os representantes ou prepostos a movimentar a conta.

A abertura de conta corrente de pessoa jurídica (MEI) também poderá ser solicitada por meio digital, na página de abertura de conta do portal do Banco do Nordeste.

3. Quais as vantagens de ter uma conta-corrente no Banco?

O Banco coloca à disposição de seus correntistas diversos recursos que facilitam o controle de sua conta-corrente, bem como oferece produtos e serviços correlatos, dentre os quais se destacam:

  • Cheque Especial para pessoas físicas e jurídicas;
  • Extrato Consolidado, disponibilizado  mensalmente via Internet Banking, reunindo em um único documento todas as informações sobre movimentações financeiras, de forma clara, objetiva e prática, para maior comodidade do cliente;
  • Atendimento rápido e facilitado por meio de terminais eletrônicos (Banco 24 Horas, Casas Lotéricas, Saque e Pague e Terminais de Autoatendimento internos (TAA);
  • Cartão Magnético para realização de saques, compras, consulta de saldos e extratos;
  • Cheques em formulários contínuos, no caso de pessoa jurídica;
  • Acesso ao Internet Banking e aplicativo para consultas de saldos e extratos, aplicação de recursos, transferências entre contas do Banco do Nordeste, transferências via TED e DOC, pagamentos de boletos, pagamentos de tributos, dentre outros;
  • Cartão de crédito Banco do Nordeste.
4. Onde posso realizar saques com meu cartão conta-corrente?

Nos quiosques do Banco 24Horas, Saque Pague, Casas Lotéricas e Cash Dispenser (terminais do Banco do Nordeste), no Caixa da agência.

5. Como encerrar minha conta-corrente?

Basta ir em uma agência do Banco do Nordeste com sua documentação pessoal para solicitar o encerramento da conta. O encerramento da conta digital poderá ser solicitado também por meio eletrônico, através do email relacionamento@bnb.gov.br.

7. Se minha conta for conjunta, como excluir outro titular e torná-la individual?

Para a exclusão de um titular é necessário que ele assine o termo de exclusão de solidariedade, disponível na sua agência. O primeiro titular da conta não pode ser excluído.

8. Estrangeiros podem ter conta-corrente?

Sim, desde que seja residente no Brasil e atenda às seguintes exigências:

  • Documento de Identificação: Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE), Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), Protocolo de solicitação da CIE, Protocolo do Pedido de Refúgio ou Passaporte;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Comprovante de renda.
9. Menor de idade pode ter conta corrente?

O menor com idade entre 16 e 18 anos, desde que possua CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço e seja assistido por um responsável legal.

O menor com idade inferior a 16 anos deve ser representado por um responsável legal.

1. O que é o Crediamigo?

O Crediamigo é um Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste voltado aos empreendedores que atuam nos setores formal ou informal da economia (microempresas, enquadradas como microempreendedor individual, empresário individual, autônomo ou sociedade empresária), permitindo-lhes ter acesso ao crédito e à capacitação, distribuídos nas modalidades de créditos individuais, solidários ou comunitários.

2. Qual o público-alvo do Crediamigo?

São todas as pessoas que já exercem ou desejam iniciar uma atividade própria, nos segmentos formais ou informais da economia, de acordo com perfil de cada empreendedor.

As iniciativas podem ser variadas, como exemplo: marcenarias, sapatarias, carpintarias, artesanatos, alfaiatarias, gráficas, padarias, produções de alimentos, ambulantes, vendedores em geral, mercadinhos, papelarias, armarinhos, bazares, farmácias, armazéns, restaurantes, lanchonetes, feirantes, pequenos lojistas, açougueiros, promotores de vendas de cosméticos, salões de beleza, oficinas mecânicas etc.

3. Quais os requisitos mínimos para adesão?
  • Ser maior de 18 anos ou emancipado.
  • Ter ou iniciar uma atividade comercial.
  • Reunir um grupo de amigos empreendedores ou parentes que morem ou trabalhem próximos e haja confiança mútua, a fim de praticarem o aval solidário, que é a garantia exigida para viabilizar a operação.
4. Quais os documentos necessários para a confecção do cadastro?
  • CPF;
  • Documento de Identificação com foto;
  • Comprovante de Residência atual em seu nome.
5. Qual o tempo de liberação do crédito?

A liberação ocorre em uma única vez, no prazo máximo de sete dias úteis após a solicitação, contanto que todas as exigências sejam atendidas.

6. Quais as vantagens de ser cliente do Crediamigo?
  • Abertura de conta corrente;
  • Créditos escalonados e crescentes (veja condições de financiamento com o agente de microcrédito ou ligue para SAC do Banco do Nordeste: 0800 728 3030);
  • Juros baixos;
  • Atendimento personalizado no local da atividade;
  • Orientação empresarial
7. O Seguro Prestamista é obrigatório?

O seguro é obrigatório, e tem a finalidade de quitar o saldo devedor da operação em caso de morte do empreendedor. Assim, a família do empreendedor não ficará com dívida.

8. Qual a área de atuação de Banco para atendimento do Crediamigo?

Todo os estados do Nordeste, e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

9. Sou cliente do Crediamigo, como faço para renová-lo com valor maior?

Sempre que o cliente estiver adimplente, pode procurar o seu agente de microcrédito ou sua unidade do Crediamigo para solicitar um novo crédito, a qualquer momento.

1. O que é o Finor?

Finor é um fundo de investimentos, constituído de recursos aplicados em ações e debêntures, destinado a apoiar financeiramente empreendimentos instalados ou que vinham a se instalar na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico da região Nordeste e das partes dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Sua operacionalização está a cargo do Banco do Nordeste, e a administração é coordenada pela Coordenação-Geral de Gestão dos Fundos de Investimentos e Incentivos Fiscais (CGFI), a qual integra a estrutura organizacional da Subsecretaria de Planejamento Integrado, Fundos e Incentivos Fiscais (SPFI) da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Regional.

2. Qual o objetivo do Finor?

Contribuir para o desenvolvimento econômico da região Nordeste e parte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além de ser um investimento atrativo para as empresas contribuintes do Imposto de Renda de todo o país.

3. Quais as vantagens para os optantes do Finor?
  • Investimento em cotas do Finor ou em ações de emissão das empresas beneficiárias, ao invés de pagamento do Imposto de Renda devido;
  • Possibilidade de ganho quando da negociação das cotas do Finor na B3 S/A – Brasil, Bolsa, Balcão;
  • Permite aplicações de recursos em projetos próprios.
4. Como é realizada a administração da Carteira de Ações e Debêntures do Finor?

A administração da Carteira é realizada pelo Banco do Nordeste, que é o representante do Finor junto às empresas beneficiárias, e que por ele exerce todos os direitos inerentes à carteira, analisando as Demonstrações Financeiras e decisões assembleares.

5. Quando as cotas passaram a ser escriturais?

Em 21/03/1991, a partir da emissão das cotas relativas ao exercício de 1989, as cotas passaram a ter forma escritural, dispensando-se, em consequência, a emissão de Certificados de Investimento – CIs, sendo emitidos e enviados para as empresas os extratos de movimentação com as posições.

6. Qual a vantagem para as empresas beneficiárias do Finor?
  • Fonte adicional de recursos a baixo custo;
  • Viabilização do projeto.
7. O que fazer com os antigos Certificados de Investimentos – CIs?

Os originais dos Certificados de Investimento do Finor devem ser devolvidos ao Banco do Nordeste do Brasil S/A, por meio de agência ou diretamente para a Superintendência de Gestão de Ativos de Terceiros - Ambiente de Distribuição e Suporte de Fundos de Investimento - Célula de Incentivos Fiscais, localizada à av. Dr. Silas Munguba nº 5.700 - Bairro Passaré - Caixa Postal 628 - CEP 60743-902 - Fortaleza-CE, para conversão em cotas escriturais.

8. Qual a quantidade e o valor das cotas de um Certificado de Investimentos – CI?

Para determinar a quantidade de cotas representadas por um Certificado, que resultará da conversão, deve ser observada a data de emissão do Certificado, pois, conforme acima, se emitido até Abril/1986, essa quantidade deverá ser grupada de 1000/1, sem arredondamento. Se emitido após essa data, a quantidade de cotas será aquela constante do campo correspondente.

Quanto ao valor das cotas representadas por esse Certificado, deverá ser multiplicada a quantidade encontrada pelo seu valor Patrimonial ou de Mercado. O valor patrimonial das cotas do Finor se encontra divulgado na página do Finor, no link Cotas do Finor. O valor de mercado pode ser obtido pelo investidor, diariamente, no site da B3 S/A – Brasil, Bolsa, Balcão, das seguintes formas:

  • Por meio do link: ACOMPANHE AS COTAÇÕES → Lista-Adicionar Símbolo → digitar “FNOR11” → Dar Entra. Dessa forma, pode ser verificado o valor, por lote de mil, pelo qual as cotas estão sendo negociadas no dia, ainda não fechado;
  • Pelo Boletim Diário de Informações (BDI), no caminho: Acesso rápido → Boletim diário → Pregão de (indicar a data) → Boletim em capítulos → Ações e outros Valores Mobiliários → Cotações Horário Regular → Ctrl+F (buscar “Emissores ainda cotados em R$ por lote de mil”) → buscar “FNOR11”; e
  • Por meio do caminho: Market data e Índices → Saiba Mais → Serviços de dados → Market Data → Histórico → Mercado à vista → Cotações históricas → Acesse agora a série histórica de cotações → Séries Diárias (do ano corrente) → indicar o Mês e o Dia → repetir os caracteres da imagem exatamente como estão sendo exibidos (incluindo a diferenciação entre maiúsculas e minúsculas) → OK → Download → Abrir → buscar “FNOR11”.
9. É possível que as cotas representadas por Certificados de Investimentos – CIa não tenham valor monetário?

Sim. Quando da conversão em escritural, as cotas poderão não possuir expressão monetária em Real, devido ao grupamento ocorrido em 1986, e à própria desvalorização da moeda brasileira. Ainda assim, o cotista deverá ser orientado a proceder à conversão das cotas, tendo em vista a possibilidade de valorização das mesmas, em razão, principalmente, da extinção das opções, quando da Declaração de Rendimentos, pela aplicação de parcelas do imposto devido no Finor.

10. O que fazer no caso de perda ou extravio dos Certificados de Investimentos – CIs?

Para que seja efetuada a emissão de extrato contendo a posição de cotas correspondentes aos Certificados de Investimento – CIs perdidos ou extraviados, o titular, justificando a propriedade e a ocorrência em questão, deverá promover a sua anulação e substituição na forma da lei processual, conforme determina o artigo 38, da Lei nº 6.404/1976.

De acordo com o inciso II, do artigo 259, da Lei nº 13.105/2015, que instituiu o novo Código de Processo Civil, o extrato com a posição de cotas, a ser emitido pelo Banco, correspondente aos Certificados perdidos ou extraviados, deverá ser obtido mediante ação de recuperação ou substituição de título ao portador.

11. Como adquirir as cotas?

A pessoa jurídica (optante) irá receber cotas em contrapartida à sua opção pela aplicação do incentivo fiscal do Finor feita na Declaração de Rendimentos ou no curso do ano-calendário, nas datas de pagamento do imposto. Entretanto, qualquer outra pessoa física ou jurídica poderá adquiri-las através da B3 S/A – Brasil, Bolsa, Balcão, ou mediante subscrição voluntária, diretamente com o Banco do Nordeste, conforme estabelece o Inciso III, do artigo 3º, do Decreto-Lei nº 1.376/1974, alterado pelo Decreto-Lei nº 2.304/86.

1. Qual a finalidade do FNE Giro?

Aquisição isolada de:

  • Matérias-primas e insumos utilizados no processo produtivo de indústrias e agroindústrias;
  • Mercadorias, inclusive máquinas, veículos, aeronaves, embarcações ou equipamentos, destinados à constituição de estoques de empresas comerciantes desses bens;
  • Insumos utilizados por empresas de prestação de serviços, inclusive turísticas e de Infraestrutura;
  • Gastos gerais para o funcionamento do empreendimento (na modalidade ressarcimento/reembolso):
    • Folha de pagamento (exceto tributos);
    • Despesas de água, energia e comunicação;
    • Combustíveis e lubrificantes;
    • Despesas com manutenção de veículos, máquinas e equipamentos;
    • Despesas de postagem e de frete;
    • Aluguel e condomínio.
2. Qual é o público-alvo?

Empresas privadas que tenham enquadramento em programas do FNE (pessoas jurídicas de direito privado e empresários registrados na junta comercial), que realizem atividades produtivas nos setores industriais, agroindustriais, turísticas, comerciais, de prestação de serviços e de infraestrutura.

3. Qual é a fonte dos recursos?

Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e Recursos Internos.

4. Quais são os limites de crédito?

Até 100% do valor da proposta, respeitado o limite do porte do cliente.

5. Quais são os prazos de pagamento?

O prazo máximo das operações é de até 36 meses, já incluída carência de até 3 meses.

7. Quais são as garantias exigidas?

As garantias serão as seguintes, cumulativa ou alternativamente:

  • Fiança ou aval;
  • Fundo de liquidez constituído por recebíveis;
  • Hipoteca;
  • Penhor;
  • Alienação fiduciária.

1. Qual a finalidade do FNE MPE?

Fomentar o desenvolvimento das microempresas, empresas de pequeno porte e de  microempreendedores individuais (MEIs) dos setores industrial (inclusive mineração), agroindustrial, comercial, de turismo e de prestação de serviços (inclusive empreendimentos culturais, com a produção, circulação, divulgação e comercialização de produtos e serviços culturais), contribuindo para o fortalecimento e aumento da competitividade desses segmentos econômicos.

O crédito possibilita a implantação, modernização, construção, ampliação de quaisquer benfeitorias e instalações, além da aquisição de máquinas e equipamentos, veículos utilitários e capital de giro associado ao investimento fixo.

2. Qual é o público-alvo?
  • Empresas privadas (pessoas jurídicas de direito privado e empresários registrados na junta comercial), classificadas como microempresas ou empresas de pequeno porte, que realizem atividades produtivas nos setores industrial, agroindustrial, de turismo e de comércios e serviços;
  • Microempreendedores individuais (MEI), desde que atestem no mínimo seis meses de atividade empresarial, comprovados por meio de experiência bancária ou comercial.
3. Qual é a fonte dos recursos?

Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

4. Qual é o prazo de pagamento?

Fixados em função do cronograma físico-financeiro do projeto e da capacidade de pagamento do beneficiário, respeitados os prazos máximos a seguir:

  • Investimentos fixos e mistos: até 12 anos com até 4 de carência;
  • Reforma ou Reparação de embarcações: até 5 anos com até 2 de carência;
  • Implantação de hotéis e outros meios de hospedagem: até 20 anos com até 5 de carência;
  • Financiamento para a aquisição de imóveis com benfeitorias concluídas em área urbana: até 15 anos com até 4 de carência;
  • Micro Empreendedor Individual: até 60 meses com até 3 meses de carência.
6. Quais são as garantias exigidas?

As garantias poderão ser as seguintes, cumulativa ou alternativamente:

  • Fiança ou aval;
  • Hipoteca;
  • Penhor;
  • Alienação fiduciária.
7. Qual o limite de financiamento?

Até 100% da proposta apresentada, respeitado o limite aprovado para o cliente no sistema de Credit Scoring do Banco do Nordeste.

8. Como devo proceder para iniciar o processo de financiamento?

Procurar uma das agências do Banco do Nordeste ou contatar o SAC do Banco do Nordeste por meio do número 0800 728 3030.

1. Onde o beneficiário do INSS pode sacar seu benefício?

Se o beneficiário possui conta-corrente, o saque pode ser realizado com o cartão de movimentação da conta, por meio dos terminais de autoatendimento em qualquer uma das agências do Banco do Nordeste, e por meio da rede compartilhada de atendimento: Banco 24 Horas, Saque e Pague, caixas eletrônicos do Banco do Brasil e rede de Lotéricas.

Se o beneficiário não possui conta-corrente, o saque somente poderá ser realizado com o cartão do benefício em qualquer uma das agências do Banco do Nordeste.

2. Qual é o prazo para realizar o saque de benefícios para titulares que não possuem conta-corrente no Banco do Nordeste?

Os benefícios não sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao INSS. O beneficiário não perde o direito a ele, mas é preciso se dirigir à agência da Previdência Social (APS) para requerer o benefício.

3. Como solicitar a transferência do pagamento de um banco para outro?

O beneficiário deve contatar o INSS por meio do número 135 ou procurar diretamente uma agência da previdência social para obter orientações de como proceder a transferência.

O beneficiário também poderá solicitar a transferência diretamente ao novo banco destinatário. No caso de o banco destinatário tratar-se do Banco do Nordeste, é necessário que o benefício tenha sido concedido até 31/12/2009.

Para tanto, basta dirigir-se à agência do Banco do Nordeste mais próxima de seu endereço, portando o cartão de benefício e documento de identificação.

4. Onde pode ser realizada a revalidação do cartão de benefício do INSS?

A revalidação somente pode ser realizada na agência gestora do benefício.

5. Como proceder para revalidar o cartão de benefício do INSS no caso de o titular estar impossibilitado de comparecer ao Banco do Nordeste?

O INSS aceita que o titular seja representado por um procurador, somente nos casos de ausência por motivo de viagem, moléstia contagiosa ou impossibilidade de locomoção, cujo mandato não terá prazo superior a doze meses, podendo ser renovado ou revalidado somente pelo INSS, que tem a exclusividade de analisar e cadastrar a procuração em seus sistemas e, por conseguinte, incluir nos sistema do Banco.

6. Como proceder para realizar o recadastramento?

Para o recadastramento é necessário que o beneficiário entre em contato com o próprio INSS.

7. O beneficiário do INSS pode fazer empréstimos consignados no Banco?

Sim, desde que seu benefício seja permanente e sacado no Banco do Nordeste, atenda as exigências de não estar com o nome negativado e apresente as garantias necessárias.

8. O aposentado que recebe pelo Banco tem direito a uma conta-corrente?

Sim. Todo aposentado pode solicitar a abertura de uma conta simplificada na agência em que percebe seu benefício, sem custo algum, e optar que seja creditado seu benefício nessa conta.

9. O beneficiário do INSS que tem um empréstimo em um banco pode migrar pra outro?

Pode, por meio do processo de portabilidade.

10. Posso tirar outros empréstimos sem que tenha liquidado o primeiro?

Sim, desde que a prestação anterior somada com a nova seja inferior a 30% do valor do benefício, além de atender a todas as exigências solicitadas pelo Banco.

1. O que é o Internet Banking do Banco do Nordeste?

É um canal de atendimento que visa a realização de consultas e operações financeiras via Internet, disponibilizado para propiciar maior comodidade e agilidade às necessidades dos clientes, no que diz respeito a sua conta-corrente e outros serviços disponíveis.

É necessário que seja cadastrado um usuário e uma senha pessoal, além do cadastramento de um Cartão de Segurança ou adesão ao Token para ter a acesso a todos os serviços oferecidos pelo canal.

2. O que é a Identificação de Usuário?

É como o cliente é conhecido pelo Internet Banking do Banco do Nordeste. A identificação pessoal deverá ser cadastrada pelo cliente e solicitada quando do acesso ao sistema.

3. O que é o Operador do Internet Banking?

É um usuário autorizado a realizar consultas e movimentações financeiras, pelo titular da conta, sócio-diretor, em caso de pessoa jurídica, ou procurador constituído com tal poder.

4. Como alterar minha Identificação do Usuário?

Acesse o Internet Banking do Banco do Nordeste, clique na opção Alteração de Perfil de Acesso no menu Outras Opções. Informe a nova identificação de usuário e confirme.

5. O que é o Cadastro de Dispositivos?

Apenas dispositivos previamente cadastrados estão autorizados a realizar transações financeiras (pagamentos, transferências etc.).

6. Como fazer o cadastro e confirmação de dispositivos para utilizar o Internet Banking?
  • Acesse o Internet Banking ou aplicativo móvel do Banco do Nordeste a partir do dispositivo a ser cadastrado;
  • Selecione a opção Dispositivos (na Internet) ou Computadores e dispositivos (aplicativo);
  • Informe o nome do seu dispositivo e o período de utilização. A seguir, é necessário confirmar o cadastro do dispositivo. Para isso, você terá três opções:
    • Utilizar outro dispositivo já cadastrado e confirmado anteriormente para confirmar o novo dispositivo;
    • Utilizar o terminal de autoatendimento de uma agência do Banco do Nordeste;
    • Realizar a confirmação presencialmente em uma agência do Banco do Nordeste.
7. O que é o Cartão de Segurança?

É um cartão contendo códigos numéricos. O Cartão de Segurança é exigido para validar cada movimentação financeira realizada pelo cliente. Os códigos são escolhidos de forma aleatória pelo sistema a cada transação.

Atualmente o Cartão de Segurança continua sendo utilizado apenas por usuários que movimentam contas do tipo Pessoa Jurídica.

8. Como cadastrar o Cartão de Segurança?

O Cartão de Segurança pode ser solicitado e habilitado na agência, durante o atendimento. Se preferir, acesse o Internet Banking e siga as instruções abaixo:

  • Selecionar Outras Opções/Associar Cartão de Segurança.
  • Digite o número de série e a versão impressa no cartão.
  • Digite no teclado virtual a senha solicitada do Cartão de Segurança para confirmação da Transação de Cadastro de Cartão de Segurança.
9. O que é o Token?

Trata-se de uma solução mais segura e prática criada para substituir o cartão de segurança na autorização de transações no internet banking.

Atualmente apenas os usuários que movimentam exclusivamente contas do tipo pessoa física devem aderir ao Token.

Após a adesão, a ferramenta para autorizar as transações será a senha do cartão de débito e a chave numérica gerada pelo smartphone habilitado.

10. Como é feita a adesão ao Token?

Caso o cliente já possua o Cartão de Segurança cadastrado, a adesão pode ser realizada pelo smartphone na opção Computadores e Dispositivos → Aderir ao Token.

Após isso, o usuário deve habilitar seu smartphone na opção Computadores e Dispositivos → Habilitar Tokens Neste Dispositivo.

Caso ainda não possua Cartão de Segurança, a adesão é realizada na agência de relacionamento do cliente.

11. Como funciona o Token?

Após aderir, o usuário passa a autorizar suas transações de dois modos:

  • No aplicativo móvel, será utilizada a senha do cartão de débito do cliente (a mesma senha de 6 dígitos utilizada para saque);
  • No computador, o usuário irá digitar o código gerado pelo aplicativo para dispositivos móveis, ao clicar no ícone Token, na tela inicial do aplicativo.
12. Em caso de roubo, como devo proceder para cancelar meu Cartão de Segurança?

Em caso de perda ou roubo, solicite o cancelamento de seu cartão em uma agência mais próxima ou ligue para o Centro de Relacionamento com Clientes e de Informação ao Cidadão: 4020 0004 (capitais e regiões metropolitanas - tarifa de ligação local) e 0800 033 0004 (demais localidades).

1. O que o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural do Nordeste - FNE Rural financia?

O FNE Rural financia a implantação, expansão, diversificação e modernização do setor florestal que envolva supressão de mata nativa com observância da legislação ambiental, bem como empreendimentos agropecuários, à exceção daqueles que envolvam irrigação e drenagem, contemplando as atividades de agricultura de sequeiro, bovinocultura, bubalinocultura, ovinocaprinocultura, avicultura, suinocultura, apicultura, sericicultura e produção de sementes e mudas, mediante o financiamento de todos os investimentos fixos e semifixos, a exemplo daqueles indicados a seguir.

Investimento Fixo

  • Gastos com construção, reforma e ampliação de benfeitorias e instalações, podendo ser isolado o financiamento de todos esses itens, observado que, no caso de reforma, esta visará à modernização do empreendimento ou ao aumento de sua receita operacional, e que é vedado o financiamento desses investimentos para qualquer tipo de imóvel cuja destinação será a de moradia;
  • Desmatamento e destocamento, observada a legislação em vigor;
  • Fundação e recuperação de pastagens e forrageiras, fundação de culturas agrícolas permanentes de sequeiro, incluindo-se, no caso de culturas permanentes, os gastos com sua manutenção na fase pré-produtiva;
  • Correção do solo, mediante calagem e adubação intensiva;
  • Elaboração de estudos ambientais e os investimentos estabelecidos nas condicionantes das licenças ambientais do empreendimento;
  • Aquisição de máquinas e equipamentos de duração útil superior a 5 anos, podendo a aquisição ser financiada de forma isolada, respeitadas as normas vigentes sobre financiamentos desses bens.

Investimento Semifixo

  • Instalações (inclusive para beneficiamento ou industrialização exclusivamente da produção própria), máquinas e equipamentos de duração útil não superior a 5 anos, tratores, colheitadeiras, implementos, veículos, aeronaves, embarcações, acessórios ou peças de reposição, manutenção de máquinas/veículos, podendo a aquisição ser financiada de forma isolada;
  • Aquisição de reprodutores puros e matrizes puras ou mestiças de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos, exceto animais de serviços, podendo a aquisição desses animais ser feita de forma isolada, desde que os produtores comprovadamente já disponham de toda a infraestrutura adequada;
  • Aquisição de aves de corte e de postura, bem como de suínos para cria, preferencialmente em regime de integração com empresa integradora;
  • Aquisição de rainhas e enxames puros ou africanizados da espécie Apis mellifera;
  • Capacitação tecnológica e de qualidade e produtividade, treinamento de pessoal e formação e qualificação profissional, até a fase pré-produtiva, podendo ser de forma isolada, se tiver sido financiado ou estiver em análise o financiamento do projeto produtivo;
  • Gastos com frete para o transporte de insumos, quando associados ao investimento, e de máquinas e equipamentos (incluindo os gastos com a sua montagem), mesmo quando financiados de forma isolada;
  • Móveis e utensílios, inclusive quando financiados de forma isolada.
2. Qual é o público-alvo?

Produtores rurais (pessoas jurídicas e pessoas físicas, inclusive empresários registrados na junta comercial), associações formalmente constituídas (em créditos diretamente aos associados) e cooperativas de produtores rurais (em créditos diretamente aos cooperados e em créditos na modalidade "à própria").

Os financiamentos na modalidade "à própria" estarão sujeitos a pareceres técnicos e gerencial.

Os produtores de sementes e mudas selecionadas terão o devido credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento.

3. Qual é fonte dos recursos?

Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

4. Quais são os limites do financiamento?

O limite de financiamento dos clientes levará em conta, além do porte do mutuário, a tipologia do município onde o empreendimento estiver localizado. Neste caso, a agência do Banco do Nordeste está apta a informar-lhe o limite de financiamento de seu projeto.

5. Quais são os prazos de pagamento?

Fixados em função do cronograma físico-financeiro do projeto e da capacidade de pagamento do beneficiário, respeitados os prazos máximos a seguir:

  • Investimento fixo: até 12 anos, incluídos até 4 anos de carência;
  • Investimento semifixo: até 8 anos, incluídos até 3 anos de carência;
  • Investimento em armazenagem: até 15 anos, incluídos até 5 de carência;
  • Aquisição de acessórios ou peças de reposição, manutenção de máquinas e veículos: até 2 anos, incluído até 1 de carência;
  • Florestamento e reflorestamento, conforme o ciclo de produção da espécie florestal a ser explorada: até 16 anos, incluídos até 7 de carência.​​​​​​​ Nota: para projetos de alta relevância e estruturantes, localizados no semiárido ou em municípios de renda baixa, estagnada ou em área prioritária do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, o prazo máximo será de 15 anos, incluída a carência de até 5 anos.
6. Quais são os encargos e bônus?

Conforme Resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.673/2018 e nº 4.674/2018.

Para mais informações, procure a agência do Banco do Nordeste mais próxima.

7. Quais são as garantias exigidas?

As garantias serão as seguintes, cumulativa ou alternativamente:

  • Hipoteca;
  • Penhor;
  • Fiança ou aval;
  • Alienação fiduciária.

1. O que o Programa de Financiamento para os Setores Comercial e de Serviços financia?
  • Aquisição de bens de capital e implantação, modernização, reforma, relocalização ou ampliação de empreendimentos;
  • Aquisição de móveis e utensílios;
  • Aquisição de veículos utilitários necessários ao funcionamento do empreendimento (de acordo com regras específicas);
  • Aquisição de carros de passeio, apenas para empreendimentos de pequeno-médio porte que atuem nas atividades de autoescola ou locadoras de veículos;
  • Aquisição, conversão, modernização, reforma ou reparação de embarcações (de acordo com regras específicas);
  • Investimentos, inclusive serviços de complexos prisionais de ressocialização, de responsabilidade da iniciativa privada, viabilizados por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs);
  • Gastos com frete para o transporte e/ou montagem de máquinas e equipamentos financiados;
  • Elaboração de estudos ambientais;
  • Valores relativos a prêmios de seguros de bens dados em garantia de financiamento com recursos do FNE;
  • Capital de giro associado ao investimento.
2. Qual o público-alvo?

Empresas privadas (pessoas jurídicas de direito privado e empresários registrados na junta comercial) de pequeno-médio, médio e grande porte que realizem atividades produtivas nos setores comercial e de prestação de serviços.

3. Quais as garantias exigidas?

As garantias serão, cumulativa ou alternativamente:

  • Hipoteca;
  • Penhor;
  • Alienação fiduciária;
  • Fiança ou aval.
5. Quais as tarifas cobradas neste Programa?

As tarifas são cobradas conforme a regulamentação vigente.

6. Qual o prazo de pagamento para este Programa?

Os prazos serão fixados em função do cronograma físico-financeiro do projeto e da capacidade de pagamento do cliente, respeitados os prazos máximos a seguir:

  • Para financiamento de serviços de complexos prisionais de ressocialização, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs): prazo máximo para financiamento de até 20 anos, incluindo até 5 anos de carência;
  • Para projetos de alta relevância e estruturantes, localizados no semiárido ou em municípios de renda baixa ou estagnada ou em áreas prioritárias do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE): prazo máximo de 15 anos, incluindo a carência de até 5 anos;
  • Para reforma ou reparação de embarcações: prazo máximo total de 5 anos, incluindo até 2 anos de carência;
  • Para aquisição isolada de móveis e utensílios: prazo de até 6 anos, incluindo a carência de até 1 ano;
  • Nos demais casos: prazo máximo de até 12 anos, incluindo até 4 anos de carência;
  • Aquisição de veículos para locadoras: prazo máximo de até 36 meses, incluindo até 3 meses de carência.
7. Quais os limites de financiamento para este Programa?

O limite de financiamento levará em conta, além do porte do cliente e da tipologia do município onde o empreendimento está localizado, a destinação dos recursos.

8. Como devo proceder para iniciar o processo de financiamento?

Procurar uma das agências do Banco do Nordeste ou contatar o SAC do Banco do Nordeste por meio do telefone 0800 728 3030.

1. O que é o Pronaf?

Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar, que na prática é a disponibilidade de crédito às atividades agropecuárias e não agropecuárias exercidas pelos trabalhadores rurais que subsistem da agricultora familiar.

2. Qual o público-alvo do Pronaf?

Agricultores familiares detentores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é emitida pelo Órgão Oficial de Assistência Técnica do Estado ou pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais nos Municípios; ou ainda, no caso do Pronaf Grupo A, pelo Incra ou pelas Unidades Técnicas Estaduais (UTEs), apoiando projetos inclusivos e propulsores da equidade de gênero e da valorização de minorias, voltados para o apoio às atividades agropecuárias e não-agropecuárias desenvolvidas por pescadores artesanais, apicultores, artesãos, criadores de animais e fruticultores, dentre outros.

3. O que o interessado necessita para obter o financiamento do Pronaf?

Para obter um financiamento, o interessado precisa:

  • Ser maior de idade;
  • Apresentar documentos de identificação e CPF;
  • Estar quite com a Justiça Eleitoral (declaração do(a) próprio(a) produtor(a) na proposta de crédito);
  • Não apresentar restrições cadastrais;
  • Apresentar documento comprobatório de sua relação com a terra (escritura, declaração de confinantes), exceto para os agricultores do Grupo B;
  • Apresentar a Declaração de Aptidão (DAP) que é expedida pelos sindicatos ou órgãos de assistência técnica Estaduais;
  • Apresentar plano ou projeto elaborado pelo órgão oficial de assistência técnica do estado ou empresa privada.
4. Quais os grupos do Pronaf?

O  programa é composto dos grupos A e A/C, de acordo com a condição de assentado; e B e Pronaf - Comum (Renda Variável), de acordo com a renda bruta anual obtida pelo produtor, que pode variar de até R$ 23.000,00 para o Grupo B e acima de R$ 23.000,00 a até R$ 415.000,00 para o Pronaf - Comum (Renda Variável).

O Ponaf também disponibiliza linhas de crédito especiais para públicos e atividades específicas.

Plano SAFRA 2021-2022 - saiba mais sobre o Público-Alvo e Condições Operacionais dos Grupos e Linhas do PRONAF - Quadro Resumo - Tabela.

1. Quais serviços são disponibilizados pelo Atendimento Eletrônico Cliente Consulta Banco do Nordeste: 4020 0004 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 033 0004 ( demais localidades)?
  • Opção 1: Saldo e extrato;
  • Opção 2: Desbloqueio de cartão conta corrente ou poupança;
  • Opção 3: Bloqueio de cartão e orientação sobre bloqueio de talão de cheques;
  • Opção 4: Emissão de 2ª via de boletos;
  • Opção 5: Cartão BNB;
  • Opção 6: Informações sobre produtos e serviços;
  • Opção 7: Informações sobre parcelas em atraso ou renegociação de dívidas;
  • Opção 8: Falar com nossos atendentes.
2. Como faço para obter saldo de minha conta pelo telefone?

Para obter saldo de conta corrente ou poupança o cliente deverá fazer o seguinte procedimento:

  • Ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste: 4020 0004 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 033 0004 (demais localidades);
  • Digitar as opções:
    • 1 - Saldos e extratos;​​​​​​​
      • ​​​​​​​5 - Para saldos por telefone;
        • 1 - Saldo de conta-corrente (nesse momento o sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido);
        • 2 - Saldo de conta poupança (o sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido).
      • 6 - Para extrato via fax;
        • 2 - Extrato de conta-corrente (o sistema solicitará o período do extrato, número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido).
3. Perdi meu cartão conta-corrente ou poupança, como proceder para bloqueá-lo?
  • Ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste: 4020 0004 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 033 0004 (demais localidades);
  • Digitar as opções:
    • 3 – Bloqueio de cartão e orientação sobre bloqueio de talão de cheques;
      • 2 – Bloqueio de cartão de conta-corrente (nesse momento o sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido); ou
      • 3 - Bloqueio de cartão de conta poupança (o sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido).
4. Recebi a 1ª via de cartão da conta-corrente ou poupança via correios. Como proceder para desbloqueá-lo?

Ao receber a 1ª via do cartão em sua residência, o cliente tem a alternativa de ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste e liberar seu cartão, seguindo o procedimento:

  • Ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste: 4020 0004 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 033 0004 (demais localidades);
  • Digitar a opção 2 – Desbloqueio de cartão;
  • Digitar o número do cartão e senha fornecida na agência de relacionamento;
  • Responder às perguntas de identificação positiva que abrangerão dados cadastrais, digitando-as, para confirmar a transação;
  • Aguardar a gravação informando que o cartão foi liberado, escutar as vocalizações das letras de acesso, memorizando-as para utilização juntamente com o número e senha do cartão;
  • Caso não seja efetivada a liberação, compareça à sua agência de relacionamento.

Observação: quando o cliente erra, por três vezes, a senha ou as perguntas de identificação positiva, será solicitado seu comparecimento à agência de relacionamento para realização do desbloqueio.

A partir da 2ª via do cartão, o desbloqueio pode ser realizado por meio de uma das opções a seguir:

  • Pelo Cliente Consulta Banco do Nordeste: 4020 0004 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 033 0004 (demais localidades);
  • Por meio do Internet Banking BNB;
  • Em qualquer agência do Banco e nos terminais de autoatendimento;
  • Na bateria de caixa, somente na agência onde a conta foi aberta;

Os cartões de Pessoa Jurídica, somente serão desbloqueados na própria agência de relacionamento.