06/10/2021

Previsões sobre o Mercado de Insumos Agrícolas para os próximos 5 anos

Depois de 25 anos trabalhando para empresas provedoras de tecnologia e na distribuição de insumos agricolas, tenho me atrevido a olhar muito o mercado de novas tecnologias e liderando a implementação e a criação de novas empresas. Alem disso tenho dedicado algum tempo para compartilhar algumas ideias, inspirações, “conselhos” e pontos de vistas para algumas empresas de conteudo para o agronegócio.


01/10/2021

Dimensionamento do agronegócio do café no Brasil

O objetivo deste estudo foi dimensionar o agronegócio do café no Brasil, seus indicadores e os impactos econômicos das exportações, por meio da matriz de insumo-produto com enfoque produto x produto do ano de 2017. A cadeia produtiva foi dividida em insumos agropecuários, produção de café em grão, café beneficiado (indústria) e serviços. Os resultados mostraram que o agronegócio do café geraram 30,7 bilhões de reais de renda e 695 mil empregos diretos e indiretos, com médias salariais que variaram entre 5 mil (setor agrícola) e 33 mil reais (comércio e serviços). O agregado com maior participação na geração de valor foi o serviço, com 47% do produto interno bruto (PIB Café), e a produção agrícola foi responsável por 50% dos empregos. As exportações de café em grão somaram 13,6 bilhões de reais e geraram 303 mil empregos diretos e indiretos, 11 bilhões de reais de renda (PIB) e 729 milhões de reais em impostos líquidos. As exportações de café beneficiado somaram 1,5 bilhão de reais, com a geração de 25 mil empregos, 1,2 bilhão de reais de renda e 159 milhões de reais em impostos. A aproximação dos elos da cadeia tem potencial para aumentar a diferenciação de produtos, agregação de valor e geração de emprego e renda.


23/08/2021

Desempenho das exportações brasileiras de carne bovina in natura no primeiro semestre de 2021

A representatividade das exportações brasileiras de carne bovina in natura aumentou, visto a situação de demanda doméstica moderada e a demanda externa crescente.


23/08/2021

Dica de sustentabilidade na agropecuária - Biodigestores: sustentabilidade e economia

O aquecimento global, a alta dos preços do petróleo e a racionalidade têm determinado a procura por combustíveis alternativos, menos poluentes e mais baratos. Nesse cenário, a utilização de biodigestores tem se destacado, contribuindo para o descarte de resíduos de forma ambientalmente adequada e para a produção de energia sustentável.


07/07/2021

Reinvenção dos mercados da agricultura familiar no Brasil: a novidade dos sites e plataformas digitais de comercialização em tempos de Covid-19

O objetivo deste artigo é analisar o processo de reinvenção dos mercados da agricultura familiar brasileira durante a pandemia da Covid-19, especialmente as (re)conexões a partir de sites e plataformas digitais de comercialização de alimentos e produtos com consumidores urbanos. Para tanto, foi realizado um amplo levantamento de informações em 38 iniciativas distribuídas geograficamente em todas as regiões do país. O trabalho mostra que os novos canais de comercialização digital da agricultura familiar do Brasil são fortemente baseados em organizações coletivas, visam construir cadeias curtas locais e regionais e abastecem a população com alimentos in natura, agroindustrializados e ecológicos com atributos de qualificação variados.


22/06/2021

Afinal, como a Taxa Selic, a Taxa de Juros e o Plano Safra impactam a vida do homem do campo?

Todo empreendimento, seja ele agrícola ou de qualquer outro setor, precisa tomar três importantes decisões financeiras: em que ativos alocar seus recursos, quais as origens destes recursos e como serão distribuídos os resultados deste empreendimento.


23/06/2021

Carta Conjuntura - Frigoríficos de carne bovina têm a maior taxa de ociosidade desde 2012

A ociosidade é estimada considerando a capacidade de abate diária do frigorífico e a quantidade de cabeças abatidas por dia, em porcentagem. Nos últimos tempos essa quantidade de gado não tem sido suficiente para ocupar a capacidade de abate dos frigoríficos.


26/03/2021

Hortifruti/Cepea: Como adaptar as vendas de HF, diante da queda do poder aquisitivo do brasileiro?

Confira as tendências de consumo que podem beneficiar o setor


18/03/2021

Dica de Sustentabilidade na Agropecuária - ESG no Campo

Nossa dica de sustentabilidade de hoje é para o produtor ou investidor rural ficar ligado no tema “ESG”. Trata-se de um termo em inglês (Environmental, Social and Governance), cunhado no meio internacional, e que tem seu correspondente em português na sigla ASG (Ambiental, Social e Governança). Foi criado para viabilizar a medição da sustentabilidade e dos impactos sociais de investimentos, empresas e negócios, seja no campo ou na cidade.


09/03/2021

Agricultura 4.0: a LGPD como proteção de dados e geração de valor

Com o aumento da acessibilidade aos smartphones e à rede mundial de computadores, o ambiente rural se aproximou de tecnologias como Big Data, IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial). Com isso, questões de privacidade e de segurança despontaram, pois nos dados extraídos de máquina, produção, fundiário e financeiro, temos as informações sensíveis, que identificam lavradores e funcionários, assim como os clientes e os próprios produtores, por exemplo. Esses dados pessoais têm valor econômico considerável, o que desperta interesse para a exploração de novos negócios.