Programa de Desenvolvimento Territorial
Com o intuito de maximizar resultados em ações de apoio ao desenvolvimento territorial da região Nordeste, o Banco do Nordeste definiu um conjunto de normas e critérios que orientam e integram as suas ações em seus territórios de atuação.
Como Funciona
Objetivos
- Fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas
- Incorporar inovações tecnológicas em atividades produtivas
- Potencializar a participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento
- Promover financiamento integrado e orientado das atividades produtivas
- Melhorar as condições de vida da população regional
Programa de Cisternas do Banco do Nordeste
Contratos:
Contrato de repasse entre MDS, representado pelo BNB, e ASAMIL, objetivando a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido, no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria. | Contrato_ASAMIL_048134 |
Contrato de prestação de serviços, que entre si celebram a União, por intermédio do Ministéio Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS /SESAN e BNB para execução das ações e programas geridos pelo MDS/SESAN. | Contrato_BNB_MDS_PROGRAMA_CISTERNAS |
Contrato de repasse, entre MDS representado pelo BNB e CAA, que objetiva a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria. | Contrato_CAA_048167 |
Contrato de repasse, entre MDS, representado pelo BNB, e CETRA, que objetiva a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria. | Contrato_CETRA_047877 |
Contrato de repasse, entre MDS, representado pelo BNB, e IAC, que objetiva a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria. | Contrato_IAC_048572 |
Contrato de repasse, entre MDS, representado pelo BNB, e OBAS, que objetiva a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria. | Contrato_OBAS_048149 |
Contrato de repasse que entre si celebram a UNIÃO, por intermédio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, representado pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A e Movimento de Organização Comunitária - MOC, objetivando a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria. | Contrato_MOC_047046 |
Entidades Executoras
Associacao do Semi-Arido da Microrregiao de Livramento - ASAMIL |
Centro de Assessoria do Assurua - CAA |
Centro Est do Trab e de Assessoria ao Trabalhador - CETRA |
Instituto Antonio Conselheiro de Apoio, Assessoria e Pesquisa Para o Desenvolvimento Humano - IAC |
Instituto Pauline Reichstul de Educacao Tecnologica, Direitos Humanos, Assistencia Tecnica e Defesa do Meio Ambiente |
Organização Barreira Amigos Solidários - OBAS |
Intituto Agropolos do Ceará - ICE |
Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia - FATRES |
Movimento Organização Comunitáia - MOC |
Sistemas de Controle
Sistema de Convênios do Governo Federal – SICONV
https://idp.convenios.gov.br/idp/
Sistema Integrado de Administração Financeiro do Governo Federal – SIAFI
Sistema de Informações Gerencias do Programa Cisternas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrários – SIG CISTERNAS
http://aplicacoes.mds.gov.br/cistesc
SIG CISTERNAS
O Programa Cisternas possui um Sistema de Informações Gerenciais, conhecido como SIG Cisternas. O SIG Cisternas é a garantia do controle e transparência do Programa.
Todas as cisternas construídas são cadastradas no SIG Cisternas. Cada cadastro apresenta os dados de localização geográfica (georreferenciamento) da tecnologia, dados do beneficiário e das etapas de construção. Também é anexado à documentação, um Termo de Recebimento assinado pela família, documento com foto que tem como objetivo comprovar a entrega da tecnologia ao beneficiário.
Editais e Fluxograma
EDITAL 024 2013 PROGRAMAS CISTERNAS 1ª AGUA
EDITAL 025 2013 PROGRAMAS CISTERNAS 2ª AGUA
Encerramento
O Programa Cisternas executado pelo Banco do Nordeste, por meio do Contrato de Prestação de Serviços celebrado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, encerrou-se em março de 2018, tendo cumprido o seu objetivo básico de melhoria da qualidade de vida da população do meio rural dos estados da Bahia, Ceará e Minas Gerais, com ações que promoveram o acesso à água, à educação e conscientização no gerenciamento dos recursos hídricos e, para algumas famílias, ao fortalecimento do caráter produtivo.
Ao final do Programa, 24.680 famílias foram capacitadas e 21.013 cisternas construídas, sendo 19.665 de primeira água e 1.348 de segunda água, contabilizando um investimento de cerca de R$ 64 milhões. A fiscalização das cisternas deveria ser feita por amostragem. Entretanto, os agentes de desenvolvimento fiscalizaram in loco 19.592 cisternas, representando cerca de 93% do total. Todas as entidades executoras prestaram contas dos recursos recebidos, as quais foram analisadas e aprovadas, com ou sem ressalvas, pelo Banco do Nordeste. Na sequência, foram encaminhadas para o Ministério do Desenvolvimento Social.
A participação do Banco do Nordeste no Programa Cisternas ficou marcada, também, pela sua inserção no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) via Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV), atendendo ao Decreto 7.641, de 12 de dezembro de 2011. Dessa forma, o Banco também aumentou seu leque de captação de recursos federais com intuito de aumentar seu poder de atuação no desenvolvimento da Região.
Conceito de Desenvolvimento Territorial
Entenda o programa
O Programa de Desenvolvimento Terriotorial incorpora um conjuto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.
É papel dos comitês locais e territoriais priorizar as atividades econômicas com maior potencial competitivo, estabelecendo parcerias para a redução dos entraves ao seu desenvolvimento e promovendo a expansão do crédito. Dessa forma, o Programa atua ativamente na organização das atividades produtivas, favorecendo, entre outros aspectos, a cooperação entre empreendedores e parceiros, a difusão de tecnologia e inovação e o apoio à execução de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da população da Região.
Com intuito de tornar essas transformações efetivas e perenes, a metodologia de trabalho do Programa de Desenvolvimento Sustentável e seu conjunto de estratégias surgem de ampla discussão interna, envolvendo o quadro gestor e o quadro técnico do Banco do Nordeste, aproveitando toda experiência acumulada com iniciativas de desenvolvimento local e territorial.
Papel do agente de desenvolvimento
Responsabilidade básica e missão
Conhecer, facilitar, articular e induzir ações relativas à Política de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, em consonância com o direcionamento estratégico da Instituição, a partir da efetivação, por parte de parceiros, de planos de ação em nível local e territorial cujo objetivo consiste no fortalecimento de atividades econômicas priorizadas, com vistas à estruturação de financiamentos de riscos mitigados.
Papel
- Conhecer a realidade territorial
- Articular os atores locais e facilitar o processo de construção, implementação e avaliação dos planos de ação territorial
- Facilitar o processo de elaboração, implementação e avaliação dos planos de ação territorial.
O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste conta com os Agentes de Desenvolvimento que fazem a ligação entre o Banco e os agentes econômicos e institucionais para estabelecer e fortalecer a governança local e territorial voltada para elaboração, implementação e avaliação de planos de ação territorial.
Plano de Ação Territorial
Modelo de atuação e metodologia
Responsabilidade Básica
Conhecer, facilitar, articular e induzir ações relativas à Política de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, em consonância com o direcionamento estratégico da Instituição, a partir da efetivação, por parte de parceiros, de planos de ação em nível local e territorial cujo objetivo consiste no fortalecimento de atividades econômicas priorizadas, visando à estruturação de financiamentos de riscos mitigados.
Forma de atuação
O agente de desenvolvimento atuará como conhecedor da realidade territorial, facilitador e articulador do processo de construção e implementação de planos de ação territorial, além de conduzir as ações a serem desenvolvidas pelos atores envolvidos com o desenvolvimento, como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável e Conselhos Territoriais, na perspectiva da organização, fortalecimento e elevação do patamar de competitividade das atividades econômicas, por meio da efetivação de planos de ação territoriais e locais.
Cada agente de desenvolvimento empreenderá suas ações em municípios e territórios previamente estabelecidos, observando-se suas atuais lotações e domicílios.
Públicos prioritários
As ações previstas nos planos de ação territoriais e locais deverão direcionar-se, prioritariamente, para os públicos pertencentes às atividades ou aglomerações produtivas definidas e, de maneira geral, aos clientes dos segmentos determinados pelo Banco do Nordeste.
Metodologia
O Etene, por meio do Ambiente de Estudos, Pesquisas e Avaliação do Banco do Nordeste, será o responsável por fornecer os relatórios com as informações socioeconômicas dos municípios que comporão os territórios de atuação dos agentes de desenvolvimento. Deverão fazer parte desses relatórios, dentre outros, aspectos relacionados à população, indicadores de renda, pobreza e desigualdade, IDH, PIB, principais atividades econômicas, estrutura fundiária e formas de organização produtiva.
Também fará parte do relatório o mapeamento da situação dos financiamentos realizados nos municípios de atuação, levando-se em conta as atividades econômicas mais financiadas, nível de inadimplência dos financiamentos, quantidade de operações, volume de recursos contratados, assim como a quantidade de contratações de financiamentos FNE Empresarial e Pronaf.
Consulte o Modelo de Plano de Ação Territorial.
Projetos Grupo 1
Estado | Territórios | Atividades priorizadas |
Alagoas | Agreste Alagoano | Bovinocultura de corte |
Bacia Leiteira Alagoana | Bovinocultura de leite | |
Bahia | Extremo Sul | Mandiocultura |
Sertão do São Francisco | Ovinocaprinocultura | |
Ceará | Território de Limoeiro do Norte | Bovinocultura de leite |
Território de Sobral | Bovinocultura de leite | |
Espírito Santo | Norte do Espírito Santo | Agroecologia, com foco na produção de alimentos saudáveis (agroecológicos e orgânicos) |
Maranhão | Médio Mearim | Bovinocultura de leite |
Cocais | Avicultura | |
Minas Gerais | Janaúba | Fruticultura (banana, mamão, manga e limão) |
Pirapora | Bovinocultura de leite | |
Paraíba | Cariri Oriental | Bovinocultura de leite |
Vale Do Piranhas | Fruticultura irrigada (coco e banana) | |
Pernambuco | Sertão de Itaparica | Caprinovinocultura |
Agreste Meridional | Bovinocultura de leite | |
Piauí | Entre Rios | Piscicultura |
Serra da Capivara | Apicultura | |
Rio Grande do Norte | Alto Oeste | Bovinocultura de leite |
Seridó | Bovinocultura de leite | |
Sergipe | Agreste Sergipano 3 e Sertão Sergipano 1 | Grãos (milho) |
Baixo São Francisco | Bovinocultura de leite |
Projetos Grupo 2
Estado | Território |
AL | Bacia Leiteira Alagoana |
Agreste Alagoano | |
Leste Alagoano | |
Sertão Alagoano | |
BA | Extremo Sul |
Sertão do São Francisco | |
Bacia do Rio Grande | |
Piemonte do Paraguaçu | |
Irecê | |
Litoral Sul | |
Recôncavo | |
Sertão Produtivo | |
Sisal | |
Sudoeste Baiano | |
Médio Rio de Contas | |
CE | Polo de Sobral |
Médio e Baixo Jaguaribe | |
Centro Sul Cearense | |
Sul Cearense | |
Maciço do Baturité | |
Polo de Jaguaribe | |
Metropolitana de Fortaleza | |
Metropolitana de Fortaleza | |
Noroeste Cearense | |
Noroeste Cearense | |
Noroeste Cearense | |
Sertão Cearense | |
ES | Norte do Espírito Santo |
Terras do Rio Doce | |
MA | Cocais |
Médio Mearim | |
Baixada Ocidental | |
Baixo Parnaíba | |
Cerrado Sul Maranhense | |
Sertão do Maranhão | |
MG | Território de Janaúba |
Território de Pirapora | |
Território de Diamantina | |
Território de Porteirinha | |
PB | Cariri Oriental |
Vale do Piranhas | |
Borborema | |
Cariri Ocidental | |
Curimataú | |
Médio Piranhas | |
Piemonte da Borborema | |
Vale do Paraíba | |
PE | Agreste Meridional |
Sertão de Itaparica | |
Agreste Central | |
Mata Sul | |
RMR Núcleo Norte | |
Sertão Central | |
PI | Entre Rios |
Serra da Capivara | |
Carnaubais | |
Cocais | |
Planície Litorânea | |
Serra da Capivara | |
Vale do Rio Canindé | |
Vale do Guaribas | |
RN | Seridó |
Alto Oeste | |
Trairí | |
Agreste e Litoral Sul | |
Sertão do Apodi | |
SE | Agreste Sergipano 3 e Sertão Sergipano 1 |
Baixo São Francisco | |
Agreste Ocidental | |
Alto Sertão Sergipano | |
Leste Centro Sul Sergipano |
Projetos Grupo 3
Estado | Territórios |
AL | Leste Alagoano |
BA | Bacia do Jacuípe |
Chapada Diamantina | |
Costa do Descobrimento | |
Extremo Sul | |
Itaparica BA/PE | |
Litortal Sul | |
Médio Rio das Contas | |
Metropolitano de Salvador | |
Metropolitano de Salvador | |
Metropolitano de Salvador | |
Piemonte da Diamantina | |
Portal do Sertão | |
Portal do Sertão | |
Semiárido Nordeste II | |
Semiárido Nordeste II | |
Sertão do São Francisco | |
CE | Centro Sul Cearense - Lavras da Mangabeira |
Metropolitano Caucaia | |
Polo de Sobral II | |
Sertão de Crateús - Rota do Mel | |
Sertão de Nova Russas - Rota do Mel | |
Sertão de Tauá - Rota do Mel | |
Sertões de Santa Quitéria - Rota do Mel | |
Sul Cariri Brejo Santo | |
MA | Agropolo da Ilha |
Alto Turi e Gurupi | |
Centro Sul Maranhense | |
Cerrado Amazônico | |
Vale do Mearim | |
MG | Brasília de Minas |
Januária | |
Teófilo Otoni | |
Velho Chico | |
PB | Brejo Paraibano |
Médio Sertão Paraibano | |
Piemonte da Borborema | |
Serrra do Teixeira | |
Vale do Piancó | |
PE | Agreste Setentrional |
Sertão do Araripe | |
Sertão do Pajeú | |
Sertão do São Francisco | |
PI | Chapada Vale do Rio Itaim |
Cocais | |
Entre Rios | |
Entre Rios | |
Vale do Sambito | |
RN | Açu/Mossoró 1 |
Açu/Mossoró 2 | |
Mato Grande 1 | |
Mato Grande 2 | |
Potengi | |
Sertão Central Cabugi e Litoral Norte | |
SE | Agreste das Serras Sergipanas |
Agreste Vale do Cotinguiba | |
Leste Baixo São Francisco | |
Leste Centro Sul Sergipano | |
Leste Vale do Cotinguiba |
Difusão de conhecimento tecnológico
A importância de disseminar o conhecimento científico e tecnológico se faz cada vez maior. A apropriação desse conhecimento é uma necessidade para os profissionais de ensino, investigadores, empresas que atuam na área de ciência e tecnologia e sociedade em geral, potencializando ações que podem transformar a vida das pessoas e gerar talentos especiais.
Dessa forma, o Banco do Nordeste conta com o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) e com recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) para desenvolver e fomentar pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da Região.
Difusão de Tecnologia
Espaço dedicado à disponibilização de tecnologias relacionadas às atividades priorizadas no Programa de Desenvolvimento Territorial.
Difusão de Estudos Econômicos
A importância de disseminar o conhecimento científico e tecnológico se faz cada vez maior. A apropriação desse conhecimento é uma necessidade para os profissionais de ensino, investigadores, empresas que atuam na área de ciência e tecnologia e sociedade em geral, potencializando ações que podem transformar a vida das pessoas e gerar talentos especiais.
Dessa forma, o Banco do Nordeste conta com o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) e com recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) para desenvolver e fomentar pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da Região.
Grupo 1:
Texto de teste Grupo 1;
Grupo 2
Texto de teste Grupo 2;
Territórios de atuação
A área de atuação do Banco do Nordeste se constitui no território objeto das ações do Programa de Desenvolvimento Territorial. A delimitação dos territórios em nível de estados encontra-se em fase de elaboração.
Mapas das áreas de atuação
Territórios do PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste)
Grupos do Prodeter nos territórios na área de atuação do Banco do Nordeste
Mapas de Grupos do PRODETER por estado
Espírito Santo Rio Grande do Norte
Mapas das atividades econômicas priorizadas nos territórios, por estado
Parceiros do Prodeter
Sites dos parceiros relacionados ao Programa de Desenvolvimento Territorial
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Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Teieira de Freitas
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Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Mucuri
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Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Medeiros Neto
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Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Lajedão
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Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Jucuruçu
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Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Itamaraju
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Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Ibirapuã
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Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Caravelas
-
Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Alcobaça
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Irpaa - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada
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Coopercuc - Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá
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Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba
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Sescoop/OCB-PB - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo
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Sedap - Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba
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Prefeitura/Secretaria Municipal de Agricultura de São João do Sabugi - RN
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Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários - Diocese de Caicó - RN - Seapac
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Prefeitura/Secretaria Municipal de Agricultura de Lagoa Nova - RN
-
Prefeitura/Secretaria Municipal de Agricultura de Jardim do Seridó - RN
-
Sasac - Sociedade de Apoio Sócio-Ambientalista e Cultural de Simão Dias
Progama de Cisternas do Banco do Nordeste
Contratos:
Contrato de repasse entre MDS, representado pelo BNB, e ASAMIL, objetivando a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido, no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria. | Contrato_ASAMIL_048134 |
Contrato de prestação de serviços, que entre si celebram a União, por intermédio do Ministéio Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS /SESAN e BNB para execução das ações e programas geridos pelo MDS/SESAN. | Contrato_BNB_MDS_PROGRAMA_CISTERNAS |
Contrato de repasse, entre MDS representado pelo BNB e CAA, que objetiva a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria. | Contrato_CAA_048167 |
Contrato de repasse, entre MDS, representado pelo BNB, e CETRA, que objetiva a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria. | Contrato_CETRA_047877 |
Contrato de repasse, entre MDS, representado pelo BNB, e IAC, que objetiva a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria. | Contrato_IAC_048572 |
Contrato de repasse, entre MDS, representado pelo BNB, e OBAS, que objetiva a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria. | Contrato_OBAS_048149 |
Contrato de repasse que entre si celebram a UNIÃO, por intermédio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, representado pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A e Movimento de Organização Comunitária - MOC, objetivando a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria. | Contrato_MOC_047046 |
Entidades Executoras
Associacao do Semi-Arido da Microrregiao de Livramento - ASAMIL |
Centro de Assessoria do Assurua - CAA |
Centro Est do Trab e de Assessoria ao Trabalhador - CETRA |
Instituto Antonio Conselheiro de Apoio, Assessoria e Pesquisa Para o Desenvolvimento Humano - IAC |
Instituto Pauline Reichstul de Educacao Tecnologica, Direitos Humanos, Assistencia Tecnica e Defesa do Meio Ambiente |
Organização Barreira Amigos Solidários - OBAS |
Intituto Agropolos do Ceará - ICE |
Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia - FATRES |
Movimento Organização Comunitáia - MOC |
Sistemas de Controle
Sistema de Convênios do Governo Federal – SICONV
https://idp.convenios.gov.br/idp/
Sistema Integrado de Administração Financeiro do Governo Federal – SIAFI
Sistema de Informações Gerencias do Programa Cisternas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrários – SIG CISTERNAS
http://aplicacoes.mds.gov.br/cistesc
SIG CISTERNAS
O Programa Cisternas possui um Sistema de Informações Gerenciais, conhecido como SIG Cisternas. O SIG Cisternas é a garantia do controle e transparência do Programa.
Todas as cisternas construídas são cadastradas no SIG Cisternas. Cada cadastro apresenta os dados de localização geográfica (georreferenciamento) da tecnologia, dados do beneficiário e das etapas de construção. Também é anexado à documentação, um Termo de Recebimento assinado pela família, documento com foto que tem como objetivo comprovar a entrega da tecnologia ao beneficiário.
Editais e Fluxograma
EDITAL 024 2013 PROGRAMAS CISTERNAS 1ª AGUA
EDITAL 025 2013 PROGRAMAS CISTERNAS 2ª AGUA
Encerramento
O Programa Cisternas executado pelo Banco do Nordeste, por meio do Contrato de Prestação de Serviços celebrado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, encerrou-se em março de 2018, tendo cumprido o seu objetivo básico de melhoria da qualidade de vida da população do meio rural dos estados da Bahia, Ceará e Minas Gerais, com ações que promoveram o acesso à água, à educação e conscientização no gerenciamento dos recursos hídricos e, para algumas famílias, ao fortalecimento do caráter produtivo.
Ao final do Programa, 24.680 famílias foram capacitadas e 21.013 cisternas construídas, sendo 19.665 de primeira água e 1.348 de segunda água, contabilizando um investimento de cerca de R$ 64 milhões. A fiscalização das cisternas deveria ser feita por amostragem. Entretanto, os agentes de desenvolvimento fiscalizaram in loco 19.592 cisternas, representando cerca de 93% do total. Todas as entidades executoras prestaram contas dos recursos recebidos, as quais foram analisadas e aprovadas, com ou sem ressalvas, pelo Banco do Nordeste. Na sequência, foram encaminhadas para o Ministério do Desenvolvimento Social.
A participação do Banco do Nordeste no Programa Cisternas ficou marcada, também, pela sua inserção no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) via Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV), atendendo ao Decreto 7.641, de 12 de dezembro de 2011. Dessa forma, o Banco também aumentou seu leque de captação de recursos federais com intuito de aumentar seu poder de atuação no desenvolvimento da Região.
Banco de Informações
Premiação Alide
Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste recebe Prêmiação Internacional, concedido pela ALIDE.
Notícias - Desenvolvimento Territorial
Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste recebe premiação internacional
Fortaleza, 1º de junho de 2018 - A cadeia produtiva do leite no semiárido cearense, a cultura da mandioca no extremo sul baiano e um projeto de incentivo à agroecologia no norte capixaba ganharam um traço comum em terras peruanas. Essas e outras 68 iniciativas compõem o Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), premiado em cerimônia realizada pela Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide), em Lima, no Peru, ontem, 31.
Vencedor na categoria "Produtos Financeiros" do Prêmio Alide 2018, o Prodeter beneficia cerca de 2 mil famílias em 71 territórios do Nordeste e norte dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. O programa é formado por 140 agentes de desenvolvimento territorial, profissionais do BNB que trabalham em parceria de comitês locais na identificação e estruturação de cadeias produtivas, de acordo com a vocação econômica de cada comunidade.
"Apoiamos diversas cadeias produtivas, indicadas e priorizadas pelas instituições parceiras locais, como forma de alavancar a dinâmica econômica das regiões onde os projetos estão inseridos. Assim, todos participam da melhoria dos processos produtivos, gerando emprego e renda nas comunidades", ressalta o presidente do Banco, Romildo Carneiro Rolim.
Além dos resultados operacionais (foram cerca de R$ 6,4 milhões em negócios no primeiro ano de atividade), o Prodeter contribui para a implementação de soluções que estimulam a produtividade, competitividade, inovação tecnológica e capacitação técnica entre as comunidades envolvidas. Em Sobral (CE), por exemplo, trabalhou-se a transferência de embriões como medida para alavancar a produção de leite do rebanho bovino. Já em Barra do São Francisco (ES), a mobilização dos produtores rurais teve como objetivo a capacitação dos agricultores para ingresso no mercado de produtos agroecológicos.
Outras iniciativas envolvem oportunidades de capacitação técnica, ações de convivência com a seca - a exemplo do uso da palma forrageira como reserva energética para rebanhos - e articulação de redes de produtores para aquisição coletivas de insumos.
"Nessas ações, consideramos a importância não só do conhecimento técnico, mas também dos saberes tradicionais nessas atividades. Esse diálogo favorece a inovação no modo de fazer, a difusão de novas tecnologias e aperfeiçoamento das iniciativas", destacou Perpétuo Cajazeiras, diretor de Planejamento, que representou o BNB no evento de premiação. Segundo ele, com a visibilidade da premiação, a expectativa é de que o Prodeter sirva de base para propostas similares em outros países da América Latina e Caribe, área de influência da Alide, ou mesmo em outras regiões do Brasil.
Prodeter
Lançado em 2016, o Prodeter trabalha a partir dos eixos da sustentabilidade social, econômica e ambiental. A sustentabilidade social é garantida pelo incentivo ao associativismo e pelas ações coletivas coordenadas pelos comitês locais. A dimensão econômica é fortalecida pelos incentivos à capacitação dos produtores, que resulta na incorporação de inovações e aumento da capacidade produtiva. Já a sustentabilidade ambiental é fortalecida pela agregação do conhecimento técnico e científico e conhecimento prático dos produtores.
Alide
Com sede em Lima, no Peru, a Alide tem a missão de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da América Latina e Caribe por meio da difusão de boas práticas financeiras, como projetos de inclusão financeira e que prezem pela responsabilidade social e ambiental.
A associação conta com membros em mais de 20 países, incluindo instituições da Europa e Ásia (Alemanha, Canadá, China, Índia, Espanha, Portugal e Rússia). O Prêmio Alide reconhece as melhores práticas de inclusão financeira, responsabilidade socioambiental e inovação promovidas por bancos de desenvolvimento.