Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 
Voltar

CCBNB-Fortaleza promove ação “live paint” com artistas visuais

Fortaleza (CE), 17 de dezembro de 2014 – Nesta sexta-feira, 19, os artistas visuais Leandro Alves (Fortaleza-CE) e Bozó Bacamarte (Recife-PE) pintarão painel em conjunto numa ação “live paint”, realizada ao vivo, entre 10h e 20h. Os interessados poderão acompanhar a performance no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (Rua Conde d’Eu, 560 - Centro).

A iniciativa integra o programa “Conexões Urbanas” do CCBNB-Fortaleza, que busca promover o intercâmbio entre artistas de arte urbana que tenham estilos diferentes e possam desenvolver juntos trabalhos artísticos, sejam eles pinturas, instalações, performances, intervenções etc.

Os artistas

Leandro Alves, do estúdio “Filtro de Papel” de Fortaleza, desenvolve trabalhos artísticos de grafite, estêncil, painéis e em outras áreas como o design gráfico e a fotografia, a partir de projetos e pesquisas.

 

Em suas ações, ele procura desdobramentos criativos, expositivos, intervencionistas e de vivências nos níveis mais diversos do ambiente artístico. Tem um estilo mais contemporâneo, com temáticas ligadas à fotografia, a pássaros e desenhos geométricos.

 

Já Bozó Bacamarte (Daniel Ferreira) traz em seu universo pictórico a riqueza da cultura nordestina, com forte referencia à xilogravura. Ele começou a carreira como artista de rua nos coloridos becos de Olinda.

 

Suas intervenções são inspiradas na cultura, histórias e superstições do povo nordestino. Seus traços são inspirados pela xilogravura popular e por artistas surrealistas.

 

Arte Urbana

Segundo a gerente do CCBNB-Fortaleza, Jacqueline Medeiros, esta é a primeira vez que os dois artistas realizam trabalho juntos. Ambos estão no livro “A Arte Urbana do Nordeste do Brasil”, organizado pelo artista e curador do programa “Conexões Urbanas”, Narcélio Grud.

A obra foi publicada no início de 2014, por meio do Edital BNB de Cultura 2012, e aborda grande parte da atual produção de arte urbana realizada no Nordeste.

A ação “live paint” do próximo dia 19 surgiu a partir da parceria entre o CCBNB-Fortaleza e o Festival Internacional de Arte Urbana (Festival Concreto), realizado em novembro de 2013.

 

Uma nova edição deve acontecer no primeiro semestre de 2015, com o objetivo de desenvolver e dar maior visibilidade à arte que ocupa ruas de cidades brasileiras e de todo o mundo.

 

Serviço:

Um Dia de Arte Urbana

Dia 19, qui, 10h às 20h

 

Artistas pintarão um painel em uma ação “live paint”, em uma performance de artes visuais realizada diante do público, durante todo o dia. A obra de arte poderá ser planejada ou de improviso. A ação será coordenada pelo artista Narcélio Grud.

 

Contatos para entrevista:

Jacqueline Medeiros (gerente do CCBNB-Fortaleza): 8851-5548

Narcélio Grud (curador do programa Conexões Urbanas): 8780.8471


Vídeos em Destaque Vídeos em Destaque



Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x