Publicações Editadas pelo Etene Publicações Editadas pelo Etene

As Publicações do Etene contam com uma vasta base de estudos relacionados com o desenvolvimento regional, estudos socioeconômicos e tecnológicos sobre a Região Nordeste, reunidos pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).


Diário Econômico é uma publicação diária elaborada pela equipe técnica do Etene, por meio da Célula de Estudos e Pesquisas Macroeconômicas. Apresenta o acompanhamento do desempenho da atividade econômica internacional, e particularmente no Brasil, Nordeste e estados da área de atuação do BNB, através da análise de indicadores sobre o nível de atividade, agropecuária, indústria, comércio, serviços, turismo, emprego e rendimento, setor externo, finanças públicas, intermediação financeira além dos índices de preços. A publicação contém análises breves sobre os principais temas e indicadores internacionais, nacionais e regionais, bem como sobre tendências, que possam ajudar o leitor a compreender os rumos e expectativas da economia.


Acesse o Diário Econômico

 

O Caderno Setorial é uma publicação mensal que reúne análises de setores, segmento e atividades da economia nordestina. O Caderno contempla, ainda, temas transversais na sessão “Economia Regional”. Sob uma redação eclética, esta publicação se adequa à rede bancária, pesquisadores de áreas afins, estudantes, e demais segmentos do setor produtivo.

Acesse a todas as análises setoriais classificadas por setor de atividade econômica

 

Última edição

Caderno Setorial - ano 4, n.7, Julho de 2019

 

Bebidas não alcoólicas

Micro e minigeração de energia

Saúde

Móveis

O Boletim de Avaliação de Políticas e Programas é uma publicação trimestral elaborada pela equipe técnica do Etene, na Célula de Avaliação de Políticas e Programas (CAPP).

A publicação é dividida em duas seções, cada uma composta de uma única página: a seção 1 é reservada para a comunicação de resultados de pesquisas avaliativas concluídas, com link para acesso à publicação original; a seção 2 é destinada à comunicação de metodologias e resultados parciais de pesquisas avaliativas em andamento e/ou resumos de trabalhos de terceiros, eventualmente, quando os resultados forem de interesse do Banco do Nordeste.

Ano 2, nº 3, Jul-Set 2019

  • Seção 1: A evolução das funções da avaliação, sua importância para a gestão pública e o foco do BNB nos 3Es do resultado
  • Seção 2: ETENE inicia estudo para estabelecer linha de base para avaliação do Hub de Inovação Banco do Nordeste

Ano 2, nº 2, Abr-Jun 2019

  • Seção 1: Estudo avaliativo do Etene sobre o Programa FNE MPE mostra o crescimento de 67% das empresas atendidas
  • Seção 2: Relatório de Execução do FNE-2018: resultados apontam que, apesar do cenário econômico desfavorável, aplicações superaram em 8,7% o programado para o ano

Ano 2, nº 1, Jan-Mar 2019

  • Seção 1: Estudo do Etene analisa os determinantes da eficiência na aplicação dos recursos do FNE pelos municípios
  • Seção 2: Etene avalia os modelos de gerenciamento de riscos desenvolvidos no BNB

Ano 1, nº 4, Out-Dez 2018

  • Seção 1: Estudo do Etene aponta os principais resultados das avaliações do FNE na última década
  • Seção 2: Etene define metodologia para seleção de cidades médias a serem estudadas na área de atuação do BNB

Ano 1, nº 3, Jul-Set 2018

  • Seção 1: Etene avalia resultados e impactos do PRONAF na área de atuação do BNB
  • Seção 2: Etene desenvolve pesquisa sobre a contribuição do BNB para o crescimento das micro e pequenas empresas

Ano 1, nº 2, Abr-Jun 2018

  • Seção 1: Estudo do Etene aponta forte correlação entre as aplicações do FNE e o crescimento econômico do Nordeste
  • Seção 2: Etene define metodologia para estudo avaliativo do Agroamigo

Ano 1, nº 1, Jan-Mar 2018 

  • Seção 1: BNB avalia impactos do FNE na geração de emprego
  • Seção 2: Programa de desenvolvimento territorial do BNB: a construção de uma linha de base para avaliação

 

Artigos

A Evolução das funções da avaliação, sua importância para a gestão pública e o foco do BNB nos 3ES do resultado

Jacqueline Nogueira Cambota (2019)

 

Determinantes da eficiência da aplicação dos recursos do FNE pelos municípios beneficiados

Diego Carneiro (2018)

 

Avaliação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste: uma revisão sistemática da literatura

Diego Carneiro, Jacqueline Nogueira Cambota (2018)

 

Pronaf na área de atuação do BNB: avaliação de resultados e impactos

Iracy Soares Ribeiro Maciel, Jane Mary Gondim de Souza, Maria de Fátima Vidal, Maria Odete Alves (2017)

 

Contribuições do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para o crescimento econômico e a geração de emprego e renda

Jacqueline Nogueira Cambota, Juliana Moreira dos Santos, Luiz Fernando Gonçalves Viana, Magnus Henrique Ferreira Gomes (2017)

 

Apresentações

 

Avaliação do FNE MPE

 

 

Livros

 

Avaliações de impacto e eficiência das empresas beneficiadas pelo FNE - Geração de emprego, massa salarial e salário médio 2000-2008

Jane Mary Gondim de Souza, Luiz Fernando Gonçalves Viana, Marcos Falcão Gonçalves, Ricardo Brito Soares

O Relatório de Resultados e Impactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) é elaborado anualmente pela equipe da Célula de Avaliação de Políticas e Programas (CAPP) do Etene e tem a finalidade de apresentar as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na administração do FNE, cuja área de abrangência contempla os nove estados da Região Nordeste, o norte de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo. Diante da magnitude dos recursos aplicados, da abrangência espacial da ação e da natureza de política pública que assumem as operações no âmbito do FNE, o Relatório se constitui instrumento que permite dar transparência à execução das ações, monitorar e avaliar sistematicamente o desempenho operacional e, à luz dos resultados alcançados, rever continuamente o processo de financiamento, sob a perspectiva da conjuntura socioeconômica do País e da Região, tendo foco nos 3E´s: eficiência, eficácia e efetividade.

Relatório de Resultados e Impactos do FNE 2018 (PDF) (DOC) (RTF)

Relatório de Resultados e Impactos do FNE 2017 (PDF) (DOC) (RTF)

Relatório de Resultados e Impactos do FNE 2016 (PDF) (DOC) (RTF)

Relatório de Resultados e Impactos do FNE 2015 (PDF) (DOC) (RTF)

Relatório de Resultados e Impactos do FNE 2014 (PDF) (DOC) (RTF)

Relatório de Resultados e Impactos do FNE 2013 (PDF) (DOC) (RTF)

Entre os anos de 2007 e 2016, a equipe do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) elaborou, periodicamente, dois informes de caráter temático: o Informe Rural e o Informe Macroeconomia, Indústria e Serviços. Destinados tanto ao público interno, quanto externo, os informes tinham o objetivo de apresentar estudos focados nos fundamentos macroeconômico e no desempenho de setores relevantes para o desenvolvimento da Região Nordeste.

Uma nova proposta, a partir de 2016, unificou os textos de cunho setorial, naturalmente destinados a estas duas publicações, noutra publicação denominada Caderno Setorial. Porém, os trabalhos que não tinham um perfil setorial, ficaram sem uma publicação para divulgação. Visando atender a essa lacuna, os técnicos do Etene passaram, também, a apresentar seus trabalhos por meio da publicação Informe Etene.

O Informe ETENE traz, a cada edição, uma análise dedicada a um tema relevante para o debate sobre a economia nordestina. A publicação não tem periodicidade definida e destina-se aos interessados em entender um pouco mais sobre a economia regional.

Além do Informe Etene, essa plataforma mantem disponível para download todos os documentos publicados no Informe Rural e o Informe Macroeconomia, Indústria e Serviços, acreditando na sua importância como fonte de pesquisa.

Por meio do seu repositório digital, o Etene disponibiliza para download a produção intelectual elaborada por seus técnico ou que contaram com o apoio do Banco do Nordeste para publicação.

As publicações que podem ser encontradas no repositório digital são:
 

Publicação trimestral mantida pelo ETENE/Banco do Nordeste do Brasil desde 1969. Visa divulga trabalhos originais de cunho técnico-científico (escritos em português, inglês ou espanhol) resultantes de pesquisas que contribuam para a formação e qualificação dos recursos humanos do Nordeste do Brasil e concorram para a constituição de uma base de informações acerca da temática do desenvolvimento regional.

 

Publicação trimestral elaborada pela equipe técnica do ETENE. Apresenta o acompanhamento do desempenho da atividade econômica no Nordeste e no Brasil, através da análise de indicadores sobre o nível de atividade, emprego e rendimento, setor externo, finanças públicas e intermediação financeira.


 

Livros, teses e dissertações que contaram com o apoio do Banco do Nordeste para sua publicação.

 

 

 

Artigos apresentados em eventos ou aceitos em periódicos, elaborados pelos técnicos do Etene.

Visando disseminar dados estatísticos relevantes, o Etene disponibiliza ao público uma série de relatórios contendo tabelas e gráficos que retratam a realidade socioeconômica da Região Nordeste.

Os documentos estão organizados em três diferentes seções:

Conjunto de relatórios temáticos que visam apresentar de forma estruturada as principais estatísticas socioeconômicas sobre a Região Nordeste.

Síntese estatística de indicadores que retratam a situação socioeconômica da Região Nordeste, apresentando de forma padronizada diferentes recortes territoriais.

Local destinado à apresentação das projeções elaboradas pelos técnicos do ETENE.

O Etene disponibiliza ao público interno e externo mapas contendo a distribuição espacial de informações econômicas, sociais e geográficas por toda a área de atuação do Banco do Nordeste, que abrange a Região Nordeste, Norte dos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Mapas por Tema

O conteúdo desta página disponibiliza um conjunto de pesquisas desenvolvidas pelo Etene em parceria com especialistas contratados.

A grande maioria desse tipo de pesquisa resultaram em livros que foram publicados e estão acessíveis na seção de Livros. Porém, como as pesquisas abaixo não foram publicadas, utilizaremos essa página como forma de divulgação dos seus resultados.