Publicações Editadas pelo ETENE Publicações Editadas pelo ETENE

As Publicações do ETENE contam com uma vasta base de estudos relacionados com o desenvolvimento regional, estudos socioeconômicos e tecnológicos sobre a Região Nordeste, reunidos pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE.



O Diário Econômico é uma publicação diária elaborada pela equipe técnica do ETENE, por meio da Célula de Estudos e Pesquisas Macroeconômicas. Apresenta o acompanhamento do desempenho da atividade econômica internacional, e particularmente no Brasil e no Nordeste, através da análise de indicadores sobre o nível de atividade, emprego e rendimento, setor externo, finanças públicas, intermediação financeira além dos índices de preços.  A publicação contém análises breves sobre os principais temas e indicadores internacionais, nacionais e regionais, bem como sobre tendências, que possam ajudar o leitor a compreender os rumos e expectativas da economia.

 

 

Artigos 2017

 

Artigos 2016

 


O Caderno Setorial é uma publicação mensal que reúne análises de setores, segmento e atividades da economia nordestina. O Caderno contempla, ainda, temas transversais na sessão “Economia Regional”. Sob uma redação eclética, esta publicação se adequa à rede bancária, pesquisadores de áreas afins, estudantes, e demais segmentos do setor produtivo.

 

Tenha acesso a todas as análises classificadas por atividade econômica

 

Última edição:

Caderno Setorial - ano 2, n. 10, Outubro de 2017

 

A adptação do Nordeste ao cenário de modernização da cocoicultura brasileira

Indústria petroquímica

 

 

 

 

 

 

 

 

Informe ETENE

Ao longo do tempo, a equipe do ETENE - Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste periodicamente disponibilizava três informes de caráter temático: o Informe Rural, o Informe Macroeconomia, Indústria e Serviços e o Informe Técnico de Avaliação de Políticas e Programas. Visando facilitar o acesso aos conteúdos da linha de produção temática, esses três informativos foram unificados na publicação intitulada Informe ETENE.

O Informe ETENE trará, a cada edição, uma análise dedicada a um tema relevante para o debate sobre a economia nordestina. A publicação não tem periodicidade definida e se destina ao público interno e externo, tais como investidores, empresários, pesquisadores, jornalistas e demais pessoas interessadas em entender um pouco mais sobre a economia regional.

Nesta página, disponibilizamos diversos mapas com a distribuição espacial de informações econômicas, sociais e geográficas em toda a área de atuação do Banco do Nordeste, que abrange a Região Nordeste, Norte dos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais.