Os ativos verdes da Braskem x patentes verdes como instrumentos econômicos para descarbonização do meio ambiente: polipropileno e polietilenos verdes

Autores

  • Eliana Leal Ferreira Hellvig UFPR
  • Thais Helena Sydenstricker Flores-Sahagun Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1025

Palavras-chave:

Palavra-chave, créditos de carbono, USPTO, PE verde, PP verde.

Resumo

Resumo

Nesse trabalho o leitor terá um panorama da indústria petroquímica brasileira e entenderá a importância da empresa BRASKEM no que se refere à inovação e desenvolvimento tecnológicoreferente à produção de polipropileno verde e polietilenos verdes (polietileno de alta densidade – PEAD e polietileno linear de baixa densidade – PELBD). Serão mostrados, para o período de 1999 a 2017, a evolução do número e tipo (processo ou produto) de patentes referentes aos polietilenos e polipropilenos verdes obtidos no mundo e o papel da BRASKEM, como única empresa produtora de eteno verde obtido a partir da cana-de-açucar. O marketing que envolve a venda de polietilenos verdes a empresas que utilizam polímeros com o selo “I’mgreenTM” da BRASKEM alcança consumidores de vários produtos através do apelo ambiental e coloca essas empresas em posição de destaque. Foi analisado para o período de 2007 a 2018 os ativos BRKM5 e créditos de carbono negociados nas bolsas de valores de São Paulo e Rio de Janeiro. Será discutida neste trabalho a relação dos créditos de carbono com a descarbonização do meio ambiente e também, do papel das bolsas de valores como instrumentos econômicos e precificador de ativos para a sustentabilidade econômica, financeira e ambiental.

Biografia do Autor

Eliana Leal Ferreira Hellvig, UFPR

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São José dos Pinhais. Formação Docente R2- Matemática (2016-2016); Especialista Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná (2011). Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (2006), Doutoranda em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná; Especialização em Mídias Integradas a Educação - UFPR (2016). Também possui uma segunda formação em: Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), especialista em fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002). Docente do curso de Ciências Econômicas na Faculdade de Ensino Superior do Paraná (FESP) e do curso de Administração Pública na UFPR. Atuou profissionalmente como professora da disciplina de Economia, Finanças e Negócios na FIEPR, na Faculdade da Indústria e atuou como tutora do curso à distância de Atendimento Consultivo pela CNI. Experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, Microeconomia, Macroeconomia. Patente no INPI pela UFPR. Professora há mais de 6 anos da graduação e pós graduação presencial dos cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis, também atua na graduação e pós graduação EaD, das disciplinas: Mercado Financeiro, Estatística, Gestão de projetos, MBA em Mercado de Capitais - Mercado Financeiro, estuda o Sistema Financeiro Nacional. Atualmente além de docente presencial e EAD, presta consultoria para empresas educacionais á distância, atuando como validadora técnica e conteudista. As disciplinas de atuação tem sido: Projetos, Gestão, gestão pública, Economia, Finanças e Negócios. Trabalha em Ead -Positivo e Fabrico (2015); Docente de Economia da UNIPAM - MG (2016); Docente de Economia UNC (2016); Docente de Economia- Cenários Econômicos- UNIVEL (2016).

Thais Helena Sydenstricker Flores-Sahagun, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991 e 1997). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná, participante do programa professor sênior da UFPR. Tem experiência na área de Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: Compósitos Poliméricos, Caracterização de Fibras Vegetais, Preparação e Caracterização de Nanocelulose, Sorventes para o Setor do Petróleo, Reciclagem de Plásticos, Polímeros verdes, Créditos de carbono e Desenvolvimento Sustentável, , Materiais para a Área Médica, Seleção de Materiais Plásticos, Revestimentos Metálicos em Substratos Poliméricos e Síntese e caracterização de catalisadores Ziegler-Natta.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Ferreira Hellvig, E. L., & Flores-Sahagun, T. H. S. (2021). Os ativos verdes da Braskem x patentes verdes como instrumentos econômicos para descarbonização do meio ambiente: polipropileno e polietilenos verdes. Revista Econômica Do Nordeste, 52(3), 9–20. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1025

Edição

Seção

Artigos