Os efeitos da qualidade institucional sobre o crescimento econômico dos municípios sergipanos no período 2005-2016

Autores

  • Luciano Ricardio de Santana Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Luiz Carlos de Santana Ribeiro Universidade Feral de Sergipe
  • Thiago Henrique Carneiro Rios Lopes Universidade de Salvador (UNIFACS)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1140

Palavras-chave:

Sergipe, Crescimento Econômico, Qualidade Institucional

Resumo

Este artigo objetiva testar empiricamente os efeitos da qualidade institucional sobre as taxas de crescimento econômico dos 75 municípios do estado de Sergipe no período de 2005 a 2016. Para a estimação do modelo econométrico, empregou-se o Método Generalizado dos Momentos (GMM). Os principais resultados revelam uma associação positiva entre o Índice de Qualidade Institucional e o crescimento econômico. Todavia, os resultados são sensíveis aos instrumentos utilizados. Outro resultado relevante aponta que os investimentos públicos contribuíram para aumentar as taxas de crescimento nos municípios sergipanos no período analisado. Isto é importante na medida em que num contexto de ajuste fiscal, os cortes de investimento público devem contribuir para minar o crescimento municipal.

Biografia do Autor

Luciano Ricardio de Santana Souza, Universidade Federal de Sergipe

Luciano R. de Santana Souza: Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe. Mestre e Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica e Economia da Empresa e da Indústria. Na área de Geografia, desenvolve pesquisas em Geografia Humana, atuando principalmente na temática Geografia Agrária e Estudos Rurais. Atualmente, desenvolve pesquisa na área de Economia Regional e Urbana através do estágio de pós-doutorado financiado pela FAPITEC/CAPES, participando do projeto "Desigualdades espaciais nos municípios sergipanos: crescimento, salário e indústria".

 

 

Luiz Carlos de Santana Ribeiro, Universidade Feral de Sergipe

Luiz Carlos de Santana Ribeiro: Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais - CEDEPLAR/UFMG (2015), com Doutorado-sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign, mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (DEE/UFS), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (NUPEC/UFS), Coordenador do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional - LEADER, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Coordenador do Comitê de Área Ciências Sociais Aplicadas e Membro Assessor da Câmara de Assessoramento da FAPITEC/SE. Tem experiência em Economia, com ênfase em Economia Regional e Modelos Matemáticos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Insumo-Produto, Equilíbrio Geral Computável, Análises Setoriais, Desenvolvimento Regional, Economia do Meio-ambiente e Economia do Turismo. Parecerista da Economic Systems Research, Regional Studies, Regional Science Policy and Practice, Climate Policy, Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, Revista Econômica do Nordeste, entre outras.

Thiago Henrique Carneiro Rios Lopes, Universidade de Salvador (UNIFACS)

Thiago Henrique Carneiro Rios Lopes:Economista, formado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Nesta instituição foi pesquisador e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Economia e Administração Pública (NIEAP), onde realizou pesquisas na área de Desenvolvimento Regional e Local. É mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem interesse nas áreas de Crescimento Economico e Economia Regional. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU), na UNIFACS-Salvador.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Souza, L. R. de S., Ribeiro, L. C. de S., & Lopes, T. H. C. R. (2021). Os efeitos da qualidade institucional sobre o crescimento econômico dos municípios sergipanos no período 2005-2016. Revista Econômica Do Nordeste, 52(3), 21–32. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1140

Edição

Seção

Artigos