AGRICULTURA FAMILIAR NO RIO GRANDE DO NORTE SEGUNDO O CENSO AGROPECUÁRIO 2017: PERFIL E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL

Autores

  • Joacir Rufino de Aquino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/Campus de Assú (Curso de Economia)
  • Roberto Marinho da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Emanoel Márcio Nunes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPE/UERN)
  • Fernando Bastos Costa Professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Willy Farias Albuquerque Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Curso de Economia (UERN/Campus de Assú).

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1270

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural, Rio Grande do Norte

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar um perfil socioeconômico atualizado da agricultura familiar no Rio Grande do Norte (RN) e discutir seus desafios futuros. Para tanto, utiliza dados do Censo Agropecuário 2017 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em linhas gerais, o trabalho mostra que a agricultura familiar se destaca no campo potiguar na produção de alimentos e na geração de ocupações produtivas para centenas de pessoas. No entanto, o segmento é entravado pela escassez de ativos produtivos que atinge a maioria dos estabelecimentos, passando a depender de rendas externas para garantir sua manutenção. A superação desses e outros problemas exige uma estratégia ampla de desenvolvimento rural focada no enfrentamento das vulnerabilidades da agricultura familiar estadual e no incentivo das suas potencialidades.

Biografia do Autor

Joacir Rufino de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/Campus de Assú (Curso de Economia)

Economista filiado ao CORECON-RN, graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000) e Mestre em Economia Rural e Regional pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é Professor Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Assú) e Sócio-Efetivo da Academia Assuense de Letras (AAL). Foi agraciado com o Título de Economista do Ano 2016 pelo CORECON/RN e é Representante Regional da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) no Nordeste (Gestões 2017-2019; 2019-2021). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Rural e Regional, atuando nos seguintes temas: agricultura familiar e desenvolvimento rural, avaliação de políticas públicas, financiamento rural, políticas sociais para o campo, pobreza rural e meios de vida (rural livelihoods), economia do Nordeste semiárido, desenvolvimento econômico e meio ambiente, socioeconomia do Rio Grande do Norte e da microrregião do Vale do Açu. Participa, como pesquisador, dos seguintes grupos de pesquisa: Gestão do Território e Desenvolvimento Regional (UERN), Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo (UERN), Laboratório de Estudos Rurais (UFRN) e Grupo de Estudos e Pesquisas Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: joaciraquino@yahoo.com.br.

Roberto Marinho da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2006). Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atuou no Governo Federal na gestão de políticas públicas de trabalho e economia solidária (2003 - 2016). Atua nos seguintes temas: políticas públicas no Semiárido brasileiro; economia solidária; desenvolvimento sustentável; desenvolvimento local e participação.

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPE/UERN)

Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), e Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), com estágio doutoral realizado junto ao Rural Development Group da Wageningen University and Research Center, na Holanda (2008-2009). É Professor Adjunto IV e pesquisador, lotado na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN), sendo líder do Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo" cadastrado no Diretório 5 do CNPq. Foi Subchefe do Departamento de Economia (DEC/UERN) de Julho de 2003 a Março de 2004; Assessor da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN) de setembro de 2003 a Abril de 2005; Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN) de Fevereiro de 2010 a julho de 2013; Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), de julho de 2013 a dezembro de 2014; e Atualmente é o pró-reitor de Extensão (PROEX/UERN) para o período 2017-2021. Professor permanente e orientador do Mestrado dos Programas de Pós-Graduação em Economia (PPE/UERN), e no de Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES/UERN), tendo sido de 2011 a 2017 professor e orientador no Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal Rural do Semiárido (PGATS/UFERSA).Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Institucional, Economia Solidária e Desenvolvimento Rural, atuando especialmente nos temas: agricultura familiar, desenvolvimento regional, cooperativismo, agroindústria e ambiente. 

Fernando Bastos Costa, Professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (1972), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (1999) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Pos doutorado na Universidade de Valência na Espanha. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e sub coordenador do programa de pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Lider de Grupo de Pesquisa no CNPq, LABRURAL - Laboratório de Estudos Rurais. Tem experiência na área de Sociologia e Economia, com ênfase em Sociologia rural e Economia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas públicas, desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, ambiente institucional e institucionalismo.

Willy Farias Albuquerque, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Curso de Economia (UERN/Campus de Assú).

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2003) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, Teoria Econômica, Engenharia Econômica e Economia Rural.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Aquino, J. R. de, da Silva, R. M., Nunes, E. M., Costa, F. B., & Albuquerque, W. F. (2020). AGRICULTURA FAMILIAR NO RIO GRANDE DO NORTE SEGUNDO O CENSO AGROPECUÁRIO 2017: PERFIL E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL. Revista Econômica Do Nordeste, 51(Suplemento Especial), 113–131. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1270