A DINÂMICA SOCIOECONÔMICA DA PECUÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE: ANÁLISE DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA SERTÃO DO APODI

Autores

  • IENILTON ALVES GURGEL Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Emanoel Márcio Nunes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.842

Palavras-chave:

Bovinocultura, atividade leiteira, dinamização econômica, território.

Resumo

O objetivo é analisar a importância da cadeia do leite para o desenvolvimento e dinamização do Território Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte. Como metodologia foram utilizados elementos da estatística descritiva com dados secundários, mas os resultados são de dados primários de uma ampla pesquisa de campo realizada em 2016 nos dezessete municípios que constituem o território. A pesquisa mostrou que a maioria dos produtores de leite possui estrutura fundiária limitada e os recursos tecnológicos empregados são tradicionais e de baixo custo, sem inovações capazes de agregar maiores rendimentos à produção. Sua organização coletiva ainda é tímida e a grande maioria não dispõe dos serviços de assistência técnica, não acessou crédito e o mercado informal é o principal destino da produção do leite. Contudo, o volume de leite produzido, apesar dos sucessivos anos de seca é expressivo e a produtividade das matrizes supera a média do Nordeste. Por fim, conclui-se que a cadeia do leite, apesar das fortes limitações naturais, estruturais e políticas, necessita da ajuda do Estado e se revela uma das principais no processo de dinamização socioeconômica do Território Sertão do Apodi.

Biografia do Autor

IENILTON ALVES GURGEL, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Sustentabilidade para o Semiárido - Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Economista - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista. Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE/UERN) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN).

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA AE - Administração, Contabilidade e Economia.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

GURGEL, I. A., & Nunes, E. M. (2019). A DINÂMICA SOCIOECONÔMICA DA PECUÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE: ANÁLISE DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA SERTÃO DO APODI. Revista Econômica Do Nordeste, 50(2), 59–76. https://doi.org/10.61673/ren.2019.842

Edição

Seção

Artigos