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Título: Indústria de bebidas alcoólicas
Autores: VIANA, Fernando Luiz E.
Palavras-chave: Indústria de Bebidas
Bebidas Alcoólicas
Covid-19
Pandemia
Emprego
Setor Industrial
Comportamento de Mercado
Data: Mai-2021
Editora: Banco do Nordeste do Brasil
Citação: VIANA, Fernando Luiz E. Indústria de bebidas alcoólicas. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, ano 6, n.161, maio. 2021. (Caderno Setorial Etene)
Relatório da Série N.º: Caderno Setorial Etene;n.161
Resumo: A indústria de bebidas constitui um importante setor da indústria de transformação, com dezenas de milhares de empregos distribuídos em todo o Brasil. Devido à presença de vários fornecedores locais e internacionais e de grandes players com atuação global, o mercado é altamente competitivo e a concorrência tem se intensificado. O mercado global de bebidas alcoólicas vinha apresentando crescimento tímido nos últimos anos e, devido à pandemia da Covid-19, teve forte queda das vendas em 2021, de 17,9% no Brasil e 16,6% no mundo (em volume). As medidas restritivas de circulação (isolamento social) da população tiveram forte impacto no chamado mercado on-trade (bares e restaurantes), cuja queda nas vendas não foi compensada pelo aumento das vendas ocorrido no varejo. No Brasil, as bebidas alcoólicas em geral no Brasil não devem retornar a um crescimento de volume positivo até 2022, impactando ambos os canais, on-trade e off-trade. Com muitos consumidores locais preocupados com suas despesas com compras não essenciais, há uma maior propensão a socializar em casa no curto prazo, uma vez que as medidas de bloqueio sejam gradualmente atenuadas. Dentro deste cenário, certas tendências testemunhadas a partir de 2019 devem continuar, como o crescimento da demanda das cervejas tipo lager premium e do gim, embora esse último possa ser comprometido pela desvalorização cambial. O momento atual é de parcimônia em termos de novos investimentos, com necessidade mais urgente das empresas de suportarem o cenário atual de curto prazo (capital de giro), devido ao comportamento das vendas. No médio e longo prazos, as necessidades de investimentos e, consequentemente, de financiamentos, devem estar relacionadas à fabricação de produtos que atenderão a nichos específicos de mercado, ou à adequação dos processos de produção às novas necessidades como, por exemplo, processos de engarrafamento em microcervejarias que ainda não dispõem dos mesmos, para viabilizar a oferta desses produtos via e-commerce.
URI: s1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/1184
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