Utilize este identificador para referenciar este registo: s1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/1339
Título: Avaliação do programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB): uma revisão sistemática da literatura do programa Agroamigo
Autores: CUNHA JÚNIOR, José Maria da
OLIVEIRA, Alysson Inácio de
VALENTE JÚNIOR, Aírton Saboya
VIANA, Luiz Fernando Gonçalves
Palavras-chave: Agroamigo
Economia Regional
Nordeste
Revisão Sistemática
Data: Ago-2022
Editora: Banco do Nordeste do Brasil
Citação: CUNHA JUNIOR, José Maria da et al. Avaliação do programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB): uma revisão sistemática da literatura do programa Agroamigo. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, ano 3, n.4, ago. 2022.(Artigos ETENE)
Relatório da Série N.º: Artigos ETENE;n.4
Resumo: O presente trabalho proporciona uma revisão sistemática da literatura em torno dos impactos econômicos e sociais do Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), denominado Agroamigo. Para alcançar o objetivo proposto, analisaram-se diversos trabalhos, de modo a eleger aqueles que constituem a literatura empírica específica. No geral, os estudos, macro e microeconômicos, confirmam a existência de efeitos positivos do mencionado Programa. Os estudos apontam para um efeito positivo do mencionado Programa sobre o desenvolvimento socioeconômico e redução da pobreza, contribuindo para uma expansão do bem-estar dos beneficiários. Além disso, ressalta-se o seu papel social de gerar incentivos para a independência dos agricultores por meio da organização das unidades de produção e diversificação das suas fontes de renda. Por fim, importante conquista do Agroamigo diz respeito à redução da inadimplência dos clientes do Programa.
URI: s1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/1339
Aparece nas colecções:Artigos ETENE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2022_AET_4.pdf541.8 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.