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s1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/376
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | VIANA, Fernando Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-02T20:04:39Z | - |
dc.date.available | 2020-09-02T20:04:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-01 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Fernando Luiz. Panorama da infraestrutura no Nordeste do Brasil: transporte. Caderno Setorial ETENE. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, ano 4, n.63, jan.2019. (Série Caderno Setorial ETENE, n.63) | pt_BR |
dc.identifier.uri | s2dspg01.dreads.bnb:8080/s482-dspace/handle/123456789/376 | - |
dc.description.abstract | Não é novidade que o Brasil tem convivido há vários anos com deficiências na sua infraestrutura de transporte, o que tem contribuído para o aumento dos custos logísticos das empresas que precisam receber seus insumos e distribuir seus produtos, com reflexo nos preços finais praticados ao consumidor. Apesar dos esforços empreendidos nos últimos anos, os problemas permanecem, embora diversos planos e programas que apresentam soluções na forma de projetos tenham sido desenvolvidos recentemente por diferentes agentes governamentais, entre os quais se destacam: Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), lançado em 2007; Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em 2007; Plano Nacional de Logística Portuária, lançado em 2012; Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado em 2012; Plano Hidroviário Estratégico, lançado em 2013; Programa de Parcerias de Investimentos, lançado em 2016; mais recentemente, o Plano Nacional de Logística, lançado em 2018. Além dos planos e programas citados, de caracteres eminentemente governamentais, outras instituições, tais como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a Confederação Nacional da Indústria, e o próprio BANCO DO NORDESTE, contribuíram com estudos que podem servir como balizadores do planejamento e da definição de prioridades de investimentos em infraestrutura logística no Brasil. No caso do Banco do Nordeste, a principal contribuição foi o estudo “CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DOS SISTEMAS PRODUTIVO E MACROLOGÍSTICO NA REGIÃO NORDESTE ENQUANTO SUPORTE À LOCALIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS: FOCO NO PAPEL DA FERROVIA TRANSNORDESTINA”, elaborado por meio de parceria entre o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2012. | pt_BR |
dc.publisher | Banco do Nordeste do Brasil | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Caderno Setorial ETENE;n.63 | - |
dc.subject | Transporte Ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Transporte Carga | pt_BR |
dc.title | Panorama da infraestrutura no Nordeste do Brasil: transporte | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas colecções: | Caderno Setorial Etene |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_CDS_63.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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