Ambiente de Comunicação

Gerente: Evangelina Leonilda Aragão Matos
(evangelina@bnb.gov.br)

Assessoria de Imprensa

Institucional: imprensa@bnb.gov.br

Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 5.700. Passaré
Fortaleza (CE)
Telefone: 85 3299-3301 / 85 3299-3149

Gerente Executivo: Francisco Maxshwell dos Santos de Oliveira
(max.oliveira@bnb.gov.br)

Envie sua mensagem para a Sala de Imprensa do Banco do Nordeste.

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Texto para identificação Atualizar CAPTCHA Atualizar CAPTCHA

Sala de Imprensa Sala de Imprensa


Voltar

BNB será agente de inovação nas 40 maiores cidades nordestinas de médio porte

Anúncio foi feito na abertura do I Fórum BNB de Cidades Médias G20+20

Fortaleza, 23 de novembro de 2017 – O Banco do Nordeste vai disponibilizar agentes de inovação nas 40 maiores cidades de médio porte da Região. Eles vão trabalhar como catalisadores do aumento de produtividade em projetos inovadores e estruturantes, capazes de alavancar o potencial de crescimento dos municípios. 

O anúncio foi feito pelo presidente do BNB, Marcos Costa Holanda, na abertura do I Fórum BNB de Cidades Médias G20+20, realizada nesta quinta-feira, 23, na sede da instituição, em Fortaleza. O evento prossegue até amanhã, quando ocorrerá uma feira de negócios.

Segundo Holanda, o Banco do Nordeste também concederá certificados de gestão aos municípios e mediará o encontro entre as demandas estruturantes e as ofertas de investidores privados. Além disso, o Banco do Nordeste e o Governo de Israel deverão compor um fundo de R$ 20 milhões voltado para apoiar iniciativas inovadoras das prefeituras. O BNB pretende ainda financiar projetos de infraestrutura por meio de parcerias público-privadas.

“A maneira mais efetiva de apoiar toda a Região é fortalecer seus polos regionais. Por isso, estamos investindo neste importante grupo de municípios responsáveis por um terço do PIB  do Nordeste, fora o das capitais. Eles representam uma região competitiva, diversa e com grande potencial de crescimento econômico, que é o que o investidor procura”, afirmou Holanda.

O I Fórum BNB de Cidades Médias G20+20 conta com a presença de especialistas e representantes de organizações de grande expertise para debater a importância das cidades médias na dinâmica econômica da área de atuação do BNB. 

Além de Marcos Holanda, participaram da abertura do evento o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, o economista-chefe do BNB, Luiz Alberto Esteves, e os representantes da Fundação Dom Cabral, Luiz Antônio Athayde, e da Fundação Getúlio Vargas, José Henrique Paim. Eles discutiram sobre a importância das cidades médias para a estratégia de desenvolvimento regional.

A programação também incluiu painel sobre os programas governamentais alinhados aos objetivos do Fórum G20+20, com representantes dos ministérios das Minas e Energia, Cidades, Integração Nacional e Turismo. No primeiro dia de evento, também houve identificação e apresentação de investimentos privados instalados em cidades de médio porte com resultados expressivos em termos de impacto econômico. 

Feira de Negócios

O segundo dia do fórum, nesta sexta-feira, 24, será dedicado à realização de uma feira de negócios, com participação de representantes de prefeituras, Banco do Nordeste, parceiros institucionais, órgãos governamentais, instituições de pesquisa e investidores/iniciativa privada. Empresas expositoras apresentarão seus portfólios de produtos e serviços a gestores dos municípios participantes, que, por sua vez, exporão as oportunidades de projetos em suas respectivas cidades. 

As empresas expositoras participantes são oriundas das áreas de saneamento, energia, gestão pública, transporte, tecnologias da informação e comunicação, urbanização, entre outras, e foram selecionadas de acordo com experiência em estruturação de parcerias público-privadas ou concessões públicas e atuação com o poder público municipal. 

Estudo 

O Banco do Nordeste iniciou em 2017 a análise do perfil de cidades situadas na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com foco nos municípios considerados de médio porte e com maior capacidade de expandir, aos territórios do seu entorno, os efeitos de investimentos e demais ações desenvolvidas. 

Com base no estudo “Cidades Médias do Nordeste: Estrutura Produtiva, Infraestrutura Municipal e Modelos de Gestão”, realizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), foram identificados 40 municípios considerando primordialmente o critério populacional: número de habitantes acima de 100 mil, excluindo desse padrão as capitais e os municípios de suas respectivas regiões metropolitanas.

 


Vídeos em destaque

Veja aqui os videos em destaque da Sala de Imprensa do Banco do Nordeste.