Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 
Voltar

Abril tem programação especial voltada para a leitura no Centro Cultural Banco do Nordeste

Fortaleza (CE), 06 de abril de 2015 - Em abril, mês em que se comemora os dias do Livro Infantil (02) e do Livro (23), a programação do Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D’Eu, 560, Centro) contempla uma série de atividades dedicadas à leitura, à literatura e ao livro.

Entre os dias 8 e 22, o programa Clube do Leitor vai abordar o pensamento do escritor-leitor Ítalo Calvino, em cuja obra há reflexões sobre a boa leitura e sobre o papel dos clássicos na literatura.

O tema desta edição é “Ler é ir ao encontro de algo que está para ser”, proposição defendida por Ítalo Calvino. Cubano de terra natal, italiano de cidadania, ele escreveu, dentre outras obras “Se um viajante em uma noite de inverno”, “As cidades invisíveis”, “Fábulas italianas”, “Um general na Biblioteca”, “Seis propostas para o próximo milênio”.

No sábado 18, às 14h, haverá lançamento do livro “Histórias do Quintal Lá de Casa”, de Ricardo Ribeiro com ilustrações de Vera Gomes. A obra narra a saga de um menino que começa a fantasiar a vida, estimulado pelas histórias que sua irmã lhe conta.

O quintal de sua casa vira um mundo encantado, onde ele vive intensas aventuras, reais e imaginárias. No lançamento, o autor contará e cantará algumas histórias de seu próprio quintal. Também haverá uma exposição dos bordados que deram origem à ilustração do livro.

Em abril, a literatura oral será tema do Arte Identidade, ação que leva atividades do CCBNB-Fortaleza para outros espaços da cidade. Neste mês, o Espaço Viva Gente (Avenida Maria Mirtes Pereira, nº 1.010, Jardim União) e o Projeto Cidadão de Futuro (Rua Antônio Diogo, s/n, Praia do Futuro) receberão o programa Balançando de Histórias, respectivamente, nos dias 7 (às 9h) e 18 (às 16h30).

As histórias embalam os sonhos da humanidade desde tempos imemoriais. Pensando nisso, o grupo Costureiras de Histórias uniu o encantamento das narrativas orais aos aspectos lúdico e simbólico de um brinquedo antigo que embala gerações: o balanço - ou balançador, como preferem alguns.

Nos dias 14 a 18, o ator e contador de histórias Giovanni Dias transporta-se para o mundo da literatura brasileira infantil, convidando a todos a compartilharem com ele deste universo encantador. No repertório, músicas de Helio Ziskind, cantigas populares e algumas inéditas, além das histórias horripilantes e engraçadas de nossa cultura popular. E ainda a hilariante história “Cocô de passarinho”, da escritora Eva Furnari. Também haverá a oficina “A Arte de Contar Histórias”, nos dias 14 e 15, a partir das 18h, destinada a educadores, atores e pais.

De 7 de abril a 22 de junho, estará em cartaz a exposição “Circula Boneco Nordeste – Acervo Augusto Bonequeiro”. A tradição lúdica dos bonecos enraizada no Nordeste do Brasil é o foco expográfico dessa exposição, que possui uma relação de salvaguarda da memória e transmissão do saber-fazer.

A exposição coloca em pauta o embate entre a modernidade e tradição: tecnologia x artesanal dos jogos da manipulação dos bonecos. Essa Exposição irá compartilhar o conhecimento sobre o processo de criação dos bonecos do Mestre Augusto Bonequeiro radicado no Ceará a 33 anos e durante as exposições haverá workshops, palestras, apresentações de performances sobre a técnica da ventriloquia e outras técnicas do teatro de bonecos.


Vídeos em Destaque Vídeos em Destaque



Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x