Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 
Voltar

Banco do Nordeste e Anpec promovem XXVI Encontro Regional de Economia

Fortaleza (CE), 27 de outubro de 2021 - Com o objetivo de mobilizar a comunidade acadêmica em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional, o Banco do Nordeste e a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) promovem nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28, o XXVI Encontro Regional de Economia.

O evento, em formato on-line e transmitido pelos canais do BNB e da Anpec no Youtube, reunirá pesquisadores vinculados aos cursos de pós-graduação em economia e a instituições de pesquisa nacionais e internacionais. A participação é aberta ao público e não necessita de inscrição prévia. A programação completa pode ser conferida aqui .

Um total de 27 artigos acadêmicos serão apresentados, divididos em 9 mesas com as seguintes temáticas: Economia Regional; Economia Agrícola; Teoria Econômica e Métodos Quantitativos; Economia Política, Metodologia e História Econômica; e Economia do Trabalho e Demografia.

Amanhã, 28, o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) promove uma mesa de debates, às 9h, com os temas "Estratégias para promover inovação econômica", "Determinantes da continuidade de empresas com aportes do FNE no período de distanciamento social", "Efetividade do crédito às MPE em ambiência de Covid 19", "Impactos do FNE nos municípios da área de atuação do banco do Nordeste, segundo a tipologia da PNDR" e "Ação do BNB em prol do desenvolvimento das fontes de energia eólica e solar no Nordeste".

Ainda no dia 28, a partir das 14h, haverá sessão especial com participação do Economista-Chefe do Banco do Nordeste, Luiz Alberto Esteves, que fará uma apresentação sobre os "Cenários e tendências da economia do Nordeste". Em seguida serão anunciados os vencedores do tradicional Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, que abrange as categorias Artigo (na qual é concedido o Prêmio Professor Werner Baer de Economia Regional para trabalhos inéditos) e Dissertação (que contempla trabalhos de mestrado provenientes de centros associados à Anpec).

O Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional objetiva estimular a pesquisa no campo da ciência econômica pura e aplicada, segundo a perspectiva do desenvolvimento da região Nordeste, assim como o debate de alto nível sobre a economia regional, abordando questões relativas às potencialidades e desafios do Nordeste. Também visa proporcionar ambiente no qual sejam apontados caminhos e soluções com base em diversas áreas do conhecimento econômico.


Vídeos em Destaque Vídeos em Destaque



Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x