Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 
Voltar

Fundeci apoia Senar na capacitação de produtores rurais do Vale do Piranhas

João Pessoa (PB), 13 de novembro de 2020 – Produtores rurais do Vale do Piranhas participaram do curso de "Operação de tratores agrícolas em imóveis rurais", realizado em Sousa. A capacitação é oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio de edital do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) do Banco do Nordeste.

O curso integra uma das etapas do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) para o Vale do Piranhas, que elegeu a cocoicultura como potencial econômico a ser explorado pela região. O sexto treinamento encerrou-se em outubro, e as dez capacitações serão concluídas até fevereiro de 2021.

Os produtores são treinados para operar e promover a manutenção dos tratores agrícolas. Também aprendem a usar as plataformas de regulagem das máquinas, noções de segurança do trabalho, acoplagem e operação do implemento.

José Cunha, agente de desenvolvimento do BNB, lembra que a capacitação faz parte do Plano de Ação Territorial (PAT), que tem o objetivo de qualificar a atividade na região. "Com esse curso, os produtores poderão implantar tecnologias para melhorar a produção e assim cumprir a proposta do Prodeter de estimular a cadeia produtiva da cocoicultura em nossa região", destaca.

 

Fundeci

O Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), administrado pelo Banco do Nordeste, é um mecanismo financiador de projetos de pesquisa, difusão tecnológica e, a partir de 2017, também projetos de inovação, com vistas ao desenvolvimento, adaptação ou aperfeiçoamento de produtos e processos de interesse para o setor produtivo da Região. Promove competências técnico-científicas existentes na Região e, simultaneamente, têm permitido a elevação do nível de articulação com os atores do processo de desenvolvimento tecnológico e inovação, inclusive com a recente atuação em conjunto com o Hub de Inovação Banco do Nordeste, ampliando a presença do BNB nesse ambiente e fortalecendo sua imagem institucional perante a comunidade científica nordestina.

Vídeos em Destaque Vídeos em Destaque



Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x