Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 
Voltar

Programação virtual do CCBNB traz literatura, jornalismo e poesia de rua

Fortaleza (CE), 29 de setembro de 2021 - As facetas da produção ficcional do escritor e jornalista cearense Gilmar de Carvalho, que faleceu em abril deste ano e deixou vasto legado à cultura e à literatura brasileiras, serão apresentadas pela pesquisadora Lídia Barroso, na programação virtual do Centro Cultural Banco do Nordeste. Com mediação da jornalista Ethel de Paula, a apresentação poderá ser conferida nesta quinta-feira, 30 de setembro, a partir das 17h, no Canal do YouTube do CCBNB.

Lídia falará acerca de sua pesquisa de mestrado, intitulada "Literatura e Jornalismo: Entrevista e Notícia em Parabélum, de Gilmar De Carvalho". Realizada a partir da documentação doada ao Acervo do Escritor Cearense da Universidade Federal do Ceará, a pesquisa analisa fragmentos de textos jornalísticos na composição de Parabélum (1977) e um manuscrito de punho do próprio escritor, referente à obra em estudo. A pesquisadora também irá abordar as contribuições de Gilmar de Carvalho ao jornalismo cearense, à docência e à pesquisa. Gilmar de Carvalho escreveu seis obras ficcionais (contos, romance, novela) e quatro peças teatrais, todos textos publicados entre as décadas de 1970-1980.

 

Poesia da Rua

A literatura ainda será tema de outra apresentação da programação virtual desta semana, mais precisamente no sábado, 2, às 16h. Os poetas Antônio Carlos e Ricardo Alves (Crato-CE) detalham o projeto Poesia da Rua, que emerge sobre o universo de comunicação visual exposto na cidade do Crato, e utiliza a tecnologia social do Poste Poesia, uma intervenção urbana Lambe Lambe que ocupa as ruas e as redes sociais.

Ricardo também é geógrafo, especialista em Educação pela UFC, ativista visual, militante do movimento hip hop, produtor cultural e integrante do Coletivo Camaradas. Antônio Carlos é performer, ativista, estudante de História, integrante do Coletivo Camaradas e coordenador Nacional da Tecnologia Social do Poste Poesia.


Vídeos em Destaque Vídeos em Destaque



Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x