Agroinforma

Voltar Hortifruti/Cepea: Rastreabilidade - Até onde avançamos?

Conheça algumas iniciativas que beneficiam a implementação da rastreabilidade:

RAMA

Uma iniciativa importante é o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, o Rama. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e as associações estaduais juntaram esforços para realizar o monitoramento e o rastreamento de frutas, legumes e verduras por meio desse programa. Sua adesão é voluntária e incide sobre as boas práticas agrícolas perante as tendências do varejo.

O Rama segue os mesmos padrões previstos pelo Para (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos), da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e tem como ponto de partida o fornecimento de um alimento seguro ao consumidor, a partir da análise e do monitoramento dos resíduos de defensivos agrícolas nos hortifrútis – tornando essenciais as informações de origem e caminho percorrido ao longo da cadeia. 

Apesar da evolução expressiva do volume rastreado pelo Rama – saiu de 704,14 mil toneladas em 2013, para 2.460,00 mil toneladas de toneladas em 2021 –, a iniciativa ainda está muito limitada a uma pequena parcela de agentes da cadeia de hortifrútis no Brasil. Outro avanço é a conformidade dos produtos analisados: foi de 69% em 2013 para 82% em 2021.

Mas essa ainda é uma realidade bastante restrita, focada em redes supermercadistas que exigem um padrão quanto à rastreabilidade em suas compras. Esse modelo parece não ter se expandido para outros subsistemas dentro da cadeia como um todo: cadeias muito longas, com participação de muitos intermediários, atacados, comércio local, produtores com dificuldade de acesso à informação e outros ainda estão muito longe do observado nesse perfil “eficiente” quanto à rastreabilidade. Assim, é essencial que o monitoramento seja constante para que o setor possa evoluir.

AGRITRACE

O sistema AgriTrace foi criado pela CNA com o objetivo de auxiliar os elos da cadeia, principalmente o produtor, a se adequarem à INC 02/2018. Os módulos são destinados a produtores, sindicatos, associações, cooperativas, atacadistas e varejistas. O AgriTrace Rastreabilidade Vegetal permite o registro das informações de plantio, colheita e expedição, visando a geração da identificação do produto, da origem e do destino, em papel ou etiquetas que o produtor poderá colocar nos seus produtos comercializados.

Para saber mais sobre rastreabilidade, acesse a edição de agosto da Revista Hortifruti Brasil.

Fonte: Hf Brasil