Voltar 15/10/2018 | Quer se manter competitivo na Nova Economia?

 

Publicado em 15/10/2018

Por Redação - Startse

 

Saiba o que o mercado espera de você, segundo um estudo global que analisou 25 áreas de habilidades

 

Nos próximos anos, o ambiente de trabalho deve passar por uma fase ainda mais acelerada de mudanças no que diz respeito às competências exigidas dos profissionais. Isso por que só aumenta a velocidade de adoção das novas tecnologias e, junto com elas, as novas ferramentas de gestão e modelos organizacionais. Com isso, deverá haver uma forte ênfase no aprendizado contínuo e um aumento no trabalho multifuncional e baseado em equipe. Essas são algumas das conclusões de um relatório recente do McKinsey Global Institute, “Skill Shift: Automation and the Future of Workforce”, o último de uma série de estudos conduzidos pela consultoria com o objetivo de explorar o impacto das novas tecnologias em empregos, organizações e o no futuro do trabalho.

“À medida que as tarefas mudam, os empregos precisam ser redefinidos e as empresas dizem que precisam se tornar mais ágeis”, afirma o relatório. Da mesma forma, liderança e recursos humanos também precisam se adaptar. “Quase 20% das empresas dizem que sua equipe executiva não possui conhecimento suficiente para liderar a adoção de novas tecnologias como a inteligência artificial.” Para entender melhor as mudanças nas habilidades exigidas dos trabalhadores nos próximos 10 a 15 anos, o estudo analisou como o número total de horas trabalhadas em 25 áreas de habilidades diferentes mudou entre 2002 e 2016 e estimou a mudança esperada nas horas trabalhadas até 2030. Isso foi feito para os Estados Unidos e cinco países da Europa Ocidental. As conclusões apresentadas a seguir são referentes aos dados para a força de trabalho dos Estados Unidos, embora as mudanças apontadas pelo relatório da McKinsey  para a Europa seja semelhantes. O que significa que de certa forma, os dados conversam (e muito) com as demandas e necessidades do mercado de trabalho no Brasil.

No total, o conjunto de horas trabalhadas para todas as 25 habilidades subiu cerca de 8% entre 2002 e 2016 – 266 bilhões de horas para 287 bilhões e espera-se um crescimento adicional de 8% até 2030 para 310 bilhões de horas. O relatório classificou as 25 habilidades em cinco grandes categorias: física e manual, cognitiva básica, cognitiva superior, social e emocional e tecnológica. Abaixo, um resumo de como as habilidades estão mudando em cada uma das cinco categorias.

As habilidades físicas e manuais representam a maior porcentagem de horas trabalhadas nos Estados Unidos, embora as horas tenham caído de 33% do total de horas em 2002 para 31% em 2016. Espera-se que elas diminuam ainda mais para cerca de 26% do total de horas trabalhou por 2030.

As habilidades cognitivas básicas, que se referem ao processamento de dados básicos, foram de 20% do total de horas trabalhadas em 2002, 18% em 2016, e devem cair para cerca de 15% das horas trabalhadas até 2030, o maior declínio da categoria.

As habilidades cognitivas mais elevadas, que incluem redação avançadas, pensamento crítico, gerenciamento de projetos e criatividade, têm sido relativamente constantes: 21% em 2002 e 22% em 2016 e 2030. Até 2030, a demanda por essas habilidades crescerá particularmente rápido. Crescem em importância competências como a criatividade, o pensamento crítico e a habilidade para o processamento de informações complexas.

As habilidades sociais e emocionais incluem habilidades avançadas de comunicação, gerenciamento e negociação. A procura de trabalhadores nesta categoria aumentou ligeiramente, de 17% do total de horas trabalhadas em 2002 para 18% em 2016, mas espera-se que suba abruptamente para 21% em 2013. Competências como o empreendedorismo, a liderança e as habilidades interpessoais serão ainda mais valorizadas nos próximos anos.

A demanda por habilidades tecnológicas continuará acelerando, de 9% do total de horas trabalhadas em 2002 para 11% em 2016 e 16% até 2030. O crescimento mais rápido é esperado em habilidades avançadas de TI e programação e em habilidades digitais básicas, que poderiam crescer 90% e 70%, respectivamente, nos próximos 10 a 15 anos.

O estudo da McKinsey também pesquisou mais de 3000 executivos do C-level (altos executivos que ocupam posição de diretores e acima) em sete economias avançadas: Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido. A pesquisa confirmou as descobertas quantitativas do estudo. A informática avançada e a programação são as habilidades mais importantes necessárias nos próximos três anos. Habilidades cognitivas, sociais e emocionais também estarão em alta demanda. Mas as habilidades físicas e manuais, assim como as habilidades cognitivas básicas, continuarão a declinar.

Os empregos continuarão mudando através da automação de algumas de suas atividades constituintes. Isso levará à criação de novos tipos de trabalhos que antes exigiam talentos altamente qualificados e difíceis de encontrar, mas que agora podem ser feitos por trabalhadores com qualificação média com a ajuda de ferramentas avançadas. Entre essas mudanças, mostra o estudo, estão a criação dos chamados novos “empregos de colarinho”, novos tipos de ocupações intermediárias, nem as tradicionais de colarinho azul ou branco, que muitas indústrias já buscam, mas permanecem em grande parte não preenchidas.

Para construir a força de trabalho do futuro, o relatório da McKinsey  recomenda que as empresas adotem cinco tipos principais de ações:
 

Reciclar. Significa aumentar os níveis de habilidades dos funcionários, ensinando-os competências novas e mais avançadas. Isso garante que o conhecimento funcional interno, a experiência e a compreensão da cultura da empresa sejam preservados;
 

Reimplantar. Isto é, mudar partes da força de trabalho redefinindo tarefas ou redesenhando processos para fazer melhor uso das capacidades de habilidades já disponíveis internamente;
 

Contratar. Nada mais é do que recrutar indivíduos ou equipes com os novos conjuntos de habilidades necessários. Embora sujeito ao fornecimento de talentos no mercado, o custo total de contratação pode ser menor do que outras opções, incluindo reciclagem;
 

Terceirizar. Ampliar a oferta de trabalho a trabalhadores externos, como freelancers ou trabalhadores temporários. Isso permite que as empresas adquiram rapidamente as habilidades necessárias;
 

Demitir. Essa opção pode ser necessária em setores que não estão crescendo com rapidez suficiente ou em que a automação pode substituir significativamente os trabalhadores. Muitas vezes, isso pode ser feito reduzindo ou congelando novas contratações e aguardando o desgaste normal e a aposentadoria.

“Quase metade das empresas que pesquisamos dizem que esperam assumir a liderança na construção da força de trabalho do futuro, mas todas as partes interessadas precisam trabalhar juntas para gerenciar a reciclagem em larga escala e outros desafios de transição”, conclui o relatório da McKinsey.

“As empresas podem colaborar com os educadores para reformular os currículos escolares e universitários. As associações do setor podem ajudar a construir linhas de talentos, enquanto os sindicatos podem ajudar com a mobilidade entre setores ", afirma o relatório. Segundo o estudo, os governos precisarão reforçar as salvaguardas dos trabalhadores em transição e incentivar a mobilidade, inclusive com a mudança no pacote de benefícios.

 

Link da matéria original:
https://startse.com/noticia/quer-se-manter-competitivo-na-nova-economia