Voltar Acordo entre BNB e Sindetur amplia oportunidades de crédito para empresas do turismo no Maranhão

Acordo entre BNB e Sindetur amplia oportunidades de crédito para empresas do turismo no Maranhão
Crédito São Luís (MA), 16/09/2021

A iniciativa vai garantir assessoria e orientação gratuitos para que empreendedores do turismo acessem as linhas de crédito do Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste e o Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Maranhão (Sindetur-MA) assinaram Acordo de Cooperação Técnica para apoiar, de forma ainda mais direta, a retomada econômica dos empreendimentos que compõem todo o trade turístico do Estado. A iniciativa vai disponibilizar, gratuitamente, capacitação, assessoria e intermediação técnica para facilitar o acesso às linhas de crédito do Banco do Nordeste pelas empresas do segmento. O acordo foi firmado na última terça-feira, 14, no auditório da Superintendência Estadual do BNB no Maranhão.

Na presença de empresários e representantes do setor de turismo do Maranhão, o presidente do Sindetur-MA, Paulo Montanha, destacou que a parceria é um marco representativo de oportunidades ao segmento. "Esse dia histórico para o turismo do Maranhão significa um avanço enorme para o empresariado porque viabiliza agilidade e desburocratização no acesso ao crédito ofertado pelo BNB, ampliando as condições de maior desenvolvimento dos produtos e serviços prestados aos cidadãos, além de gerar emprego e renda a partir dos novos investimentos possíveis. Acreditamos muito na força desta parceria em favor do turismo maranhense", avaliou.

Em 2020, apesar do período de baixa no setor econômico do turismo em virtude da suspensão de atividades em meio à pandemia da covid-19, o Banco do Nordeste aplicou R$ 18,9 milhões junto ao trade, em operações de crédito destinados a investimentos e capital de giro. Somente junto às micro e pequenas empresas do segmento, foram aplicados R$ 10,2 milhões, volume que deve ser ampliado significativamente a partir da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica.

"Enquanto Banco de fomento e desenvolvimento, o Banco do Nordeste tem buscado ampliar parcerias que viabilizem melhores condições para que o empresariado tenho acesso ao crédito de forma rápida, segura e eficiente. Esta união de esforços com o Sindetur-MA consolida, portanto, mais uma ação de alcance a este que é um setor tão relevante para a nossa economia, dadas as reconhecidas potencialidades turísticas do Maranhão. Por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, o FNE, dispomos de excelentes condições que vão impulsionar a retomada econômica dos empreendimentos turísticos do Estado, gerando mais desenvolvimento", destacou o superintendente estadual do BNB no Maranhão, Danivan Borges Lacerda.

A parceria entre BNB e Sindetur beneficia empresas do turismo de todos os 217 municípios do Maranhão, que passam a ter apoio gratuito do Sindetur-MA em todo o processo de preparação para solicitação de financiamentos, bem como oportunidades de acesso a créditos essenciais para a atividade, a exemplo do FNE Sol, que viabiliza aquisição de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis. O acordo já está vigente e pode ser acessado por contato direto com o Sindetur-MA.

Também participaram da cerimônia o secretário Municipal de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro, do prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros, do diretor do Consórcio de Municípios do Leste Maranhense (Conleste), Ozenildo Correia, além de representantes e lideranças sindicais e patronais do turismo, hotelaria e gastronomia do Maranhão.

TAGS
fne setores de turismo maranhão turismo empresas