Voltar Arcoverde terá o primeiro hospital dia do interior de Pernambuco

Arcoverde terá o primeiro hospital dia do interior de Pernambuco
Desenvolvimento Territorial Recife (PE), 21/03/2023

O interior de Pernambuco irá ganhar seu primeiro hospital-dia: o San Camilo, em construção na cidade de Arcoverde, distante 255 quilômetros do Recife. O empreendimento orçado em R$ 9 milhões terá financiamento do Banco do Nordeste (BNB) e deve ficar pronto no segundo semestre de 2024. O contrato de crédito foi assinado nesta segunda-feira, 20, no Recife. Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

O empreendimento é dos médicos e irmãos Breno e Thiago Siqueira Fernandes, naturais de Arcoverde e sócios no negócio. Eles apostam na alta demanda pelo modelo hospital dia, voltado para cirurgias de baixa e média complexidade que exigem internações breves, de no máximo dois dias, como as incluídas nas especialidades de cirurgia geral, vascular, oftalmológica, ginecológica, urológica e ortopédica, entre outras.

A expectativa é atender a população da região, que gira em torno de 600 mil pessoas, residentes num raio de 75 quilômetros de Arcoverde, município conhecido como o Portal do Sertão por ser o primeiro após a região do Agreste. “O nosso projeto terá capacidade de até triplicar a oferta de leitos e salas cirúrgicas que iremos oferecer na primeira fase. Ele irá evoluindo de acordo com a demanda do mercado. Podemos avançar em curto prazo, graças ao formato da construção”, diz o CEO do San Camilo, o cardiologista Breno Siqueira Fernandes. 

O San Camilo será construído em duas fases. A primeira, já iniciada conta com recursos do financiamento da linha FNE Saúde. Nesta primeira etapa terá um centro cirúrgico, com duas salas de cirurgia e seis leitos de observação; um centro próprio de esterilização e oito leitos para pacientes que precisam ficar internados por períodos acima de 12 horas e de 24 horas. Ela inclui ainda salas para atendimento ambulatorial de médicos que vão atuar em parceria com o hospital.

“Vamos ter equipamentos de ponta, com sistemas automatizados que irão facilitar a comunicação e a gestão hospitalar. Teremos um hospital tecnológico e humanizado, oferecendo um serviço de alta qualidade aos nossos pacientes”, afirma o CEO do San Camilo. 

O projeto do San Camilo foi idealizado junto com a MCA e Consultores Associados. A execução está a cargo da construtora CB Engenharia e já emprega muitos operários da construção civil, com previsão de término em agosto de 2024.

Segundo Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho, superintendente do BNB em Pernambuco, o empreendimento irá facilitar o acesso da população a serviços importantes com equipamentos modernos e baixo custo. “Além de ter um custo direto mais acessível, reduz custos indiretos como deslocamentos, hospedagem e despesas com acompanhamento de parentes. Outro impacto importante é a geração de negócios na região. O setor de saúde tem essa característica. Você tem a parte de diagnóstico de imagem, fornecimento de materiais e outros serviços atrelados que surgem ao redor desse tipo de equipamento. Essa atração de novos investimentos gera emprego e renda em uma região do interior do estado”, afirma.
 

TAGS
crédito fne saude