Voltar Banco do Nordeste apoia eventos da cadeia do turismo na capital e Brejo paraibano

Banco do Nordeste apoia eventos da cadeia do turismo na capital e Brejo paraibano
Crédito João Pessoa (PB), 26/04/2022

Instituição financeira oferta crédito a empresas do segmento para impulsionar atividades com recursos do FNE e Fungetur

Os setores de gastronomia e produção de destilados, integrados a redes de restaurantes e meios de hospedagem, contaram com o patrocínio do Banco do Nordeste para realização de eventos que alavancaram negócios para suas atividades na capital e no interior. O Areia Mostra Cachaça mobilizou, de 22 a 24 de abril, pelo menos 11 produtores de destilados e mais de 2 mil visitantes nos três dias do evento realizado no Brejo paraibano. A Paraíba Restaurant Week 2022, entre março e abril, movimentou restaurantes de João Pessoa e de Bananeiras, com a oferta de menus especiais para o público consumidor. Mais de 20 mil pessoas acessaram os serviços dos restaurantes envolvidos na programação.

Em Areia também ocorreu no início do mês o II Festival Gastronômico Sabores da Serra e o I Congresso Brasileiro de Ecogastronomia, momento de disseminação dos serviços do setor alimentício da região, reunindo os estudantes para destacar a sustentabilidade da cadeia produtiva por meio de apresentação de trabalhos científicos.

Os eventos patrocinados são oportunidades para o Banco do Nordeste ofertar aos empreendedores recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e, também, do Programa de Apoio ao Turismo Regional (Fungetur), estes disponibilizados pelo Ministério do Turismo e operados pelo BNB. Somente do FNE, são R$ 580 milhões disponíveis para investimentos em empreendimentos turísticos, aplicáveis em reformas, ampliações, modernizações ou capital de giro.

“O segmento do turismo, em especial vinculado à gastronomia e à produção de destilados, envolve desde produtores de alimentos e matéria-prima até empresários, que mantêm serviços e fábricas de bebidas. Trata-se de um nicho turístico importante e temos uma atenção especial ao interior, onde apoiamos a estruturação dessa cadeia produtiva por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter)”, ressalta o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste para a Paraíba, Izidro Barreiro.

TAGS
setores de turismo turismo