Voltar Banco do Nordeste premia micro e pequenas empresas de sucesso do Espírito Santo

Banco do Nordeste premia micro e pequenas empresas de sucesso do Espírito Santo
Microfinanças Nova Venécia (ES), 25/10/2021

O Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças está na 14ª edição; o Prêmio BNB de Agricultura Familiar, na sexta. Com eles, o Banco do Nordeste reconhece as iniciativas de sucesso entre seus clientes que obtiveram crédito com o Crediamigo (microcrédito urbano), o Agroamigo (microcrédito rural) e pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A seleção foi realizada em todos os estados nordestinos, no norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. A premiação dos vencedores capixabas será realizada nesta quarta-feira, 27, às 18h30, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Nova Venécia e Vila Pavão, em Nova Venécia.

Para as três categorias, foram selecionados clientes que se destacaram por investimentos em inovação e tecnologia - com reconhecimento pelo uso de métodos, equipamentos e processos inovadores, mecanização e automação; beneficiamento e comercialização - observando a agregação de valor aos produtos e melhorias nas condições de venda; e sustentabilidade - como reconhecimento às iniciativas que valorizem a exploração econômica com preservação do meio ambiente e/ou utilizem métodos agroecológicos de produção.

Em comum, os vencedores conseguiram obter melhorias na produtividade, aumento da capacidade de produção e, ainda, incrementar receitas com um melhor nível de gerenciamento dos empreendimentos. Avanços, no caso do Crediamigo, reconhecidos por uma comissão julgadora formada por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros-MG (ACI) e Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Para os empreendimentos rurais do Agroamigo e Agricultura familiar, a equipe do Banco do Nordeste contou com a colaboração de representantes da Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes) e Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca. (Seag). Clientes de vários municípios da área de atuação do BNB no Espírito Santo serão reconhecidos.

XIV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças

Crediamigo

• Empreendedorismo Sustentável: Valdir Gabriel dos Santos, de São Mateus
• Produção e Comercialização: Cirlene Werneck, de Nova Venécia
• Inovação e Tecnologia: Gilma Cristina Milanezi, de Colatina

Agroamigo

• Beneficiamento e Comercialização: Edna de Oliveira Barbosa Gomes, de Pinheiros
• Inovação e Tecnologia: Raquel Oliosi Lima, de Nova Venécia

VI Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar

• Inovação e Tecnologia: Sebastião Bejamim Pagoto, de Linhares
• Beneficiamento e Comercialização: Roberto Magiero, de Linhares
• Sustentabilidade: Edmundo Gonçalves Pereira, de Nova Venécia

TAGS
crediamigo agroamigo agricultura familiar prêmio banco do nordeste de agricultura familiar espírito santo