Voltar Banco do Nordeste premia trajetórias de empreendedores no Ceará que inovaram em governança e sustentabilidade

Banco do Nordeste premia trajetórias de empreendedores no Ceará que inovaram em governança e sustentabilidade
Institucional Fortaleza (CE), 09/12/2022

As experiências de sucesso de microempreendedores urbanos e produtores rurais do Ceará em 2022 receberam, nesta quinta-feira, 08, um reconhecimento do Banco do Nordeste (BNB) pelos resultados e impactos em suas comunidades. O XV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e o VII Prêmio Banco do Nordeste Agricultura Familiar foram entregues no Auditório da Superintendência do Banco a empreendedores da Região Metropolitana de Fortaleza e cidades do interior.

São casos que servem de exemplo para outros empreendimentos, como a iniciativa de Pedro José do Nascimento Ribeiro, que utiliza seu ofício de artesão para retirar jovens do mundo das drogas e ensinar uma atividade profissional. O criador do Projeto Emanuel produz arte com sobras de madeiras que seriam descartadas por serrarias. “Nós oferecemos terapia ocupacional a 12 internos que ficam conosco por nove meses. Eles aprendem a fazer artesanato, cuidar de animais e trabalhar com material reciclado. São jovens com idade entre 20 e 50 anos”, explica Pedro. O cliente do Crediamigo em Pacatuba foi premiado na categoria Empreendedorismo Sustentável. Os outros premiados são de Boa Viagem, Caucaia, Crateús, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Russas, São Benedito e Tauá.

No Prêmio de Microfinanças, o Banco contempla três clientes do Crediamigo e três clientes do Agroamigo. Outros três clientes recebem o Prêmio de Agricultura Familiar. Os vencedores foram eleitos com base em critérios como expansão e lucratividade dos negócios, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento. “No momento que nós fazemos essa premiação, estamos estimulando os demais empreendedores às mesmas boas práticas que esses agraciados faziam. São, basicamente, a melhoria da competitividade, da comercialização e do respeito ao meio ambiente. Se todos buscarem essa eficiência, a sociedade vai ganhar porque haverá aumento de produtividade, trabalho, renda, consumo e a geração de mais desenvolvimento para todo o estado do Ceará”, afirma o presidente do BNB, José Gomes da Costa.

Conheça os vencedores pelo Crediamigo
Pedro José do Nascimento Ribeiro, de Pacatuba, utiliza seu ofício de artesão para retirar jovens do mundo das drogas e ensinar uma atividade profissional. Ganhou na categoria Sustentabilidade.
Lindemberg Ferreira da Silva, proprietário e barbeiro na Barbearia Ferreira, em Caucaia, ganhou na categoria Inovação e Tecnologia.
Raquel Barros Rodrigues, de Tauá, ganhou na categoria “Produção e Comercialização” com a gestão inovadora de sua lanchonete e doceria durante o isolamento social.

Conheça os vencedores pelo Agroamigo
José Humberto Gomes do Nascimento, de Crateús, vencedor na categoria “Beneficiamento e Comercialização”, modificou sua produção de mel com investimento em melhoramento genético de abelhas e extração mecânica.
Edson Barbosa de Araújo produz frutas e hortaliças em São Benedito. O investimento em energia e irrigação garantiram o primeiro lugar na categoria “Inovação e Tecnologia”. 
Janildo de Souza Freitas, de Russas, ganhou na categoria “Sustentabilidade”. Ele e a família vivem da produção de caju e mandioca, que são cultivadas com inseticidas orgânicos produzidos na própria fazenda.

Conheça os vencedores da Agricultura Familiar
Algaci Abreu de Mesquita, de Boa Viagem, venceu a categoria “Beneficiamento e Comercialização” com sua produção orgânica de mel e a forma de divulgar seus produtos em eventos.
Antônio Ramalho Cabó Junior, de Limoeiro do Norte, venceu na categoria “Inovação e Tecnologia” por apresentar a implantação de ordenha mecânica, a inseminação artificial das vacas, a mecanização agrícola do preparo do solo à colheita e o acompanhamento da produção da propriedade por meio de aplicativos. 
Josimar Fernandes de Queiroz, de Jaguaribe, ganhou na categoria “Sustentabilidade” por aumentar a produtividade com um modelo aproveitamento dos recursos gerados na propriedade.  

Comissão julgadora
Todos os casos indicados para os prêmios foram avaliados por uma comissão julgadora formada por integrantes de entidades parceiras e sem interferência do Banco do Nordeste. Os jurados foram representantes de entidades como Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Centro Fashion de Fortaleza, Sebrae e Sala do Empreendedor da Assembleia Legislativa do Ceará.

TAGS
produtores rurais prêmio microempreendedores agricultura familiar