Voltar Banco do Nordeste promove exposição com artistas alagoanos em meio às comemorações dos 70 anos da instituição

Banco do Nordeste promove exposição com artistas alagoanos em meio às comemorações dos 70 anos da instituição
Cultura Maceió (AL), 26/09/2022

O Banco do Nordeste promove, a partir do dia 28, a exposição Coleção Alagoas: Novas Aquisições, com obras de 15 artistas alagoanos e curadoria local de Flora Uchoa. A mostra acontece na Galeria Gama até 30 de outubro e expõe criações recém-adquiridas pelo BNB para integrar o acervo de seu Centro Cultural. A ação está inserida em um circuito que vem sendo realizado em todos os estados de atuação do Banco e faz parte da programação de comemoração dos 70 anos da instituição, completos no dia 19 julho. 

Segundo a consultora do Centro Cultural Banco do Nordeste, Jacqueline Medeiros, “a história do BNB se relaciona com os caminhos da arte nordestina e, por consequência, com a criação do Nordeste, tanto no sentido geográfico quanto cultural. Investir na aquisição de obras de arte nordestinas é uma demonstração de fomento direto à produção artística e à construção de uma narrativa sobre a arte brasileira”. O acervo geral da instituição é composto por 1.210 peças de arte, 85% delas de autores regionais.

Jacqueline, que também assina a curadoria da exposição, ressalta que nessa ação foram adquiridas obras de Amanda Bambu, Candice Japiassu, Celso Brandão, Dalton Costa, Eva Le Campion, Frederico Binatti, Gabi Coêlho, Geoneide Brandão, Jhonyson Nobre, Joaquim Prado, Yasmin Falcão, Maria Amélia, Pedro Caetano, Petrônio e Vieira, com pinturas, esculturas e fotografias.  Já fazem parte do acervo Banco do Nordeste artistas alagoanos como Satyro Marques e Jonathas de Andrade.

Ela acrescenta que o acervo está catalogado em sistema, seguindo as normas museológicas. As obras de arte que não estão em exibição, encontram-se acondicionadas em uma reserva, mantendo-se todas as exigências de conservação, armazenamento e segurança.

Banco do Nordeste Cultural

O Banco do Nordeste Cultural é uma estratégia voltada ao fortalecimento das cadeias produtivas da cultura visando à ampliação e disponibilização de ações culturais em todos os estados da área de atuação do Banco, envolvendo os Centros Culturais da instituição, patrocínio a projetos do segmento, crédito para as empresas que movimentam o setor, entre outros direcionamentos.

Como parte cultural da programação dos 70 anos do BNB, estão acontecendo, além das exposições, atividades ligadas à cultura em 70 municípios da área de atuação do Banco, realização do projeto Galerias Urbanas em 60 cidades da região, e apresentações especiais nos Centros Culturais, localizados em Fortaleza (CE), Cariri (CE) e Souza (PB).

Serviço

Coleção Banco do Nordeste - Alagoas: Novas Aquisições

28.09.2022 - 9h

Galeria Gama (Av. Luiz Ramalho de Castro, 899, Jatiúca, Maceió – AL).

TAGS
ccbnb