Voltar BNB e ONG internacional planejam levar água potável a 100 mil famílias em 2023

BNB e ONG internacional planejam levar água potável a 100 mil famílias em 2023
Sustentabilidade Fortaleza (CE), 17/03/2023

Uma parceria entre o Banco do Nordeste (BNB) e a ONG americana Water Org deve levar, em 2023, água potável e saneamento básico para mais de 100 mil famílias que residem na área de atuação do banco. No ano passado, foram destinados R$ 92 milhões para essa finalidade, e a instituição financeira prevê volume de financiamentos três vezes maior neste ano.

Disponibilizados por meio da linha de crédito Agroamigo Água, os recursos podem ser empregados na construção de cacimbas, cisternas e poços e para aquisição de bombas d'água. Também são utilizados para compra de filtros domésticos, caixas d'água e encanamento para residências ou irrigação.

Entre as vantagens dos financiamentos por meio do Agroamigo Água estão as taxas de juros subsidiadas de 0,5% ao ano e o desconto de 40% nas parcelas se o pagamento for realizado em dia.

“A água potável, que pode parecer algo simples e comum para quem mora nas cidades, ainda é um recurso raro para muitas famílias da zona rural. Por isso, estamos empenhados em ajudar nossa população a ter água encanada em casa. Além da ampliação dos recursos, estamos investindo em capacitação de nossas equipes, com a parceria da Water.Org, para levar esse crédito tão importante a todos os municípios que atendemos”, afirma o presidente do BNB, José Gomes da Costa.

O executivo lembra que Água potável e Saneamento é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) associados à Estratégia ASG do Banco do Nordeste.

Reuso
Além de financiar sistemas de abastecimento, a linha do Banco do Nordeste também busca incentivar o reuso de água para agricultores familiares. Dessa forma, o recurso hídrico que é utilizado na residência pode ser reaproveitado em hortas. Para isso, o BNB e a ONG firmaram acordo de cooperação técnica que viabiliza a partilha de conhecimento entre essas duas instituições em prol do acesso universal à água. 

Desde o início da parceria, firmada em 2020, mais de R$ 197 milhões foram aplicados na melhora da estrutura hídrica rural, beneficiando cerca de 296 mil pessoas. Além disso, foram realizadas 2,6 mil capacitações para aprimoramento da utilização deste recurso tão primordial.

TAGS
parceria agroamigo água