Voltar BNB e prefeitura de São Cristóvão lançam livro Patrimônios do Brasil

BNB e prefeitura de São Cristóvão lançam livro Patrimônios do Brasil
Cultura Aracaju (SE), 28/12/2022

O Banco do Nordeste e a prefeitura de São Cristóvão fizeram o lançamento do livro Patrimônios do Brasil, nesta terça-feira (27), no salão do Paço Municipal. O guia bilíngue (português/inglês) de todos os 16 patrimônios culturais do Brasil, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarados como bens de interesse mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
 
Patrocinado pelo BNB, o livro apresenta a Praça São Francisco, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em agosto de 2010. A Praça é apresentada em textos do historiador Thiago Fragata e dez fotos de Adilson Andrade.
 

“O lugar mais importante que a gente tem é o lugar onde está nossa família e nossos amigos. E a gente quer que esse lugar seja o melhor lugar do mundo. Imagina a importância de o mundo perceber que, em Sergipe, existe um lugar que você precisa conhecer. Agora esse conhecimento chega em um catálogo bilíngue”, explicou o historiador Thiago Fragata.
 
Com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto foi elaborado pela editora Lucca Cultura e Tecnologia, de Belo Horizonte (MG). O livro apresenta as características dos conjuntos urbanísticos, seus detalhes e riquezas intrínsecas.

“A preservação da História requer a atenção de todos, por isso o Banco do Nordeste patrocina este projeto tão importante, que eterniza o valor da Praça São Francisco para os moradores de São Cristóvão e divulga o destino para turistas. A Praça é um verdadeiro ponto de encontro para quem visita a quarta cidade mais antiga do país”, declarou o superintendente estadual do BNB, César Santana.
 
Tombamento
 
A Praça São Francisco é um assentamento urbano que funde padrões de ocupação do solo seguidos por Portugal e as normas definidas para urbes estabelecidas pela Espanha. Vários edifícios históricos da cidade de São Cristóvão são tombados individualmente pelo Iphan, entre 1941 e 1942, como a Igreja e Convento de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, o Conjunto Carmelita, a Igreja de Nosso Senhor dos Passos e o sobrado de Balcão Corrido da Praça da Matriz, entre outros exemplares da arquitetura civil e religiosa. Em 1967, o conjunto urbano de São Cristóvão foi tombado.

TAGS
lançamento livro patrocínio