Voltar BNB patrocina projeto para crianças e adolescentes de Simão Dias

BNB patrocina projeto para crianças e adolescentes de Simão Dias
Sustentabilidade Aracaju (SE), 11/04/2022

Crianças e adolescentes são beneficiados pelo projeto “Reca - Musicalidade e Cidadania”, desenvolvido pela Associação de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Adeca), no município de Simão Dias, no Centro-Sul do estado. Com atendimento a 900 alunos por ano, o projeto foi contemplado pelo edital do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA), organizado pelo Banco do Nordeste.

O objetivo do projeto é oferecer acesso à cultura, lazer e profissionalização a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Dentre as atividades ofertadas, estão oficinas de esportes, voz e violão, teclado, fanfarra, instrumentos de sopro, informática básica e avançada, letramento infantil, dança, curso básico de empreendedorismo e educação financeira, capoeira e história quilombola, além de cursos básicos de desenho e de introdução à programação.

“Atuamos no município há quase 20 anos e desde o princípio tivemos boa aceitação da população. Com o apoio do FIA, por meio do Banco do Nordeste, atingimos um número cada vez maior de alunos, o que gera um impacto muito positivo na vida das crianças que, sem o projeto, não teriam acesso à cultura”, afirma o presidente da Adeca, Raimundo dos Anjos.­

Graças à parceria com a secretaria municipal da saúde de Simão Dias, também é oferecido de forma gratuita atendimento médico-odontológico aos beneficiários do projeto. E outro convênio permite a prática de estágios de formação cidadã, com apoio pedagógico e de ensino no Centro Universitário Ages, localizado a 9 km, no município baiano de Paripiranga.

Segundo dados do Sistema Único de Assistência Social (2021), o município de Simão Dias possui 15.710 famílias beneficiárias do Bolsa Família, que equivalem a 39% da população local e representam o público-alvo do projeto. Na edição de 2022, a Adeca pretende realizar entrevistas com pais, instrutores e crianças para analisar o impacto do projeto na vida das famílias favorecidas, além de acompanhar o rendimento e a frequência escolar dos participantes a cada trimestre do ano letivo.

Ativa há 17 anos, a Adeca recebeu o título de Utilidade Pública Federal em 2015. A associação pretende expandir a área de atuação para comunidades rurais e quilombolas do município de Simão Dias.

Editais sociais

O Banco do Nordeste patrocina projetos sociais, esportivos e da saúde por meio de editais sociais lançados anualmente, entre os meses de outubro e novembro. Podem participar instituições dos nove estados nordestinos e do Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os projetos devem ter por objetivo reduzir desigualdades sociais, fomentar educação, cidadania e proteger crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de risco e vulnerabilidade social. Mais informações sobre os editais anteriores no portal do BNB.