Voltar BNB premia microempreendedores de Pernambuco por iniciativas de sucesso no campo e nas cidades

BNB premia microempreendedores de Pernambuco por iniciativas de sucesso no campo e nas cidades
Resultados Recife (PE), 02/12/2022

Nove microempreendedores urbanos e produtores rurais de Pernambuco que montaram negócios transformadores em 2022 receberam, nesta sexta-feira, 02, um reconhecimento do Banco do Nordeste (BNB) pelos resultados e impactos em suas comunidades. O XV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e o VII Prêmio Banco do Nordeste Agricultura Familiar foram entregues no Auditório da Superintendência do Banco, às 9h.

Cada uma das categorias do prêmio BNB de Microfinanças contemplou dois clientes de destaque, sendo um do programa Crediamigo e outro do Agroamigo. Os desempenhos foram reconhecidos em “Inovação e tecnologia”, “Produção e comercialização” e “Empreendedorismo sustentável” para clientes do microcrédito urbano e em “Inovação e tecnologia”, “Beneficiamento e comercialização” e “Sustentabilidade”, para rural.

Os vencedores foram eleitos com base em critérios como expansão e lucratividade dos negócios, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento. 

No prêmio para Agricultura Familiar, os três clientes contemplados demonstraram ser referência nas categorias “Inovação e tecnologia”, “Beneficiamento e comercialização” e “Sustentabilidade”. Os vencedores dessa premiação foram escolhidos obedecendo critérios como melhoria da produtividade, aumento da capacidade produtiva, ampliação de políticas de comercialização, destaque em aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento.

O superintendente do BNB em Pernambuco, Pedro Ermírio, ressalta a importância da premiação como reconhecimento a empreendimentos apoiados pelo Banco, com excelência de gestão, inovadores, e sustentáveis, que proporcionam melhoria na qualidade de vida das famílias pernambucanas.

Histórias de sucesso do Agroamigo
Elivagne Marques de Arruda, de Serra Talhada, é cliente Agroamigo desde 2015, quando iniciou a criação de ovinos, com os recursos do financiamento. Atualmente, sua criação de ovinos e caprinos alimenta outras atividades em sua propriedade. O beneficiamento e a fabricação de artigos de couro como sandálias, chapéus, bolsas, gibões, celas de montaria, entre outros, estão gerando cinco empregos diretos, levando ao desenvolvimento econômico e social da sua família, com impactos econômicos na comunidade. Durante a pandemia, Elivagne passou a adotar práticas de melhorias a fim de dar continuidade a comercialização dos animais. Por meio de uma “Feira de Negócios” em sua propriedade, com adoção de todas as exigências sanitárias, o cliente conseguiu dar visibilidade e importância à caprinovinocultura e ganhou a categoria “Inovação e Tecnologia”.

Vencedora da categoria “Beneficiamento e Comercialização”, Evanise Nunes Lopes, é cliente do Agroamigo desde 2008, em Sertânia. O financiamento de matrizes caprinas permitiu a venda de leite para gerar renda para a família. Depois, Evanise decidiu beneficiar o produto e vendê-lo como queijo, aumentando em 80% a receita da propriedade. A mudança de perspectiva no negócio fez com que a família passasse a comercializar seus produtos nos municípios vizinhos diretamente ao consumidor final. A família também desenvolve o cultivo de frutas para complementar a renda. Hoje, grande parte da produção é direcionada a programas de aquisição de alimentos no município, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O produtor Antônio José Edson, vencedor da categoria “Sustentabilidade”, começou sua história com o Agroamigo em 2017, em Santa Cruz do Capibaribe, com investimento em pecuária. No entanto, o cliente visualizou a oportunidade de melhoria de vida de sua família e dos vizinhos através do cultivo de café orgânico. Para isso, investiu em utilização otimizada de recursos hídricos e no beneficiamento do café. Atualmente a produção de Antônio é comercializada em feiras de produtos orgânicos da região, o que lhe possibilita destaque na promoção do produto e maiores possibilidades de crescimento.

Histórias de sucesso da Agricultura Familiar 
O investimento em geração de energia e a adoção de softwares para acompanhar as atividades de bovinocultura de leite semi-intensiva renderam o prêmio na categoria “Inovação” a Ike Pessoa Luna, de Ouricuri, que acessa crédito Pronaf desde 2009. As mudanças foram acompanhadas por capacitações no Sebrae e a produção teve um salto significativo. O crédito permitiu a autonomia na geração de energia para bombear água para o consumo dos animais e a aquisição de um trator. Os custos caíram e foi possível reinvestir no negócio para crescer cada vez mais com baixo risco.

Na propriedade de Francisco Mendes da Silva, em Ouricuri, a cama das aves criadas para corte serve de fertilizante na agricultura, assim os estercos e outros compostos orgânicos. Tudo isso faz com fertilizantes químicos tenham cada vez menos espaço nas culturas agrícolas. Delas, saem o feijão e a mandioca para consumo da família, para alimentar as vacas leiteiras e, também, para comercialização. Essas práticas renderam ao produtor o prêmio na categoria “Sustentabilidade”. O cliente do Pronaf possui uma granja de pressão negativa totalmente automatizada para a preservação da saúde das aves e garantia do bem-estar animal.

A categoria “Beneficiamento e Comercialização” foi vencida por Francisco Edilson Pedrozo Junior, de São Bento do Una, onde começou um investimento em 2003 e hoje distribui queijo para toda a região onde mora. A atividade inicial de bovinocultura de leite deixou de ser a principal fonte da família quando o microempreendedor decidiu investir na mecanização da ordenha para aumentar a produção e transformar o leite em queijo, aumentando o valor agregado. Seu produto artesanal chamou atenção dos consumidores e fez a família do produtor mudar sua realidade.

Histórias de sucesso do Crediamigo
José Carlos Souza dos Santos iniciou a atividade comercial em sua residência, em Recife, fornecendo banho e tosa em pets. A paixão pelos animais fez com que ele iniciasse o movimento “Adoção Responsável”, que estimula a criação de um elo entre o tutor e o animal que está sendo adotado. A ação envolve pessoas de várias idades promovendo pequenos cuidados com os animais e orientações para as crianças que resultam em maior segurança com o trato animal, controle de castração e cuidado com o meio ambiente, pela distribuição de sacolas ecológicas para coleta dos dejetos animais. O exemplo está sendo premiado na categoria “Sustentabilidade”.

A categoria “Inovação Tecnológica” foi vencida por Jefferson José do Nascimento, que montou sua barbearia em Carpina. Em 2020, ingressou no Crediamigo através de um grupo solidário para investir em produtos, obtendo um retorno imediato. Após o primeiro investimento fixo, trocou maquinários, móveis, fez uma pequena reforma e climatizou sua barbearia. O negócio ganhou um novo espaço mais amplo e moderno. “Sinto me realizado com o meu empreendimento e o apoio do Crediamigo. Mudamos de vida, não sou mais empregado! Agora eu sou patrão, graças a Deus, a minha família e ao Crediamigo que acreditaram em mim", informa Jefferson.

A cliente Gabriela de Sousa Mourato, de Serra Talhada, vencedora na categoria “Produção e Comercialização”, iniciou sua atividade com vendas ambulantes de produtos alimentícios, no centro da cidade. O comércio transformou sua realidade, mas foi o investimento do Crediamigo na própria fabricação de bolos e tortas que fez com que ela pudesse ampliar sua atuação. Sua confeitaria foi sendo aperfeiçoada por curso que ela frequentou, a avaliação de seus clientes e a coragem de crescer.

Comissão julgadora
Os clientes do Crediamigo foram selecionados por uma banca composta por representantes dos Sindicatos dos empreendedores, da Câmara de Lojistas, dos Serviços de apoio às Micro e Pequenas Empresas e integrantes da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste. Dentre as entidades julgadoras estão Sebrae, Fecomércio, CDL e Classe de empreendedores do Sertão do São Francisco.

Os premiados em agricultura familiar e Agroamigo receberam votos de representantes da Secretaria de Agricultura do Estado, Órgão Público Estadual de Prestação de Ater, Federação Estadual Sindical de Agricultura Familiar e integrantes da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste, IPA, Incra, Sebrae e Fetape.
 

TAGS
crediamigo agroamigo microempreendedores agricultura familiar microfinança