BNB recebe bancos de desenvolvimento da América Latina para definir agenda estratégica para os próximos anos
BNB recebe bancos de desenvolvimento da América Latina para definir agenda estratégica para os próximos anos
“Tenho plena convicção de que juntos construiremos um futuro melhor para os nossos países e para toda a região”. A declaração é do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara na abertura da 54ª Reunião Anual da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide), realizada na sede do BNB, em Fortaleza (CE). O encontro teve início nesta quarta-feira, 15, e segue até sexta-feira.
Paulo Câmara preside a edição da reunião e recebeu o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, o secretário-geral da Alide Edgardo Álvarez e o governador do Ceará, Elmano de Freitas na primeira sessão plenária do evento.
“O tema central desta reunião, ‘O financiamento do desenvolvimento face aos atuais desafios globais’, é de extrema relevância para o momento que vivemos. Em um contexto internacional marcado por incertezas e instabilidades, torna-se ainda mais relevante que as instituições financeiras de desenvolvimento unam forças e busquem soluções inovadoras para superarmos os obstáculos e construirmos um futuro mais próspero para nossos povos”, afirmou o presidente do Banco do Nordeste.
Aloizio Mercadante apresentou o tema central do encontro e ressaltou a importância da Alide no combate às adversidades provocadas pelas alterações climáticas, na industrialização da região e descarbonização da agricultura. “Estamos diante de grandes transformações, em que os bancos de desenvolvimento cumprem e vão cumprir cada vez mais um papel destacado e decisivo na relação entre estado e mercado, por sua capacidade de formular políticas públicas e atuar em um cenário de desafios e oportunidades”, convocou.
O governador Elmano de Freitas destacou inciativas financiadas por bancos de desenvolvimento no Ceará, especialmente pelo Banco do Nordeste. “Esforços colaborativos são fundamentais para transformar incentivos em realidade. O desenvolvimento sustentável requer a participação de todos os setores. Há um povo lá fora sedento por justiça, por conviver com a natureza de maneira justa, equilibrada e com qualidade de vida”, declarou.
Painéis
A programação do primeiro dia de encontro contou com os painéis “Ampliando o financiamento sustentável na América Latina e no Caribe” e “Inclusão financeira das mulheres: bancos públicos de desenvolvimento como catalisadores”. Executivos de diversos países dialogaram sobre os temas e compartilharam boas práticas, na busca de soluções coletivas.
Outros assuntos abordados em painéis foram “Coalizão verde de bancos públicos de desenvolvimento para a região amazônica: desde Belém até Belém” e “Investimentos na América Latina: Desbloqueando oportunidades para a Índia”.
Reunião anual da Alide
Mais de 250 pessoas de 26 países estão participando da reunião anual da Alide, que segue até sexta-feira, dia 17. A programação completa está disponível no site do encontro. O evento anual está em sua 54ª edição e é uma iniciativa da Alide, com apoio do BNB, BNDES, Governo do Ceará e Entrepay.