Voltar CCBNB traz programação de atividades infantis virtuais na Semana da Criança

CCBNB traz programação de atividades infantis virtuais na Semana da Criança
Cultura Fortaleza (CE), 13/10/2021

Fortaleza (CE), 13 de outubro de 2021 - Na semana em que se comemora o Dia da Criança, o Centro Cultural Banco do Nordeste reservou intensa programação infantil, com contação de histórias, literatura e teatro. As atividades podem ser conferidas virtualmente, no canal do equipamento no Youtube, no endereço youtube.com/centroculturalbancodonordeste.

Nesta quinta-feira, 14 de outubro, a partir das 16h, Tâmara Bezerra (Fortaleza - CE) apresenta uma divertida sessão de histórias, que reúne contos tradicionais da literatura oral do Brasil. Todas as narrativas trazem como personagem de destaque um bicho com casco, como tartarugas, cágados e jabutis. Eles surgem de forma surpreendente e bem humorada. O título da sessão também homenageia o grande pesquisador da oralidade brasileira Câmara Cascudo, fazendo um trocadilho com seu nome.

Ainda no mesmo dia, haverá mais contação de histórias. Desta vez, com Patrícia Adjokè (Fortaleza - CE), que contará os "Cantos e Encantos de Adjokè e as Palavras que Atravessaram o Mar", às 18h. São narrativas literárias nas quais se compreende a ancestralidade africana aflorada pelo som de instrumentos como agogô, berimbau, cuíca e zabumba. "Assim como o tambor acessa nossa sensibilidade ancestral, a literatura nos possibilita acessar a nossa essência negra. Quando comemos cuscuz, acarajé, canjica, farofa, quindim, fubá, munguzá, caruru, pamonha, pipoca, rapadura, vatapá, delícias, sabores da gastronomia que enchem a panela cearense, quitutes que receberam nomes africanos e na maioria das vezes não percebemos; mesmo quando evitamos bafafá, fuxico e pedimos dengo, estamos africanizados e não percebemos", afirma.

Na sexta-feira, 15, "Uma Chuáá em movimento" é a contação de Vânia Rodrigues (Fortaleza - CE), a partir das 16h.  Chuáá é um clown que conta histórias e que utiliza a linguagem do corpo, do som, e a interatividade com o público, como auxílio para narrar seus contos. Neste trabalho, as histórias tratam de maneira interativa de assuntos sobre a natureza, as relações, os valores culturais e a força interior.

Em seguida, às 18h, o Projeto Culturando a Arte Circense (Fortaleza - CE) apresenta "Meu Pedacinho de Chão", um espetáculo de variedade circense, ambientado na misticidade de lugares e seres do imaginário infantil. A peça conta um dia no cotidiano de um lugarejo que tem sua rotina sabotada por um morador que se transforma em um vilão. Ele transforma todo o ambiente de harmonia, zelo e prosperidade, em um caos de sujeira e destruição. Ao perceber toda situação, os habitantes correm em busca de uma solução para restabelecer o ambiente, fortalecendo a preservação e o cuidado.

No domingo, às 16h, as crianças poderão conferir as narrativas de "Ngundia - saberes, sabores e algumas histórias", contadas por Zwanga Nyack (Fortaleza - CE). O trabalho compartilha saberes africanos ancestrais a respeito dos alimentos que estão presentes no cotidiano, como o milho branco, farofa, mel e pipoca.

 

Dia 14, quinta-feira

Literatura

16h - Histórias Cascudas

Tâmara Bezerra (Fortaleza - CE)

Criança e Arte - Contação de Histórias

18h - Cantos e Encantos de Adjokè e as Palavras que Atravessaram o Mar

Patrícia Adjokè (Fortaleza - CE)

Troca de Ideias

20h - Primavera do Cinema Paraibano: Estrangeiro

Edson Lemos Akatoy (João Pessoa - PB)

 

Dia 15, sexta-feira

Criança e Arte - Contação de Histórias

16h – Uma Chuáá em movimento

Vânia Rodrigues (Fortaleza - CE)

Artes Cênicas - Teatro

18h - Meu Pedacinho de Chão

Projeto Culturando a Arte Circense (Fortaleza - CE)

Artes Visuais - Exposições

20h - Desenvisibilização de um ser

I N D J A (Juazeiro do Norte - CE)

 

Dia 16, sábado

Música Instrumental

16h - Música Brasileira

Quarteto de Saxofones da FELC (Uiraúna - PB)

18h - Jazz em Cena - Spectrum: Tributo a Billy Cobham

David Krebs (Alemanha)

Música Vocal

20h - Na trilha do vinil

Abidoral Jamacaru (Crato - CE)

20h30 - Kaê Guajajara

Kaê Guajajara (Mirinzal - MA)


Dia 17, domingo

Criança e Arte - Contação de Histórias

16h - Ngundia - saberes, sabores e algumas histórias

Zwanga Nyack (Fortaleza - CE)

Artes Cênicas - Teatro

18h - Meu lugar está morrendo e com ele vou junto

Ludmila da Mata (João Pessoa - PB)

Cinema - Longametragem

20h - Puerpério: por um cinema de pôr-para-fora

Luciana Oliveira (SE/SE)

TAGS
ccbnb programação programação virtual