Voltar Crédito do Banco do Nordeste para cacauicultura cresce 270% em seis anos

Crédito do Banco do Nordeste para cacauicultura cresce 270% em seis anos
Resultados Fortaleza (CE), 29/03/2023

Produtores de cacau instalados na área de atuação do Banco do Nordeste (BNB) contrataram, em 2022, cerca de R$ 76,8 milhões. Os valores do último ano seguem um crescimento constante de demanda do setor por recursos que vem sendo registrado desde 2017 com alta média anual de 33% nas contratações. No acumulado dos seis anos, já são 270% de aumento.

Os pequenos produtores foram os que mais aumentaram os pedidos de crédito e respondem por cerca de 65% de todo o crédito contratado para a atividade de cacauicultura. Apesar de os produtores da Bahia concentrarem quase todas as contratações no período, outros estados da área de atuação do BNB vêm apresentando aumento nesse tipo de atividade, como Ceará, Maranhão, Sergipe, Piauí, Minas Gerais e Espírito Santo.

Paralelo ao aumento no crédito para produtores, os últimos seis anos também representaram crescimento no recebimento de cacau pelas indústrias do setor. Segundo dados da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), as empresas associadas receberam, em 2017, cerca de 150 mil toneladas de cacau para processamento. Em 2022, esse número superou 200 mil toneladas.

Segundo a presidente da AIPC, Anna Paula Losi, cerca de 90% a 95% da produção nacional é adquirida pela indústria de processamento. Por isso, houve, nos últimos anos, um trabalho das entidades representativas para estimular a utilização de crédito para financiar a produção nacional. “Estamos vendo aos poucos que o produtor está investindo para melhorar sua produção ou para fazer renovação das áreas”, afirma. 

Para o presidente do BNB, José Gomes da Costa, a Instituição está incentivando o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau para ampliar a geração de emprego e renda nessa cultura. “O plantio de cacau é tradicional e uma parte importante do agronegócio na Bahia, mas queremos estimular também em outros estados. É uma atividade que gera emprego de formas direta e indireta em todo o país”, afirma o executivo. Estimativas da AIPC apontam que a cadeia do cacau gera mais de 200 mil postos de trabalho no Brasil.

Outro estímulo importante ao setor foi a liquidação ou repactuação de 482 operações de crédito com produtores de cacau que tiveram prejuízo com a praga “vassoura de bruxa”. A liquidação dos contratos teve descontos de até 90%, a depender do porte do empreendimento. Já a repactuação implicou em bônus de até 50% nas parcelas. Esse benefício impactou na regularização de quase R$ 60 milhões em financiamento pelo Banco do Nordeste obedecendo o artigo 6º da Lei 14.166/21. A medida ajudou na revitalização e fortalecimento da cultura no País.

TAGS
crédito cacauicultura