Voltar Crescem aplicações do Banco do Nordeste em projetos de inovação rural em Alagoas

Crescem aplicações do Banco do Nordeste em projetos de inovação rural em Alagoas
Crédito Maceió (AL), 02/01/2023

O crédito destinado a projetos de inovação no meio rural contratado pelo Banco do Nordeste com produtores alagoanos somou R$ 10,8 milhões em 2022, considerando contratações até novembro. O valor é cerca de sete vezes maior que o financiado no mesmo período do ano passado para essa finalidade.

Por meio da linha FNE Inovação, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o BNB vem apoiando a modernização no campo com a introdução de equipamentos e serviços de agricultura de precisão, de sistemas para geração e distribuição de energia obtida a partir de fontes renováveis, de tecnologia para rastreabilidade de lavouras e animais, dentre outras destinações.

O incremento dos investimentos aponta para o desenvolvimento do setor rural no estado, que já vem dando mostras de crescimento na participação do Produto Interno Bruto (PIB) alagoano e procura cada vez mais investir em qualidade, aumento de produtividade e de competitividade, tanto na agricultura, como na pecuária, avalia o superintendente estadual do BNB, Sidinei Reis.

O superintendente estadual destaca as condições diferenciadas do FNE Inovação para miniprodutores rurais e para produtores enquadrados no porte pequeno-médio, que podem utilizar recursos do FNE em até 100% do projeto. Já os prazos de pagamento podem chegar até 15 anos.

Agricultura de precisão

O produtor Afrânio Raposo Tenório atua há 40 anos na produção de cana-de-açúcar e na pecuária de corte e, recentemente, contratou o crédito do BNB destinado à inovação. Com propriedades nos municípios de Jacuípe, Murici e Atalaia, ele destinou os recursos para aquisição de um drone utilizado na chamada agricultura de precisão.

O equipamento vai possibilitar a pulverização de vários hectares em minutos, com maior eficiência na distribuição dos insumos do que a obtida pelo método tradicional. O drone resultará em alto rendimento pois possui sistema de radar que reduz os pontos cegos oriundos de irregularidades do terreno. Além disso, os dados coletados com os voos podem ser utilizados para melhorar ainda mais a performance nas próximas aplicações.

Segundo Afrânio Raposo Tenório, a ideia da compra do drone surgiu pela necessidade de se ter uma aeronave de pulverização à disposição, pois era muito difícil conseguir tal equipamento naquela região, quando precisassem. “O drone foi um dos melhores investimentos que nós fizemos. Com isso, baixamos muito o custo das aplicações de defensivos agrícolas, como pulverizações de fertilizantes foliares, herbicidas e inseticida para controle das pragas no tempo certo, fazendo com que nós tivéssemos um ganho na produtividade e ao mesmo tempo evitássemos o desperdício de produtos e a exposição dos nossos colaboradores aos agrotóxicos”, afirma.

Para o produtor, a escolha da linha FNE Inovação do BNB se deu pela “melhor taxa de juros no mercado, o que faz com que o produtor rural tenha o melhor custo benefício”. O crédito do Banco do Nordeste também já foi utilizado para instalação de uma usina de energia solar na propriedade, com o intuito de diminuir os custos com irrigação, e para aquisição de trator para renovação da frota.
 

TAGS
fne inovação crédito rural setor rural fne inovação