Voltar Empresa capixaba investe em energia termelétrica com crédito do BNB para fomento à inovação

Empresa capixaba investe em energia termelétrica com crédito do BNB para fomento à inovação
Crédito Montes Claros (MG), 03/05/2022

A empresa capixaba Imetame Energia vai ampliar suas atividades de geração de energia termelétrica. O grupo, sediado em Aracruz e com negócios em diversos estados, investiu aproximadamente R$ 140 milhões, com recursos do Banco do Nordeste para fomento à inovação, e vai aumentar em mais de quatro vezes sua capacidade de geração de energia, de atuais 28 MW para 131 MW.

O montante contratado será utilizado na ampliação da usina Prosperidade I, por meio da implantação das unidades Prosperidade II e III. O investimento deve gerar dez empregos e ajudar a manter 22 postos já existentes. O BNB também apoiou a primeira parte do projeto.

As termelétricas apresentam alta competitividade no quesito custo por unidade de energia gerada e beneficiam desde a distribuidora até o consumidor final. A Imetame já possui contratos com 28 distribuidoras de energia, com prazos de 20 anos. O grupo está no mercado desde a década de 1980 e explora óleo e gás em desde 2009.

O negócio foi conduzido pela equipe da agência Linhares do Banco do Nordeste. “O projeto vai contribuir para a segurança energética do país, uma vez que ficará disponível para gerar energia assim que demandado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico e ainda contribui para o desenvolvimento regional por meio da demanda por mão de obra, serviços e geração de impostos”, destaca o gerente Constantino Martins.

O gestor acrescenta que o empreendimento também conta com o mérito ambiental de se comprometer a anular todas as emissões de gases de efeito estufa para uma das plantas com 50 MW, tornando-se a primeira usina a gás no Brasil com carbono 100% neutro.

O diretor de Operações da Imetame Energia, Giuliano Favalessa, ressalta que Aracruz, município-sede da empresa, foi incluído recentemente na área da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e, assim, está também apto a receber recursos do BNB, o que amplia a possibilidade de negócios entre o grupo e a instituição financeira. “Nosso relacionamento é o melhor possível. Vemos o Banco do Nordeste como um grande parceiro para futuros negócios”, prevê.

FNE Inovação Proinfra

O investimento contratado pela Imetame utiliza a linha de crédito FNE Inovação Proinfra, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste. O programa tem o objetivo de ampliar serviços de infraestrutura econômica e de dar sustentação às atividades produtivas da região de atuação do BNB e pode ser acessado por empresas de todos os portes, inclusive públicas e consórcios. A instituição financia até 100% do projeto.

O prazo de carência é de até oito anos e o prazo de pagamento pode chegar a 34 anos. O FNE Inovação Proinfra apoia a implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos, gastos com construção para reforma e/ou ampliação de benfeitorias e instalações, aquisição de veículos utilitários, máquinas e equipamentos, elaboração de estudos ambientais e conectividade e pode incluir capital de giro associado ao investimento. Outras informações sobre a linha estão disponíveis no portal do Banco do Nordeste.

TAGS
fne inovação fne proinfra termelétrica energia super es