Voltar Empresas de Alagoas aderem ao Reinvestimento

Empresas de Alagoas aderem ao Reinvestimento
Institucional Maceió (AL), 28/04/2023

A adesão ao Reinvestimento está crescendo entre as empresas alagoanas. O incentivo fiscal do Governo Federal, operacionalizado pelo Banco do Nordeste, permite reinvestir no próprio negócio 30% do valor que seria pago em imposto de renda devido. O saldo desses depósitos no BNB, em Alagoas, cresceu 14,3% em 2022, em relação ao montante do ano anterior destinado a essa finalidade, somando cerca de R$ 73 milhões. Para 2023, as pessoas jurídicas que se enquadram nos requisitos legais do Reinvestimento têm até 31 de julho parta optar pelo benefício. 

Segundo o superintendente estadual do banco no estado, Sidinei Reis, o produto, antes menos conhecido por parte dos empresários, está atraindo cada vez mais interessados, pela oportunidade de realizar um projeto que vai impactar positivamente nos negócios, a partir de um valor que seria pago à Receita Federal.  “Várias empresas de Alagoas já optaram pelo benefício e continuam realizando, ano a ano, os depósitos de Reinvestimento. São de diversas áreas, como indústria de alimentos, mineração, agroindústria de fertilizantes, turismo, entre outros.”

Os projetos que podem ser beneficiados com os recursos devem contemplar a modernização ou aquisição de equipamentos pelas empresas optantes. Em contrapartida, elas também precisam investir recursos próprios no mesmo projeto, no valor de 50% do imposto a ser reinvestido.

Para ter direito ao incentivo fiscal, a empresa precisa operar na área de atuação da Sudene e pertencer aos setores industrial, agroindustrial, de infraestrutura ou de turismo. Quando da Declaração de Rendimentos, deve ainda formalizar sua condição de optante pelo benefício do Reinvestimento do IRPJ.

TAGS
banco do nordeste sudene reinvestimento selic