Voltar Indústria têxtil capixaba se reinventa e aposta na produção de máscaras e aventais

Indústria têxtil capixaba se reinventa e aposta na produção de máscaras e aventais
Crédito Linhares (ES), 01/03/2021

Com apoio do Banco do Nordeste, empresa atravessa crise sanitária sem demissões

"Nós vamos parar ou vamos trabalhar? Decidimos trabalhar." As incertezas daquele março de 2020 estão na memória de Ismael Avancini e de tantos outros empreendedores capixabas. Ismael é o proprietário da Impretex Têxtil, estamparia de tecidos e fábrica de aviamentos sediada em Colatina. A indústria se viu obrigada a se reinventar, focou na produção de máscaras e aventais para profissionais de saúde e, segundo o empresário, atravessa a pandemia, com o apoio do Banco do Nordeste, mais forte do que entrou, há quase um ano. 

Quando a crise sanitária se tornou uma realidade, o setor têxtil parou completamente no país por três ou quatro meses, lembra Ismael. A Impretex registrava em seu quadro cerca de 120 funcionários e era difícil afirmar se seria possível mantê-los. Todos, sem exceção, integraram o plano definido pela direção da empresa de migração total das atividades para a confecção de máscaras, aventais e equipamentos face shield. 

O capital de giro necessário para a guinada nos negócios Ismael buscou no BNB, ainda em março. A estratégia deu certo, o comércio on-line ganhou força e começaram a chegar pedidos de várias partes do Brasil. A clientela mudou em relação à tradicionalmente atendida, agora ampliada de forma considerável. 

O empresário ressalta ainda uma vantagem no novo modelo de vendas: as transações passaram a ser 100% à vista, o que garantiu muito mais estabilidade ao empreendimento. Ismael estima que já distribuiu mais de 4 milhões de máscaras e 2 milhões de aventais. 

Atualmente a Impretex já retoma seu foco nos tecidos e aviamentos. Os empregos da equipe foram mantidos durante todo o ano passado. "Hoje estou contratando", comemora Ismael. Ele acrescenta que sua relação com o Banco do Nordeste sempre foi positiva e que recomenda a instituição a quem busca crédito para empreender. 

O gerente de negócios do BNB Ronaldo Jorge de Souza destaca que a gestão da Impretex é exemplar e que o recurso financeiro concedido para a produção de equipamentos de saúde em um momento tão delicado contribuiu para minimizar os efeitos da pandemia no Espírito Santo e no país. 

O apoio às micro e pequenas empresas foi uma das prioridades do Banco do Nordeste desde o início da crise sanitária. Esse público recebeu R$ 87,6 milhões em investimentos no estado em 2020, 45,2% a mais do que no anterior. A maior parte desse montante, R$ 83,9 milhões, é do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O Banco do Nordeste atua em 28 municípios do Espírito Santo e possui agências em Colatina, Linhares, São Mateus, Nova Venécia e Pinheiros.