Voltar Microempreendedores de beleza contrataram, em 2021, o valor de dois anos juntos

Microempreendedores de beleza contrataram, em 2021, o valor de dois anos juntos
Microfinanças Fortaleza (CE), 08/04/2022

Em toda sua área de atuação, o Banco do Nordeste aplicou R$ 360 milhões nesse segmento. São 113% de aumento na comparação com o período antes da pandemia de covid-19

Fortaleza (CE), 08 de abril de 2022 - Os empreendedores do segmento de beleza contrataram, em 2021, um total de R$ 360 milhões do Crediamigo em toda a área de atuação do Banco do Nordeste. O volume é maior que a soma de todos os empréstimos realizados nos dois anos anteriores, que foram R$ 182 milhões em 2020 e R$ 169 milhões em 2019 . O resultado foi puxado pelo número de operações que chegaram a quase 145 mil no ano passado. A média de 2019 e 2020 foi de 82 mil operações.

O número de clientes com essas atividades também aumentou no período, sendo dados do BNB. Em 2019, havia 57 mil clientes. Já em 2021, o Crediamigo registrou 95 mil clientes ativos cadastrados como serviços de beleza.

O setor de beleza vem crescendo em todo o país de forma contínua. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abhipec), o setor vem registrando taxa de crescimento anual de 8,2% na última década, movimentando cerca de R$ 100 bilhões por ano.

Para o superintendente de Microfinança e Agricultura Familiar do BNB, Fabrizzio Leite Feitosa, o crescimento do crédito para esse tipo de atividade é reflexo do empreendedorismo das pessoas mesmo num período marcado pela recuperação, ainda gradual, da maior crise sanitária da história recente. “Os números de operações, de desembolso e de clientes nesse segmento de beleza são maiores até mesmo daquele registrados antes da pandemia. Isso mostra como o Crediamigo está ajudando quem precisou nesse novo cenário econômico e como o BNB trabalhou e trabalha para oferecer crédito e conhecimento aos seus clientes e, principalmente, àqueles mais atingidos pela pandemia e seus efeitos”, afirma.

Gestão

A articuladora da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae, Alice Mesquita, lembra a quem está entrando neste mercado que tão importante quanto o acesso ao crédito é estar atento aos aspectos da gestão da empresa. “Um bom controle financeiro e a adoção de práticas de sustentabilidade aplicada aos negócios como a redução de desperdícios de produtos e no consumo de água e energia, que impactam diretamente nos custos, podem fazer a diferença para garantir a sobrevivência destes negócios”, afirma.

Outra questão importante, segundo a gestora do Sebrae/CE, diz respeito à experiência do cliente no estabelecimento. “O empreendedor deve prezar pelo atendimento e pela qualidade dos serviços oferecidos para gerar encantamento e fidelidade dos clientes. Sem esquecer ainda a adoção de boas práticas relativas aos cuidados com a higiene do local e ao uso dos equipamentos, itens que também são observados e valorizados pelos clientes”, explica.