Voltar Microempreendedores e produtores rurais mineiros recebem prêmios do BNB por suas histórias de transformação

Microempreendedores e produtores rurais mineiros recebem prêmios do BNB por suas histórias de transformação
Microfinanças Montes Claros (MG), 26/10/2021

Uma noite de reconhecimento aos empreendedores de Minas Gerais que transformaram seus negócios - e suas próprias realidades - por meio do microcrédito do Banco do Nordeste e pelos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na solenidade de entrega do XIV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e VI Prêmio da Agricultura Familiar, em Montes Claros, nesta segunda-feira, 25, foram homenageados clientes de diversas regiões da área de atuação do BNB no estado e de diferentes setores da economia.

 

Crediamigo e Agroamigo

O Prêmio de Microfinanças reconhece empreendedores atendidos pelos programas de microcrédito urbano, o Crediamigo, e rural, o Agroamigo. Entre o público do Crediamigo, o vencedor na categoria Produção e Comercialização é Conegundes Basílio dos Santos, de Montes Claros. O premiado é cliente do programa desde 2001, já acumula 64 ciclos de empréstimos e tem uma loja e oficina de bicicletas em Montes Claros.

"É um trabalhado muito sério e muito bom do Banco do Nordeste. Para mim, foi muito gratificante receber o prêmio. É um incentivo a mais para os comerciantes. Eu nunca deixei de fazer os empréstimos, nem pretendo deixar de fazer", conta Conegundes.

Na categoria Inovação e Tecnologia, o troféu ficou com Patrick de Jesus Saraiva, de Montes Claros, e entre os concorrentes de Empreendedorismo Sustentável, a vitória é de Francisca Alves da Conceição Silva, de Montalvânia.

Pedro José de Aguiar é cliente do Agroamigo, atendido pela unidade de Arinos. Ele cultivava hortaliças no sistema convencional e tinha dificuldades no período chuvoso. Com o apoio do microcrédito rural do BNB, investiu em estufas para a produção hidropônica e hoje consegue produzir o ano todo. Pedro Levou para casa o prêmio na categoria Inovação e Tecnologia.

"Antes de eu conhecer o Agroamigo, era difícil, porque eu trabalhava apenas com recursos próprios. Depois, a produção melhorou. Se não fosse o Agroamigo, eu estava lá atrás. A premiação é um incentivo bem grande para mim", conta o vencedor.

A ganhadora da categoria Sustentabilidade é Vanderleia Nunes Souza, de Brasília de Minas, e Cleiton Ricardo Hirle, de Teófilo Otoni, ficou com o troféu de Beneficiamento e Comercialização.

 

Agricultura Familiar

Joel José Nogueira, de Porteirinha, é o vencedor do VI Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar na categoria Inovação e Tecnologia. Joel trabalha com bovinocultura de leite desde 2006, sempre com o apoio do BNB.

"Ser vencedor é uma satisfação muito grande, é o reconhecimento de um trabalho. Produzir leite no Norte de Minas é um desafio muito grande. Meu pai sempre falava que o Banco do Nordeste é um agente de desenvolvimento. Em termos de crédito, o BNB é o meu principal parceiro, eu tenho trator financiado, minhas vacas foram melhoradas geneticamente por meio dos financiamentos. Devo muito ao Banco do Nordeste, a minha história se confunde com o BNB", afirma Joel.

O prêmio na categoria Beneficiamento e Comercialização ficou com Luciano Fernandes de Souza, de Bocaiúva, e Clodoaldo Mendes da Silva, de São Francisco, venceu na categoria Sustentabilidade.

 

Histórias que inspiram

O superintendente estadual do Banco do Nordeste para Minas Gerais e Espírito Santo, Wesley Maciel, recebeu os premiados, a comissão julgadora e parceiros institucionais na solenidade. "As histórias dos empreendedores nos inspiram a continuar trabalhando para transformar a realidade das pessoas da nossa região de atuação. Os recursos do Crediamigo, Agroamigo e Agricultura Familiar chegam direto à base da pirâmide social e promovem dignidade e condições reais de um futuro melhor e mais próspero", destaca.

 

Comissão julgadora

Os clientes do Crediamigo foram selecionados por uma banca composta por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI) e Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Para os empreendimentos rurais do Agroamigo e Agricultura familiar, a equipe do Banco do Nordeste contou com a colaboração de representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A comissão julgadora acompanhou a cerimônia de entrega dos troféus aos premiados.

TAGS
crediamigo agroamigo agricultura familiar minas gerais prêmio banco do nordeste de agricultura familiar