Voltar Operações de custeio do Banco do Nordeste permitem renovação automática e agilizam a tomada de crédito

Operações de custeio do Banco do Nordeste permitem renovação automática e agilizam a tomada de crédito
Crédito Maceió (AL), 13/10/2022

Por meio do Planta Nordeste, modalidade de custeio rotativo disponibilizada pelo Banco do Nordeste, os produtores rurais, incluindo agricultores familiares e microempreendedores do meio rural, podem renovar as operações de crédito de forma automática. Com esse tipo de contratação, o cliente realiza apenas um contrato, o que agiliza os financiamentos necessários nos próximos ciclos agrícolas ou em novas aquisições de animais para recria e engorda, entre outras finalidades enquadradas nas transações dessa natureza. 

O crédito destinado a custeio operado pelo BNB pode ser aplicado para o suprimento de recursos financeiros inerentes ao ciclo produtivo, incluindo a aquisição de insumos e bioinsumos, gastos com assessoria empresarial e técnica, despesa com transporte e frete de insumos, recria e engorda de bovinos, manutenção de forragens, compra de vacinas, entre outros custos relativos à produção, sujeitos à análise e aprovação de acordo com enquadramentos normativos. 

Alagoas

Em 2022, já foram contratados com o Banco do Nordeste, em Alagoas, cerca de R$ 276 milhões em operações destinadas a custeio agropecuário, até o mês de setembro. Segundo o gerente executivo da Superintendência Estadual do BNB, José Pessoa Júnior, “o diferencial do custeio operacionalizado no Banco, e que representa grande vantagem ao produtor, é a renovação automática pelo Planta Nordeste, que desburocratiza o crédito”. O gestor informa que, mesmo que o valor do projeto a ser financiado seja maior do que o primeiro realizado pelo cliente, no âmbito do Planta Nordeste, a renovação automática acontece com atualização do orçamento, sem necessidade de outra tramitação. 

Pessoa Júnior ressalta que esse ano houve uma forte demanda no custeio do milho no Estado, tendência que, de acordo com avaliação da Superintendência Estadual, deve ser manter em alta, em conjunto com os demais grãos, entre eles a soja, tendo em vista as boas condições climáticas e de solo, atração de novos investimentos para essas atividades, e maior divulgação dessas culturas com promoção de capacitação dos produtores. 

Entre os municípios alagoanos que mais demandaram o BNB pelo custeio agropecuário esse ano, o de Coruripe foi o que contratou maior volume de crédito, seguido por São Miguel dos Campos, Penedo, Major Izidoro, Viçosa e Batalha. Ainda de acordo com os dados analisados no período, do total aplicado, 60% foi para o custeio agrícola e 40% ao pecuário. O levantamento realizado pela instituição também revela que mais da metade (62,7%) dos valores financiados foi contratado com mini e pequenos produtores rurais, agricultores familiares e microempreendedores rurais. 

TAGS
fne alagoas planta nordeste custeio rotativo