Voltar Prêmio de Criatividade Rural reconhece inovações no campo em Minas Gerais

Prêmio de Criatividade Rural reconhece inovações no campo em Minas Gerais
Inovação Montes Claros (MG), 24/05/2021

As melhores ideias e práticas dos agricultores e pecuaristas de Minas Gerais serão reconhecidas e destacadas no 7º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Podem concorrer produtores rurais, associações e cooperativas de todo o estado. O Banco do Nordeste é parceiro e patrocinador da iniciativa.

O concurso tem o objetivo de reconhecer e disseminar inovações tecnológicas que gerem melhorias em sistemas de produção, de processamento e de comercialização de produtos agropecuários. Podem participar produtores rurais de forma individual ou representados por associações e cooperativas.

"O Banco do Nordeste tem o apoio ao homem do campo e a busca pela inovação como dois de seus pilares. O reconhecimento e a socialização das boas práticas são de suma importância para valorizarmos os agricultores familiares e pecuaristas de Minas Gerais, seus saberes e suas ações. É brilhante a iniciativa do Prêmio de Criatividade Rural da Emater, nossa histórica parceira na promoção do desenvolvimento", afirmou o superintendente estadual do Banco do Nordeste para Minas Gerais e Espírito Santo, Wesley Maciel.

Os projetos precisam ter um responsável técnico da Emater e estarem implementados a partir de 2016, com resultados efetivos. O julgamento será feito com base nos seguintes critérios: criatividade, exequibilidade e sustentabilidade.

Os produtores rurais classificados nos três primeiros lugares receberão um tablet e um smartphone cada. A solenidade de premiação está prevista para setembro. O regulamento completo está disponível no site www.emater.mg.gov.br.

A última edição do Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural foi realizada há oito anos. O concurso retorna em 2021, apostando no surgimento de novas ideias, principalmente com o avanço do uso da tecnologia no campo nos últimos anos.

"Desde 2013, muita coisa mudou. Acreditamos que muitas das criações geradas pelo produtor no seu sistema de produção devem ter mudado de uma condição, por exemplo, absolutamente mecânica por uma já automatizada. Nossa expectativa é para uma edição cheia de novidades, com possibilidade de buscar mais dinamismo, eficiência e resultados, graças à criatividade dos produtores", disse o diretor técnico da Emater, Feliciano Nogueira de Oliveira.

Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste apoia produtores rurais de todos os portes na área mineira da Sudene, composta por 168 municípios do Norte do estado, Vales do Jequitinhonha e Mucuri e parte do Noroeste. A instituição mantém 19 agências para atendimento ao público de Minas Gerais.