Voltar Procura por Crediamigo cresce 39% durante pandemia de covid-19

Procura por Crediamigo cresce 39% durante pandemia de covid-19
Microfinanças Fortaleza (CE), 10/12/2021

O Crediamigo do Banco do Nordeste, maior programa de microcrédito da América Latina, está sendo uma importante ferramenta na recuperação econômica do Nordeste durante a pandemia de covid-19. A média mensal de desembolsos do programa, de março de 2020 a novembro de 2021, foi de R$ 1,03 bilhão, valor 39% maior na comparação com os 36 meses anteriores à pandemia (mar/17 a fev/20). Nesse período, o desembolso médio foi de R$ 743 milhões por mês.

O aumento na procura pelo crédito acompanha o movimento de empreendedorismo na região. De fevereiro do ano passado a novembro de 2021, surgiram 596.711 novos microempreendedores individuais (MEIs) no Nordeste, segundo o Portal do Empreendedorismo. Um aumento de 34% em relação a fevereiro de 2020, quando havia 1.749.349 MEIs.

A importância de microcrédito como estratégia de desenvolvimento será apresentada pelo Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e pelo presidente do Banco do Nordeste, Anderson Possa, durante a abertura do Fórum Internacional de Microcrédito, realizado nestas quinta (9) e sexta (10) pelo Banco do Nordeste, das 10h às 12h. O evento tem transmissão, ao vivo, pelo canal do BNB no Youtube com idioma em português e no canal do Fundo Nacional de Capital Social (Foncap), em espanhol. Durante o evento, estão sendo apresentadas experiências internacionais de microfinanças de Brasil, Argentina e Colômbia.

Programação do Fórum Internacional de Microfinanças

Participam do evento, nesta quinta-feira (9), o representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Jaime Holguín, a gerente de programas da Diretoria Geral para parcerias internacionais da Comissão Europeia, Laure Rogès, e o Subsecretário de Políticas Públicas de Trabalho (MTPS), Sylvio Eugênio de Medeiros, que darão sua visão sobre o uso do modelo de microfinanças para o desenvolvimento social, às 10h.

Os cases latino-americanos são apresentados, às 11h desta quinta. A superintendente de Microfinanças do Banco do Nordeste, Lúcia Barbosa, apresenta o caso do Crediamigo do BNB. O exemplo argentino é a Rede de Finanças Inclusivas do Mercosul (RedeFin), com Francisco Romanelli, do Foncap. O consultor de inclusão financeira Miguel Achury fala sobre o microcrédito na Colômbia.

Os painéis do dia 10 têm a participação do Diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, Bruno Pena, e o vice-presidente do setor privado do CAF, Jorge Arbache, falando sobre desenvolvimento econômico com pequenos negócios. A inclusão social é tratada por Filippo Vettorato, gerente de investimentos do escritório de Desenvolvimento Internacional do Banco Ético, da Itália, e por Ana Heloísa Moreno, coordenadora de Empregabilidade e Empreendedorismo do Ministério da Cidadania. Também participam do painel Eraldo Ricardo dos Santos, representante do SEBRAE Nacional, e o economista-chefe do BNB, Luiz Esteves. A moderação da mesa virtual é feita por Lucas Ramalho Maciel, do Ministério da Economia.

O Fórum Internacional tem encerramento com o painel “Indicadores socioambientais e de impacto em icrofinanças – Como alinhar as melhores práticas com os desafios globais”, com apresentação de Lauro Emilio Gonzalez Farias, coordenador do Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Yrenilsa Lopez, diretora Principal de Investimentos do Banco da Mulher (Women’s World Banking – WWB) e Yazmin Ramirez, diretora de Sustentabilidade do Bancamia e membro do Comitê de Sustentabilidade da Associação Colombiana. Felipe Vella Pateo, do Ministério do Trabalho, faz a moderação. A programação completa está disponível no site do BNB na internet.

TAGS
microcrédito crediamigo foncap fórum internacional de microfinanças mei