Voltar Software de gestão da produção agroecológica é desenvolvido com tecnologia capixaba

Software de gestão da produção agroecológica é desenvolvido com tecnologia capixaba
Inovação Linhares (ES), 02/03/2023

Um projeto construído com tecnologia do Espírito Santo saiu do papel e, após dois anos de pesquisas e testes, hoje é realidade. O Banco do Nordeste, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), apoiou com R$ 158 mil a iniciativa “Desenvolvimento de um software para gestão da produção agroecológica do Território Norte Capixaba”, criado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

O programa está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e já é utilizado pela loja da Associação Veneciana de Agroecologia Universo Orgânico. Os agricultores agora controlam remotamente, por meio de aplicativo de celular, a produção comercializada e os valores recebidos.

A agente de desenvolvimento do BNB, Sônia Lúcia Santos, acompanhou de perto o desenvolvimento do software. Ela lembra que o projeto nasceu a partir da necessidade dos agricultores, membros da Associação Universo Orgânico, percebida a partir de ações do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), que incentiva a produção agroecológica na região.

“O projeto foi uma oportunidade para alunos e professores do Instituto Federal trabalharem com uma demanda concreta. Com os recursos investidos pelo BNB, foi possível modernizar o laboratório de informática e a unidade de comercialização da associação, além de gerar dois empregos diretos”, destaca Sônia. Para a agente de desenvolvimento, o resultado já torna a iniciativa um caso de sucesso, que demonstra o comprometimento do Banco do Nordeste com o desenvolvimento da região.

O programa foi criado pelas equipes dos campi do Ifes em Nova Venécia e Colatina, juntas pela primeira vez na execução de um projeto de extensão. O professor Renan Rios, do campus de Colatina, é orientador da iniciativa. “Trabalhar no projeto de desenvolvimento do sistema, em parceria com a Associação Universo Orgânico, Ifes de Nova Venécia e Banco do Nordeste, foi uma experiência incrível. O acolhimento dos agricultores e dos funcionários da loja no levantamento dos requisitos do sistema e dos testes de módulos foi fundamental para chegarmos à versão final. A disponibilidade e o apoio que o BNB forneceu em todas as etapas do projeto foram fantásticos. Uma palavra para descrever todas as etapas do projeto é gratidão”, define. 

TAGS
banco do nordeste prodeter fundeci inpi ifes software
Notícias Relacionadas