Open Banking - Sobre o Banco
A revolução Open Banking já começou!
Não fica mais fácil quando o garçom do restaurante já sabe o seu pedido ou quando a vendedora da loja conhece o estilo de roupa que você prefere? Com o Open Banking, você terá esse atendimento cada vez mais personalizado no Banco do Nordeste.
Tendo acesso ao seu histórico de relacionamento com outros bancos e demais instituições financeiras, fica mais fácil o Banco do Nordeste ampliar a oferta de produtos e serviços que atendam melhor suas necessidades. O processo de concessão de crédito será mais prático e ágil.
E o mais importante, o compartilhamento de informações entre as instituições será realizado com total segurança, sigilo e integridade dos dados, de acordo com as normas do Banco Central (BACEN) e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Vantagens
Fases

01/02/2021
Compartilhamento, pelas instituições, de dados sobre:
- canais de atendimento;
- produtos e serviços (contas de depósito à vista, contas de poupança, contas de pagamento e operações de crédito).

13/08/2021
Compartilhamento, por pessoas naturais e empresas, de:
- dados cadastrais;
- dados transacionais de contas, cartões de crédito e de operações de crédito.

29/10/2021
Compartilhamento de serviços de:
- iniciação de transações de pagamento;
- encaminhamento de proposta de operação de crédito.

04/03/2022
Compartilhamento de dados transacionais de:
- operações de câmbio;
- serviços de credenciamento em arranjos de pagamento;
- investimento;
- seguros;
- previdência complementar aberta.
Perguntas Frequentes
Open Banking é um novo ecossistema que permite a integração padronizada de plataformas das instituições financeiras e o compartilhamento seguro de dados, produtos e serviços. O cliente terá liberdade para compartilhar seus dados cadastrais e financeiros com as instituições de sua preferência, em busca de melhores produtos e serviços e preços mais competitivos.
A implantação do Open Banking no Brasil já está em andamento e ocorre de forma gradual, em 4 fases, com previsão de conclusão até 2022.
Na fase inicial, lançada em 1º de fevereiro deste ano, foram compartilhadas informações sobre produtos e serviços de todas as instituições financeiras.
Em 13 de agosto, foi iniciada a segunda fase, de compartilhamento dos dados cadastrais e transacionais dos clientes, mediante consentimento e autorização destes.
Na terceira fase, prevista para 30 de agosto, haverá integração com o sistema Pix para serviços de iniciação de pagamento.
Na última fase, a partir de 15 de dezembro, serão integrados outros produtos e serviços financeiros, como investimento, câmbio e seguros.
O Open Banking proporciona modernização do sistema financeiro brasileiro no curto prazo, simplificando os processos e inovando a forma como os produtos financeiros são oferecidos. O cliente terá acesso a produtos e serviços que atendem melhor suas necessidades, de forma mais ágil e conveniente.
O Banco do Nordeste amplia a oferta de produtos e serviços, de forma mais personalizada, para atender melhor às necessidades e interesses de seus clientes.
O novo sistema prevê a participação obrigatória de todas as instituições que ofertam os serviços de conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga, instituições iniciadoras de transação de pagamento e instituições autorizadas que tenham previamente contratado correspondente para serviços de encaminhamento de proposta de crédito por meio eletrônico.
As demais instituições financeiras e de pagamento autorizadas pelo Banco Central podem participar do Open Banking de maneira voluntária, beneficiando-se do compartilhamento e transmissão de dados.
Não. Porém, existe a possibilidade de celebração de contratos de parceria entre as instituições autorizadas e entes não regulados para o compartilhamento de dados.
O processo inicia com o consentimento do cliente no canal eletrônico da instituição com a qual deseja compartilhar seus dados (instituição receptora de dados). Em seguida, ele será redirecionado para a instituição que mantém seus dados bancários (instituição transmissora de dados) para confirmar a autorização. No último passo, o cliente será redirecionado ao ambiente em que fez a solicitação inicial, para efetivar o compartilhamento.
As instituições são responsáveis pela qualidade dos dados e pela segurança do seu compartilhamento. Além de observarem os regulamentos do Banco Central específicos para o Open Banking, elas estão sujeitas a outras exigências previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais legislações e regulamentações vigentes para as instituições financeiras.
Não. Elas somente podem usar os dados para as finalidades consentidas pelo cliente no processo de compartilhamento das informações.
O prazo para compartilhamento será escolhido pelo cliente no momento do consentimento, podendo ser de até 12 meses. Após esse período, novo consentimento deverá ser autorizado. E o consentimento pode ser revogado a qualquer momento.
Não será cobrado nenhum valor do cliente pelo compartilhamento de dados.
O PIX possibilita realização de pagamentos e transferências todos os dias do ano, 24 horas por dia, entre pessoas, estabelecimentos comerciais e entes governamentais.
Já o Open Banking permite o compartilhamento de dados e serviços entre as instituições financeiras, mediante autorização do cliente.