Perguntas e Respostas Perguntas e Respostas

Data de atualização: 06/12/2018

Agroamigo - Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste

01. O que é o Agroamigo?

Resp.: Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil que visa à concessão de financiamento para agricultores familiares, adotando metodologia própria de atendimento, cuja principal premissa consiste na concessão de crédito orientado e acompanhado, em consonância com o que estabelece a Lei nº 13.636, de 20/03/2018, que Instituiu o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado - PNMPO.

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02. Qual o público-alvo do Agroamigo?

Resp.: O Programa Agroamigo é destinado a agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), exceto os enquadrados nos grupos "A" e "A/C", em operações de crédito de até R$ 15.000,00, respeitado o saldo devedor máximo de R$ 30.000,00, obedecendo a metodologia do Programa  Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).

Enquadram-se todos aqueles que exploram parcela de terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário, comodatário, parceiro; que residam  na  propriedade  rural  ou  em  local  próximo; não disponham, a qualquer titulo, de área superior a 4 módulos fiscais, quantificados segundo a legislação em vigor;  e obtenham,  no  mínimo,  50% da renda bruta familiar da exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento rural.

Cabe ressaltar que os agricultores clientes do Agroamigo poderão desenvolver qualquer atividade geradora de renda no campo ou em aglomerado urbano próximo, sejam agrícolas, pecuárias ou outras atividades não agropecuárias no meio rural, como turismo rural, agroindústria, pesca, serviços no meio rural, artesanato.

Para comprovar a condição de agricultores familiares, os agricultores deverão apresentar a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, emitida pelos órgãos oficiais de assistência técnica dos Estados ou pelos Sindicatos que os representem.

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03. Quais os requisitos mínimos para obter o Agroamigo?

Resp.: Além de disporem de DAP ativa, os agricultores familiares precisam participar de Palestra Informativa, realizada pelo Agente de Microcrédito, na qual são apresentadas todas as condições, benefícios e vantagens do Programa, bem como atender aos seguintes requisitos:

  • Ser maior de idade;
  • Apresentar documentos de identificação e número do CPF;
  • Estar quite com a Justiça Eleitoral (declaração do (a) próprio (a) produtor (a) na proposta de crédito);
  • Não apresentar restrições cadastrais;
  • Apresentar documento comprobatório de sua relação com a terra (escritura, declaração de confinantes, contrato de arrendamento etc.), exceto para os agricultores do Grupo B;
  • Apresentar proposta simplificada de crédito elaborada  pelo Agente de Microcrédito;
  • Para financiamento de animais:
    . GTA - Guia de Trânsito Animal.

 

O Banco do Nordeste reserva-se no direito de solicitar outras informações e documentos que julgar necessário para análise e liberação do crédito.

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04. Quais os documentos necessários para o cadastro do Agroamigo? 

Resp.: Os documentos necessários, na maioria dos casos, para o cadastro de um cliente do Agroamigo são: Cópia de Documento de Identidade e a DAP. Caso disponha apenas do extrato da DAP, será necessária a apresentação de comprovantes de endereço e de renda. Estes dados podem ser apresentados por declaração em ficha cadastral.

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05. Quais as vantagens de fazer um Agroamigo?

Resp.: 

  • Crédito orientado e acompanhado pelo Agente de Microcrédito do Agroamigo;
  • Atendimento na própria comunidade, sem burocracia;
  • Identificação das necessidades financeiras dos clientes;
  • Acompanhamento sistemático na própria comunidade;
  • Apoio às atividades agropecuárias e não agropecuárias no meio rural;
  • Renovação do crédito;
  • Realização de educação ambiental e financeira;
  • Disponibilização de conta-corrente e cartão de débito;
  • Pagamento através de carnê.

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06. Quais as modalidades do Agroamigo?

Resp.: O Agroamigo possui atualmente duas modalidades:

Agroamigo Crescer

Agroamigo Crescer é destinado aos agricultores familiares enquadrados no PRONAF Grupo B que exploram parcela de terra na condição de proprietários, posseiros, arrendatários ou parceiros; que residam  na  propriedade  rural  ou  em  local  próximo;  obtenham  no  mínimo  50%  da  renda  familiar  da  exploração  agropecuária  ou  não  agropecuária  do  estabelecimento;  tenham  o  trabalho  familiar  como  base  na  exploração do  estabelecimento; e  possuam renda bruta familiar, nos últimos 12 (doze) meses de produção normal que antecedam a solicitação da DAP, de até R$ 23.000,00.

Agroamigo Mais

Os clientes do Agroamigo Mais são produtores rurais enquadrados no PRONAF, com exceção dos grupos A, B e A/C, em operações de valor até R$ 15.000,00, que explorem parcela de terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário, parceiro, concessionário do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou permissionário de áreas públicas; residam na propriedade ou em local próximo; não detenham área superior a 4 módulos fiscais; no mínimo, 50% da renda familiar sejam originados da exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento; tenham o trabalho familiar como predominante na exploração do estabelecimento; e tenham obtido renda bruta familiar, nos últimos 12 (doze) meses de produção normal que antecedam a solicitação da DAP, de até R$ 415.000,00.

Para comprovar a condição de agricultores familiares, estes deverão apresentar a DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF, emitida pelos órgãos oficiais de assistência técnica dos Estados ou pelos  Sindicatos que os representem. Os agricultores clientes do Agroamigo poderão desenvolver qualquer atividade geradora de renda no campo ou em aglomerado urbano próximo, sejam agrícolas, pecuárias ou outras atividades não agropecuárias no meio rural, como turismo rural, agroindústria, pesca, serviços no meio rural artesanato.

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07. Sou cliente do Agroamigo, como faço para renová-lo com valor maior?

Resp.: O cliente necessita contatar o Agente de Microcrédito para que seja analisada a possibilidade de renovação do financiamento, sempre após a quitação do financiamento anterior, e atendidos os requisitos necessários no momento da renovação.

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08. O Cliente do Agroamigo só pode realizar seu saque na Agência que é correntista?

Resp.: Após a liberação do valor na conta corrente do cliente, o mesmo poderá sacar com seu cartão de movimentação da conta em qualquer agência do Banco do Nordeste, Banco 24 horas e Rede de Lotéricas da Caixa Econômica Federal.

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09. Pode ocorrer suspensão do programa no município por conta de inadimplência ?

Resp.: Será suspensa momentaneamente a contratação de novas operações num município quando, cumulativamente, a taxa de inadimplemento do município no Agroamigo alcançar valor igual ou superior a 15% e forem registradas 50 ou mais operações em atraso.

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Banco 24h / Conta Corrente e de Poupança

 

01. Como desbloquear a 1ª via do cartão conta corrente/poupança ?
Resp.: 
Quando o cartão for entregue na agência: O desbloqueio somente será realizado na agência de relacionamento do cliente no guichê do caixa.

Quando o cartão for enviado via correio (não possui senha): O desbloqueio do cartão somente será realizado na agência de relacionamento do cliente no guichê do caixa.
Quando o cartão for enviado via correio (possui senha): Ao receber a 1ª via do cartão em sua residência, o cliente poderá ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste, de qualquer lugar e liberar seu cartão.
O procedimento será realizado obedecendo aos seguintes passos:
1) Ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste : 4020 0004 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 033 0004 (Demais Localidades);
2) Digitar a opção 2 – Desbloqueio de cartão;
3) Digitar o número do cartão e senha fornecida na agência de relacionamento;
4) Responder às perguntas de identificação positiva que abrangerão dados cadastrais, digitando-as, para confirmar a transação;
5) Aguardar a gravação informando que o cartão foi liberado, escutar as vocalizações das letras de acesso, anotando-as para utilização juntamente com o número e senha do cartão;
6) Caso não seja efetivada a liberação, deverá comparecer na sua agência de relacionamento.
Nota 1: Quando o cliente erra, por três vezes, a senha ou as perguntas de identificação positiva, a URA solicitará que o mesmo compareça a agência de relacionamento para realização do desbloqueio.
 
A partir da 2ª via do cartão:
1) Pelo atendimento eletrônico do Cliente Consulta Banco do Nordeste, pelos mesmos números informados acima;
2) Através do Internet Banking BNB;
3) Em qualquer agência do Banco e nos terminais de autoatendimento;
4) Na bateria de caixa, somente na agência onde a conta foi aberta;
Obs: Os cartões de Pessoa Jurídica, somente serão desbloqueados na própria agência de relacionamento.

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02. Perdi meu cartão conta corrente/conta poupança, como posso bloqueá-lo?
Resp.:
Segue procedimento para realização do bloqueio de cartão de conta corrente ou poupança:
Ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste : 4020 0004 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 033 0004 (Demais Localidades);
Digitar as opções:
3 - Bloqueio de cartão e orientação sobre bloqueio de talão de cheques;
2 - Bloqueio de cartão conta corrente
Nesse momento o sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido.
3 - Bloqueio de cartão conta poupança
O sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido.


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03. Quais as vantagens do cartão conta corrente? 
Resp.:
No caso de pessoas físicas, o cartão proporciona um atendimento rápido e facilitado para movimentação de sua conta (saques, saldos, extratos, depósitos, transferências e pagamentos de boletos), este poderá ser utilizado em terminais de autoatendimento do Banco do Nordeste e na rede compartilhada, que são os caixas externos do Banco do Brasil e Banco 24 horas, além de realizar compras em débito somente em estabelecimentos credenciados pelo Visa Electron.

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04. Onde encontrar endereço de Terminais do Banco do Nordeste, Caixas eletrônicos externos do Banco do Brasil e do Banco 24hs?
Resp.: 
Para localizar os endereços dos terminais, acesse o link: http://www.bnb.gov.br/web/guest/terminais-de-autoatendimento e escolha o terminal que desejar.

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05. Perdi a senha e o código de identificação do meu cartão conta corrente/conta poupança, como conseguir nova senha e novo código?

Resp.: O cliente deverá comparecer a agência de relacionamento para cadastrar nova senha ou novo código de identificação (três letras).

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06. O cartão de Pessoa Jurídica pode ser utilizado para realizar saque?
Resp.:
Não, somente para consulta de saldos, porém as empresas cadastradas como ME - Micro Empresas, podem a critério do Gerente da Conta ter a liberação do cartão alterada para a opção de efetuar saques.

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07. Quanto posso sacar com meu cartão no cash dispenser?
Resp.: Dependendo da disponibilidade de saldo do cliente, pode ser realizado saque no limite de R$ 3.000,00 em duas ou três vezes, face a quantidade de cédulas.

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08. Quanto posso sacar com meu cartão nos terminais fora da Agência do BNB? 
Resp.:
Dependendo da disponibilidade de saldo do cliente, pode ser realizado saque no limite de até R$ 4.000,00 (quatro mil reais)/dia em duas ou três vezes, para clientes de Microfinanças (Urbana e Rural) e até R$ 2.000,00 (dois mil reais)/dia para os demais clientes, face a quantidade de cédulas.

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09. O cartão de poupança também pode ter a opção de débito automático? 

Resp.: Essa opção não está disponível para cartões de poupança.

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10. Tentei sacar uma quantia no Banco 24h, a máquina não liberou nenhum valor, porém ao consultar meu extrato constatei que o valor foi debitado em minha conta. Como proceder para solicitar o estorno do valor debitado indevidamente?
Resp.:
Você deverá contatar o CAC Banco do Nordeste via 4020 0004 para Capitais e Regiões Metropolitanas  ou 0800.033.0004 para que seja analisada a contestação do débito.

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11. Quais as tarifas cobradas na realização de saques?
Resp.:
As tabelas de tarifas constam disponibilizadas nas agências do banco e no site via link:  http://www.bnb.gov.br/web/guest/tabelas-de-tarifas

                                                                                                                                                     

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Capital de Giro Simples

 

01. Qual a finalidade do Giro Simples?
Resp.: Conceder empréstimo para cobrir eventuais déficits de caixa das empresas de médio e grande porte.

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02. Qual é o público-alvo?
Resp.: Empresas (empresários registrados na junta comercial e pessoas jurídicas, exceto cooperativas e associações) que atuem nos ramos agroindustrial, industrial, comercial ou de prestação de serviços, as quais se enquadrem como empresas de médio e grande porte.

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03. Qual é fonte dos recursos? 
Resp.: Captações efetuadas no mercado interno pelas agências e Área de Operações Financeiras e Mercado de Capitais.

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04. Quais são os limites de crédito?
Resp.:  O limite de crédito dos clientes é a partir de R$ 1.000,00 e o máximo levará em conta, além do porte do mutuário, a capacidade de pagamento, conforme limite de crédito a ser aprovado previamente pela agência de relacionamento.

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05. Qual é o prazo de pagamento?
Resp.:
O prazo de pagamento poderá ser de até 1.460 dias sem carência, quando o cliente obtiver score do risco-cliente (nota de risco) maior que 8,0 na avaliação risco-cliente;
          O prazo de pagamento poderá ser de até 552 dias sem carência, quando o cliente obtiver score do risco-cliente (nota de risco) maior ou igual a 6.0 e menor ou igual a 8,0;

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06. Quais são os encargos?
Resp.: Tarifas e IOF, conforme a regulamentação vigente, além da taxa dos recursos internos na época da contratação da operação.

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07. Quais são as garantias exigidas?
Resp.: As garantias serão as seguintes, cumulativa ou alternativamente: 
            Fiança ou aval; 
            Fundo de liquidez;
            Hipoteca; 
            Penhor; 
            Alienação fiduciária;
            Recebíveis. 

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Cartão BNB AGRO

01.Qual o objetivo do Cartão BNB AGRO?

Conceder crédito rotativo pré-aprovado destinado a financiar a aquisição isolada de peças de reposição, manutenção de máquinas / veículos e bens novos (máquinas, equipamentos, tratores, microtratores, colheitadeiras e veículos)necessários ao desenvolvimento das atividadesno(s) empreendimento(s) financiado(s).

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02.Qual o público alvo?

Produtores rurais, de qualquer porte (pessoas jurídicas e físicas, inclusive empresários registrados na junta comercial), e produtores de sementes e mudas de quaisquer portes (pessoas jurídicas e físicas, inclusive empresários registrados na junta comercial) inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM).

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03. Qual a fonte de recursos?

Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

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04. Quais os limites de crédito?

Até R$ 5 milhões, de acordo com o limite disponível para o cliente.
Esse limite será recomposto a cada valor de principal reembolsado ao Banco do Nordeste (BNB).

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05. Quais os limites de parcelamento das compras do Cartão BNB AGRO?    

As compras realizadas por meio do Cartão BNB AGRO para o setor de Agronegócio poderão ser parceladas em até 2 anos, para peças de reposição, manutenção de máquinas e veículos e em até 8 anos, para os demais itens financiáveis com carência de até 12 meses, a escolha do cliente no momento do pedido de autorização de compra.

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06. Qual a anuidade do Cartão BNB AGRO?

O Cartão BNB AGRO é isento de anuidade.

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07. Qual a validade do Cartão BNB AGRO?

5 anos (60 meses), podendo ser renovado o limite disponível ou haver alteração do limite contratado.

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08. Quais são as garantias exigidas? 

  • Aval;
  • Hipoteca de imóveis urbanos, rurais e do domínio útil de imóveis urbanos e rurais;
  • Alienação Fiduciária do(s) bem(ns) adquirido(s) com o crédito;
  • Adicionalmente a garantia de que trata o Aval, poderá ser exigida do cliente a formação de Fundo de Liquidez de aplicações financeiras, como penhor de conta reserva.

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09.  Encargos financeiros:

Conforme Resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.673 e nº 4.674, ambas de 26/06/2018.

IOF e Tarifas: conforme instruções em vigor.

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10. Como faço para solicitar o cartão BNB AGRO?

Compareça à sua agência de relacionamento e informe ao gerente de sua conta sua pretensão, para que possa ser feita a análise do crédito e estabelecido os limites disponíveis.

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Cartão BNB - Cartão de Financiamento do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE)

 

01. Qual o objetivo do Cartão BNB?

 Resp.: Conceder crédito rotativo pré-aprovado, para investimento ou capital de giro, com a finalidade de financiar a aquisição isolada de bens novos (máquinas, veículos, equipamentos, móveis e utensílios), matéria-prima, insumos ou mercadorias necessárias às atividades dos empreendimentos financiados (capital de giro insumos e aquisição isolada de bens).

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02. Qual o público alvo?

Resp.: Empresários registrados na junta comercial e pessoa jurídica de direito privado que realizem atividades produtivas, classificadas como empresas de micro, pequeno-médio, médio e grande porte pertencentes aos setores industrial, comercial, agroindustrial, de turismo e de prestação de serviços, conforme a classificação do FNE, que se enquadre concomitantemente no que se segue: Possua, no mínimo, 12 meses de constituição, com no mínimo, 12 meses de funcionamento/faturamento na atividade econômica e seja correntista na agência de relacionamento.

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03. Qual a fonte de recursos? 

Resp.:

  • Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE);
  • Recursos Internos (RECIN).

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04. Quais os limites de crédito?

Resp.: O limite de crédito será de até R$ 5 milhões, composto de 02 (dois) sublimites, um para operações de investimento e outro voltado para operações de FNE Giro.

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05. Posso solicitar o Cartão BNB apenas para investimento ou apenas para Capital de Giro-Insumos?

Resp.: Sim, o limite de crédito do Cartão BNB poderá ser individual, somente com sublimite para operações de Investimento ou somente com sublimite para operações de Capital de Giro - FNE Giro.

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06. Quais os limites de parcelamento das compras?

Resp.:

Operações de investimento - Prazo de pagamento até36 (trinta e seis) meses, no caso de locadoras de veículos para o financiamento dos meios de transporte, e em até 96 (setenta e dois) meses para os demais casos, com carência de 6 meses.

Operações de Giro – Prazo de pagamento em até 18(dezoito) meses, já incluído a carência.

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07. Qual a anuidade do Cartão BNB?

Resp.: O Cartão BNB é isento de anuidade.

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08. Qual a validade do Cartão BNB? 

Resp.: 5 anos (60 meses), podendo ser renovado o limite disponível ou haver alteração do limite contratado.

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09. Quais são as garantias exigidas?

Resp.:

  • Aval dos sócio-acionistas, aval de terceiros e hipoteca.  
  • Alienação Fiduciária do(s) bem(ns) adquirido(s) com o crédito
  • Adicionalmente a garantia, poderá ser exigida do cliente a formação de Fundo de Liquidez de aplicações financeiras, como penhor de conta reserva.        

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10. Como faço para solicitar o cartão BNB?

Resp.: Compareça à sua agência de relacionamento e informe ao gerente de sua conta sua pretensão, para que possa ser feita a análise do crédito e estabelecido os limites disponíveis.

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Cartão de Crédito

 

01. Como faço para solicitar o Cartão de Crédito do Banco do Nordeste?
Resp.: Para solicitar o seu cartão de crédito você deverá procurar uma agência do Banco do nordeste mais próxima.

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02. Ainda não sou cliente do Banco, posso solicitar um cartão de crédito?
Resp.:
Os cartões de crédito são exclusivos para correntistas do Banco do Nordeste. Caso seja do interesse, poderá solicitar a abertura de uma conta corrente para pessoa física, levando em uma agência de sua preferência as seguintes documentações: RG, CPF,comprovante de endereço atualizado e comprovante de renda. A solicitação estará sujeita a análise de crédito.

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03. Quais os tipos de cartão de crédito que o Banco disponibiliza? 
Resp.:
Os cartões disponibilizados são os seguintes:

•    Cartão Classic Básico: Cartão para clientes com renda mensal a partir de R$ 800,00. De utilização exclusiva no Brasil e tem limites de crédito de até R$ 500,00. O valor da anuidade é de R$ 50,00, em 10 parcelas de R$ 5,00. A solicitação do cartão está sujeita à análise de crédito pelo Banco.

•    Cartão Classic Internacional: Cartão internacional para clientes com renda variando entre R$ 800,00 a R$ 2.499,99 mensal. Pode ser utilizado no País e/ou no exterior e tem limites de crédito de até R$ 5.000,00. O valor da anuidade é de R$ 200,00, em 10 parcelas de R$ 20,00. A solicitação do cartão está sujeita à análise de crédito pelo Banco, que pode reenquadrar o seu pedido em outra modalidade, sem prévia consulta.

•    Cartão Gold: Cartão internacional para clientes com renda mensal superior a R$ 4.999,99. Pode ser utilizado no País e/ou exterior e tem limite de crédito de até R$ 25.000,00. O valor da anuidade é de R$ 350,00, em 10 parcelas de R$ 35,00.

•    Cartão Platinum: Cartão internacional para clientes com renda mensal superior a R$ 4.999,99. Pode ser utilizado no País e/ou exterior e tem limite de crédito de até R$ 25.000,00. O valor da anuidade é de R$ 350,00, em 10 parcelas de R$ 35,00.

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04. Quais os benefícios que terei adquirindo o cartão de crédito do Banco do Nordeste?
Resp.: 
O cartão de crédito do Banco do Nordeste disponibiliza o Programa de Vantagens Nordeste Mais. É o programa de recompensas dos cartões de crédito Banco do Nordeste onde todas as compras realizadas na função crédito valem pontos que podem ser trocados por passagens áreas junto a LATAM, AZUL e a Gol. O cliente titular do cartão receberá no celular cadastrado SMS de transações de compras realizadas a partir de R$30,00(trinta reais), inclusive de transações realizadas pelo(s) cartão(ões) adicional(is).

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 CDC - Crédito direto ao Consumidor

 

01. O que é o CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?
Resp.: São empréstimos disponibilizados aos clientes do Banco nas modalidades de consignados ou através de débito em conta.

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02. Qual o público-alvo do CDC (Crédito Direto ao Consumidor)? 
Resp.: Pessoas físicas, correntistas do Banco.
            
Pessoas físicas cujos salários são creditados em suas contas correntes. 
            Pessoas físicas que recebem seus proventos de aposentadoria ou pensão mediante crédito em sua conta corrente no Banco.

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03. Quais as modalidades de CDC disponíveis?
Resp.: 1. CDC CONVÊNIO – Destinado a atender aos funcionários, aposentados do BNB, servidores do Inec e funcionários da Capef e Camed. 
         2. CDC CONTERRANEO – Disponibilizado para atender os beneficiários do INSS e demais clientes do Banco. 
           3. CDC VEICULOS - Voltado à aquisição de veículos por parte somente do corpo funcional do BNB.

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04. Qual a finalidade do CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?
Resp.:
Colocar à disposição dos clientes capital de giro e financiamento de veículos exclusivamente para os servidores da ativa do Banco.

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05. Qual o valor disponibilizado do CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?
Resp.: 1. APOSENTADOS E CONVÊNIOS – A margem disponível é de 3 vezes o vencimento bruto, limitado a prestação mensal de 30% sobre o benefício ou salário.
          2. DEMAIS CLIENTES DO BNB – Depende do LRC do cliente ou seja a margem de limite calculada para cada cliente com base na renda, limitado ao máximo de R$ 10.000,00.

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06. Qual o prazo de pagamento do CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?
Resp.: Demais casos - 48 meses, contado da data da contratação.

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07. Como proceder para renovar meu CDC (Crédito Direto ao Consumidor)? 
Resp.: Sempre que tenha margem disponível acima de R$ 300,00, poderá ser solicitado a sua agência de relacionamento, obedecendo exigências de pesquisas cadastrais e reciprocidade de pagamento.

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08. Como proceder para antecipar meu Imposto de Renda? 
Resp.:
O Banco disponibilizou o CDC - Antecipação de Imposto de Renda, destinado a todos nossos clientes que tenha restituição de IR a receber e informaram em sua declaração que esse crédito fosse efetivado em alguma Agência do BNB. Limitado a até 80% do valor a restituir.

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09. É exigido que se faça seguro para as operações de CDC?
Resp.: Sim, para os casos de clientes da CAPEF,INEC, CAMED, APOSENTADOS e DEMAIS CLIENTES, que tenha até 64 anos de idade é obrigatória a contratação de um seguro prestamista. Aos servidores da ativa do BNB essa exigência é dispensável.

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10. O que fazer para os casos de clientes com mais de 64 anos?
Resp.: Nessa situação em que as seguradoras evitam contratar seguro para clientes com faixa etária avançada, a saída é conseguir um avalista que tenha cadastro em conformidade no BNB.

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Centro Cultural


01. É possível reservar sala para estudos na biblioteca nos Centros Culturais?

Resp.: Sim, de forma presencial, no próprio balcão da biblioteca.

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02. Posso levar minha escola para visitar os Centros Culturais? 
Resp.: S
im. Recomendamos agendar pelos fones (85) 3209-3500 (Fortaleza); (88) 3512-2855 (Cariri) e (83) 3522-2926 Sousa-PB e informar-se sobre a programação;                                                                                               

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03. É possível solicitar empréstimos de livros nas bibliotecas dos Centros Culturais?
Resp.:
Sim, mediante cadastro antecipado, que deve ser feito com apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de endereço;

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04. Posso locar espaços dos Centros Culturais? 
Resp.:
Não é permitida a locação de espaços para eventos nos Centros Culturais. Dependendo do tipo de evento, podemos até ceder algum espaço, desde que não tenha finalidade comercial;

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05. Qual o Twitter do Centro Cultural do Banco do Nordeste?
Resp.:
Não temos twitter do Centro Cultural. No facebook, somos CCBNB Fortaleza, CCBNB Cariri e CCBNB Sousa;

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06. Como se dá a seleção das apresentações de espetáculos nos Centros Culturais?
Resp.:
Recentemente, realizamos chamada pública para a programação do restante do ano de 2018  e 2019. Os selecionados foram divulgados e estão sendo contratados para agendamento das apresentações;

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07. Quais os endereços dos Centros Culturais? 
Resp.:

Centro Cultural de Fortaleza - CE
Rua Conde D'Eu, 560 Centro
Fortaleza - CE - CEP 60055-070
Fone: (85) 3464.3108

Centro Cultural Cariri - CE
Rua São Pedro, 337 
Juazeiro do Norte - CE
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Cobrança

01. Como realizar o cadastramento do cliente e a geração de títulos no 1º acesso?
Resp.:
O cliente se cadastra no Sistema de Cobrança por meio da Agência de relacionamento. Após cadastro no Sistema de Cobrança e homologação dos arquivos de boletos e remessas (no caso da empresa utilizar sistema próprio) já é possível emitir o 1º título. O cliente deve escolher uma das VANS credenciadas com o BNB para que a mesma efetue a instalação e treinamento no sistema que pode ser sistema próprio ou fornecido pela VAN.

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02. Como processar a instalação/desinstalação do sistema de cobrança em rede?  
Resp.:
O Sistema de Cobrança é em plataforma WEB e funciona preferencialmente no navegador Internet Explorer. Caso seja o S707 (Cobrança BNB) este deve ser instalado em um máquina como servidor e em outra máquina como estação. As contratadas pelas VANS tem técnicos para dar todo suporte operacional no sistema.

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03. Como consultar os títulos que já foram pagos e os que ainda irão vencer?
Resp.:
Acessar o Internet Banking do Banco do Nordeste que tem na opção de “Cobrança” todas as consultas da carteira de Cobrança: Ex.:Títulos Vencidos, Títulos a Vencer, Liquidados, em Cartório, Comandar Instruções, etc.

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04. Como solicitar 2ªvia de um boleto de pagamento do sistema de cobrança?
Resp.:
Hoje com a nova plataforma de Cobrança, não há mais necessidade de emissão de 2ª via, pois o título pode ser pago em qualquer banco mesmo após vencimento. Caso o cliente não tenha o boleto original, a 2ª via pode ser emitida no site do Banco do Nordeste https://sgr.bnb.gov.br/sgrweb/sgrfrssegundavia.aspx ou em uma das agências do Banco do Nordeste.

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05. Qual o modelo de boleto que o Banco do Nordeste utiliza em sua cobrança?
Resp.: Padrão Febraban.

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06. Como é possível proceder alteração de vencimento em título já cadastrados?
Resp.:
Pode ser feito por arquivo de remessa ou diretamente na Internet Banking do Banco do Nordeste – Opção Cobrança - “Digitação de Instruções” - Alteração de vencimento.

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07. Como enviar/receber um arquivo de remessa? 
Resp.:
O processo de intercâmbio de arquivos é feito pela VAN de escolha do cliente.

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08. Como protestar título já vencidos e solicitar a baixa? 
Resp.:
O protesto pode ser de forma automática (quando o cliente envia o prazo fixo no registro do título) ou de forma manual no Internet Banking do Banco do Nordeste – Opção Cobrança - “Digitação de Instruções” - Protesto, ou ainda por arquivo de remessa.

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09. Como posso obter a lista e os contatos das Vans de Transmissão?
Resp.:
A lista de Vans disponíveis é informada pela Agência do cliente quando da adesão à Cobrança.

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10. Quero alterar informações no meu título, quais as opções disponíveis e como realizar cada uma?
Resp.:
As alterações permitidas depois que o título é registrado são: Pedido de baixa, Concessão de Abatimento, Alteração de Vencimento, Alteração do Uso da empresa (Número de Controle), Alteração de Seu número, Protestar, Não Protestar, Alteração de Outros Dados (Nome do Sacado, Endereço, CEP, Estado, CGC ou CPF, Data de Emissão, Data de Desconto, Valor do Desconto, Aceite, Instrução de Cobrança e Espécie de Documento). As alterações podem ser feitas por meio de arquivo de remessa ou diretamente no Internet Banking do Banco do Nordeste – Opção cobrança - “Digitação de Instruções”..

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11. Gerei títulos em duplicidade, e agora?
Resp.:
O Sistema não permite registro de título duplicado.

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12. É possível exportar/importar informações do Sistema de Cobrança?
Resp.:
O Sistema tem opção de gerar a base registrada (arquivo de migração) em formato TXT no layout padrão CNAB 400.

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13. O título foi protestado, e agora?
Resp.:
Se o título foi protestado, o mesmo poderá ser baixado. Se o cliente precisar cancelar o protesto, caso ainda não tenha sido efetivado pelo cartório (prazo de permanência em cartório), o cliente poderá solicitar SUSTAÇÃO do mesmo. A Sustação pode ser feita por meio de arquivo de remessa ou diretamente no Internet Banking do Banco do Nordeste – Opção cobrança - “Digitação de Instruções” – Sustar protesto.

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14. O título com status "Baixado" ou "Não Localizado", mas não realizei o pagamento. Como proceder?
Resp.: 
Título com status "baixado", não pode mais ser pago, portanto se faz necessário a emissão de novo boleto.
Para título "não localizado", o sacado (pagador) deve verificar com o cedente (empresa emissora) se o boleto foi enviado ao BNB por meio da Van. De acordo com a nova plataforma de cobrança, todo título precisa estar devidamente cadastrado no BNB e CIP antes do pagamento.

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15. Não lembra a VAN de Transmissão que escoleu, onde posso verificar?
Resp.:
O cliente pode ligar para SAC Banco do Nordeste: 0800 728 3030 solicitando o nome da sua VAN, ou ainda entrar em contato com seu gerente de relacionamento.

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16. Meus boletos estão saido sem o código de barras, como corrigir?
Resp.:
Geralmente quando os boletos saem sem código de barras é porque o Windows não tem as fontes de códigos de barras padrão FEBRABAN, sendo necessário baixar no site da Febraban ou solicitar à Agência de relacionamento.

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17. Como faço para contratar o serviço de Cobrança do BNB?
Resp.:
Para o serviço de cobrança a empresa deve procurar uma agência de sua preferência e falar com seu gerente de negócios. Quando a empresa não possui sistema próprio, tem a possibilidade de utilizar o sistema da Van para emissão de boletos.

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18. Como faço para alterar a conta de recebimento?
Resp.:
O cliente deve solicitar à sua agência de relacionamento a alteração de conta.

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19. Onde posso verificar o "NOSSO NÚMERO" e o "SEU NÚMERO" do meu boleto?
Resp.:
Quando o título está devidamente registrado no BNB é possível obter esta informação no internet Banking – Cobrança – Entrada de títulos.

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20. Após a implantação da nova plataforma, o cedente conseguirá alterar o vencimento do boleto pela opção cobrança no Internet Banking?
Resp.: Sim
.

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21. O cedente consegue imprimir o relatório francesinha e salvar o arquivo PDF?
Resp.:
O cliente pode emitir o relatório através do Internet Banking do Banco do Nordeste – Cobrança – Francesinha. Os relatórios de cobrança podem ser impressos em PDF, HTML, EXCEL E WORD.

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 Concurso

01. Sou candidato classificado no último concurso do banco e desejo alterar meu endereço para recebimento de correspondências, como devo proceder?
Resp.:
Conforme estabelecido no item 15.30 do Edital do concurso para os cargos de Analista Bancário e Especialista Técnico de 2018, o candidato deverá manter atualizados seus dados pessoais e seu endereço perante o CEBRASPE enquanto estiver participando do concurso público, por meio de requerimento a ser enviado à Central de Atendimento ao Candidato do CEBRASPE, na forma dos subitens 15.7 ou 15.8 do edital do concurso, conforme o caso, e perante o Banco do Nordeste do Brasil S.A., após a homologação do resultado final, desde que aprovado, pelo endereço eletrônico relacionamento@bnb.gov.br . São de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não atualização de seus dados pessoais e de seu endereço.

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02. Como fico informado sobre as convocações do concurso realizado pelo Banco? 
Resp.: Conforme estabelecido no item 14.2 do Edital do concurso de 2018, todas as convocações e todos os avisos emitidos após o resultado final no concurso e que se referirem aos procedimentos pré-admissionais serão transmitidos por telefone ou enviados via postal com aviso de recebimento, conforme necessidade e conveniência do BNB, ao endereço informado no requerimento de inscrição. 

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03. Qual o prazo de validade do concurso realizado em 2018?
Resp.:
Conforme estabelecido no item 15.29 do Edital do concurso de 2018, o prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a exclusivo critério do BNB.

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04. Quando o banco fará novo concurso?
Resp.: 
 Está em andamento o concurso para os cargos de Analista Bancário e Especialista Técnico – Analista de Sistemas, cujas inscrições ocorreram no período de 24 de setembro a 15 de outubro de 2018, conforme Edital disponível no site da empresa que está conduzindo o concurso, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/banco_do_nordeste_18. Não há previsão da realização de novo concurso.: 
 

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05. Recebi carta de convocação do banco, acontece que não tenho mais interesse em preencher esta vaga, como devo proceder?
Resp.:
 Conforme previsto no item 14.1.1 do Edital do concurso de 2018, na convocação para a contratação, caso o candidato não aceite ser contratado na cidade indicada pelo BNB para sua lotação seu nome será excluído da listagem de candidatos aprovados.

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Conta Corrente

01. Sou Pessoa Física, como faço para abrir uma conta corrente no Banco?
Resp.: 
Você deverá comparecer a uma agência do Banco do Nordeste munido da seguinte documentação:
• Documento de Identificação (Carteira de Identidade, Carteira do Trabalho, Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação que tenha foto, ou Passaporte expedido pelo Departamento de Polícia Federal);
•  Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
• Comprovante de Endereço, mediante apresentação de conta atualizada de água, energia elétrica, gás ou telefone; contrato de aluguel em nome do correntista; extrato ou fatura do cartão de crédito e; na ausência dos mencionados comprovantes poderá ser aceita a declaração de rendimentos do IR. 
•Comprovante de renda.

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02. Como devo proceder para abrir uma conta corrente Pessoa Jurídica? 
Resp.:
O representante legal ou um dos sócios deverá comparecer a uma agência do Banco do Nordeste munido da documentação abaixo: 
• Documentos constitutivos da empresa (contrato social, ata de constituição e estatuto, requerimento de empresário com o devido registrado na junta comercial, etc); 
• Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); 
• Documentos que qualifiquem e autorizem os representantes ou prepostos a movimentar a conta, juntamente com o formulário simples de pessoa jurídica, encontrado no site do banco (www.bnb.gov.br), para que seja preenchido seu cadastro.

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03. Quais as vantagens de ter uma conta corrente no Banco?
Resp.:
 
O Banco coloca à disposição de seus correntistas diversos recursos que facilitam o controle de sua conta corrente, bem como oferece produtos e serviços correlatos, dentre os quais se destacam:

• Cheque Especial para pessoas físicas e jurídicas; 
• Segurança na guarda de numerário; 

• Extrato Consolidado, disponibilizado mensalmente de forma gratuita, reunindo em um único documento todas as informações sobre movimentações financeiras, de forma clara, objetiva e prática, para maior comodidade do cliente;
• Atendimento rápido e facilitado por meio de terminais eletrônicos (Banco 24Horas, compartilhamento Banco do Brasil, Cash Dispenser e terminais de consulta/emissão de extratos), controle da conta de depósitos e das aplicações financeiras, em casa ou no escritório, via computador, fax ou telefone; 
• Cartão Magnético para realização de saques, consulta de saldos e extratos nos quiosques Banco 24Horas e nos terminais compartilhados do Banco do Brasil,  no Cash Dispenser (terminais do Banco do Nordeste) ou no Caixa da agência.

• Cheques em formulários contínuos, além de programas para preenchimento, no caso de pessoa jurídica;

  • Acesso ao Internet Banking BNB, para consultas de saldos e extratos, aplicação de  recursos, transferências entre contas, pagamentos de boletos,pagamentos de tributos de empresas conveniadas, etc.;
  • Pagamentos de compras com cartão de débito;
  • Cartão de crédito banco do Nordeste

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04. Onde posso realizar saques com meu cartão conta corrente?
Resp.:
Nos quiosques do Banco 24Horas, nos terminais externos de autoatendimento do Banco do Brasil (terminais localizados fora das agências do BB, como, por exemplo, em shopping centers, farmácias, postos de gasolina, supermercados, lojas de conveniência), no Cash Dispenser (terminais do Banco do Nordeste) ou no Caixa da agência.

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05. Como devo proceder para encerrar minha conta corrente?
Resp.:
O cliente deverá se dirigir à sua agência de relacionamento munido de sua documentação pessoal para solicitar o encerramento da conta.

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06. Onde obter informações sobre o valor das tarifas cobradas em conta corrente?
Resp.:
 
As tabelas de tarifas estão disponibilizadas nas agências do banco e no site via link: http://www.bnb.gov.br/web/guest/tabelas-de-tarifas                                                                                                                                          

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07. Se minha conta for conjunta como posso excluir o outro titular e torná-la individual?  
Resp.:
Para haver a exclusão de um titular é necessário que ele assine o termo de exclusão de solidariedade disponível na sua Agência. O primeiro titular da conta não pode ser excluído.

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08. Estrangeiros podem ter conta corrente?  
Resp.:
Sim, desde que atenda as seguintes exigências: Resida no Brasil e disponha dos seguintes documentos de identificação: cédula de identidade de estrangeiro (CIE), emitida pela Policia Federal, carteira de trabalho e previdência social (CTPS), carteira nacional de habilitação,CPF,comprovante de endereço.

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09. Menor de idade pode ter conta corrente?
Resp.:
O Menor com idade entre 16 e 18 anos, desde que possua CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço e seja assistido por um responsável legal. O menor com idade inferior a 16 anos deve ser representado por um responsável legal.

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Crediamigo
 

01. O que é o Crediamigo?
Resp.:
O Crediamigo é um Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste voltado aos empreendedores que atuam nos setores da economia tanto formal quanto informal da economia (microempresas, enquadradas como Microempreendedor Individual, Empresário Individual, Autônomo ou Sociedade Empresária), permitindo-lhes ter acesso ao crédito e à capacitação, distribuídos nas modalidades de créditos, individuais, solidários ou comunitárias.

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02. Qual o público-alvo do Crediamigo? 
Resp.:
São todas as pessoas que já exercem ou desejam iniciar uma atividade própria, nos segmentos formais ou informais da economia, de acordo com perfil de cada empreendedor.
As iniciativas podem ser variadas, como exemplo: Marcenarias, sapatarias, carpintarias, artesanatos, alfaiatarias, gráficas, padarias, produções de alimentos, ambulantes, vendedores em geral, mercadinhos, papelarias, armarinhos, bazares, farmácias, armazéns, restaurantes, lanchonetes, feirantes, pequenos lojistas, açougueiros, promotores de vendas de cosméticos, salões de beleza, oficinas mecânicas, e etc.

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03. Quais os requisitos mínimos para adesão?
Resp.:
 Ser maior de 18 anos ou emancipado.
           Ter ou iniciar uma atividade comercial. 
           Reunir um grupo de amigos empreendedores ou parentes que morem ou trabalhem próximos e haja confiança mútua, a fim de praticarem o "aval solidário", que é a garantia exigida para viabilizar a operação.

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04. Quais os documentos necessários para a confecção do cadastro?
Resp.:
CPF, Documento de Identificação com foto e Comprovante de Residência atual em seu nome.

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05. Qual o tempo de liberação do crédito?
Resp.:
A liberação ocorre em uma única vez, no prazo máximo de sete dias úteis após a solicitação. Contanto que todas as exigências sejam atendidas.

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06. Quais as vantagens de ser cliente do Crediamigo?
Resp.:
 Abertura de conta corrente;
            Créditos escalonados e crescentes*;
            Juros baixos e decrescentes**;
            Atendimento personalizado no local de trabalho do cliente;
            Orientação empresarial;
            Curso de capacitação e aperfeiçoamento profissional.
       *   Ver condições de financiamento com o assessor de crédito ou SAC Banco do Nordeste.
      ** A taxa de juros pode ser reduzida de acordo com a quantidade de empréstimos realizados no Crediamigo pelo cliente ou pelo integrante mais antigo de seu grupo.

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07. Quais os produtos do Crediamigo? 
Resp.:
O Crediamigo oferece linhas de crédito especialmente desenvolvidas para os microempreendedores, de acordo com as suas possibilidades e necessidades. O portfólio de produtos tem opções de crédito para capital de giro, empréstimos para investimentos em capitais fixos (aquisição de móveis, utensílios, máquinas e equipamentos, reformas de instalações físicas etc.), além do seguro vida.

Giro Solidário:

Recursos para capital de giro, ou seja, aquisição de matéria prima/mercadorias.

Características*:

  • Empréstimos de R$ 100,00 a R$ 15.000,00 para grupos solidários;
  • Taxa efetiva de juros de 2,3% ao mês + TAC (Taxa de Abertura de Crédito) de 3% sobre o valor liberado;
  • Prazo de 4 a 12 meses;
  • Pagamentos fixos e mensais;
  • Garantia: grupo solidário de 3 a 10 pessoas, que se constituem em avalistas uma das outras, ou seja, avalistas solidários.

Giro Individual:

Recursos para capital de giro, ou seja, aquisição de matéria-prima/mercadorias.

Características*:

  • Empréstimos de R$ 300,00 até R$ 15.000,00;
  • Taxa efetiva de juros de 2,5% ao mês + TAC (Taxa de Abertura de Crédito) de 3% sobre o valor liberado;
  • Prazo de 1 até 12 meses sem carência;
  • Pagamentos fixos e mensais;
  • O cliente precisa ter um negócio próprio já estabelecido há 6 meses, com funcionamento regular e conhecimento da sua atividade;
  • Garantia: Coobrigado.

Investimento Fixo:

Recursos destinados somente para investimento fixo (aquisição ou reforma de móveis, utensílios, máquinas e equipamentos; reformas e assistência técnica de instalações físicas; aquisições de veículos automotores como: carros e motos e etc).

Características*:

  • Empréstimos de R$ 300,00 até R$ 15.000,00;
  • Taxa de juros de 2,5% ao mês + TAC (Taxa de Abertura de Crédito) de até 3% sobre o valor liberado;
  • Prazo de 1 até 24 meses;
  • Pagamentos fixos e mensais;
  • O cliente precisa ter um negócio próprio estabelecido no mínimo há 6 meses, com funcionamento regular e conhecimento da sua atividade;
  • Garantia: Coobrigado.


Crediamigo Comunidade

Crédito para capital de giro produtivo, melhoria da infraestrutura do local do empreendimento ou moradia e aquisição de pequenas ferramentas.

Características*:

  • Empréstimos de R$ 100,00 até R$ 1.100,00;
  • Taxa de juros de 1,08% ao mês + TAC (Taxa de Abertura de Crédito) de 3% sobre o valor liberado;
  • Prazo de 4 a 12 meses;
  • Pagamentos fixos e mensais;
  • Admite-se que até 20% dos integrantes do Banco da Comunidade estejam iniciando atividades produtivas;
  • Garantia: grupo solidário de 11 a 30 pessoas, que se constituem em avalistas uma das outras, ou seja, avalistas solidários.

Crediamigo Mais

  • Recursos para Investimento fixo (aquisição ou reforma de móveis, utensílios, máquinas e equipamentos; reformas e assistência técnica de instalações físicas; aquisições de veículos automotores como: carros e motos e etc) e Capacitação.

Características:

  • Empréstimos de R$ 1.000,00 até R$ 15.000,00;
  • Taxa de juros de 2,0% ao mês + TAC (Taxa de Abertura de Crédito) de até 3% sobre o valor liberado;
  • Prazo até 24 meses;
  • Carência de até 6 meses;
  • Ter experiência mínima de 12 meses no Crediamigo
  • Ser formalizado (possuir CNPJ)
  • Garantia: coobrigado

Seguro Vida Crediamigo:

  • O Seguro Vida Crediamigo traz tranquilidade e segurança para você e sua família. Ele garante o pagamento de indenização ao(s) beneficiário(s) do seguro no caso de falecimento do segurado.

Características:

  • Prêmio no valor de R$ 30,00, pago em parcela única;
  • Capital Segurado: R$ 3.600,00 / Auxílio Funeral: R$ 1.008,00 / Cesta Básica R$ 1.008,00;
  • Participação em quatro sorteios mensais de R$ 1.500,00 cada.

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08. O Seguro Prestamista é obrigatório?  
Resp.:
Seguro obrigatório, que tem por finalidade quitar o saldo devedor da operação em caso de sinistro corrido como segurado.

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09. Qual a área de atuação de Banco para atendimento do Crediamigo?
Resp.:
Todo o Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

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10. Sou cliente do Crediamigo, como faço para renová-lo com valor maior?
Resp.:
Sempre que houver a liquidação da operação anterior, verificando a correta aplicação dos recursos e mantido os mesmo níveis de exigências iniciais, estará apta a ter um aumento de crédito.

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FNE - MPE


1. Qual a finalidade do FNE-MPE?
Resp.
: Fomentar Sempre o desenvolvimento das microempresas,  empresas de pequeno porte e de  microempreendedores individuais (MEIs)  dos setores industrial, inclusive mineração, agroindustrial, de turismo, comercial e de prestação de serviços, inclusive empreendimentos culturais e a produção, circulação, divulgação e comercialização de produtos e serviços culturais, contribuindo para o fortalecimento e aumento da competitividade desses segmentos econômicos. O crédito possibilita a implantação, modernização, construção, ampliação de quaisquer benfeitorias e instalações; aquisição de máquinas e equipamentos, veículos utilitários e capital de giro associado ao investimento fixo.

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2. Qual é o público-alvo?
Resp.: Empresas privadas (pessoas jurídicas de direito privado e empresários registrados na junta comercial), classificadas como microempresas ou empresas de pequeno porte, que realizem atividades produtivas nos setores industrial, agroindustrial, de turismo e de comércios e serviços;
Microempreendedores individuais (MEI), desde que ateste no mínimo seis meses de atividade empresarial, comprovados por meio de experiência bancária ou comercial.

 

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03. Qual é a fonte dos recursos?
Resp.: Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

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04. Qual é o prazo de pagamento?
Resp.: Fixados em função do cronograma físico-financeiro do projeto e da capacidade de pagamento do beneficiário, respeitados os prazos máximos a seguir:

  • Investimentos fixos e mistos até 12 anos com até 04 de carência;
  • Reforma ou Reparação de embarcações; até 05 anos com até 02 de carência;
  • Implantação de hotéis e outros meios de hospedagem até 20 anos com até 05 de carência; 
  • Financiamento para a aquisição de imóveis com benfeitorias concluídas em área urbana; até 15 anos com até 04 de carência;
  • Micro Empreendedor Individual até 36 meses com até 02 meses de carência.

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05. Quais são os encargos e o bônus?
Resp
.: Conforme Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.672, de 26/06/2018.

*Para mais informações, procure uma agência do Banco do Nordeste.

 

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06. Quais são as garantias exigidas?
Resp.:  As garantias poderão ser as seguintes, cumulativa ou alternativamente: 

  • Fiança ou aval; 
  • Hipoteca; 
  • Penhor; 
  • Alienação fiduciária.

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07. Qual o limite de financiamento?
Resp.:O Banco pode financiar até 100% da proposta apresentada, respeitado o limite aprovado para o cliente através do sistema de Credit Scoring do Banco do Nordeste.

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08. Como deve proceder para iniciar o processo de financiamento?
Resp.: Procurar uma das agências do Banco do Nordeste (relação no link http://www.bnb.gov.br/nossas-agencias) ou manter contato com nossa Central de Relacionamento através do 0800-728-3030.

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Programa de Investimentos

Programa de Financiamento para os Setores Comercial e de Serviços
 

01. O que o Programa de Financiamento para os Setores Comercial e de Serviços financia?
Resp.:

  • Aquisição de bens de capital e implantação, modernização, reforma, relocalização ou ampliação de empreendimentos;
  • Gastos com construção, reforma e ampliação de benfeitorias e instalações (de acordo com regras específicas);
  • Aquisição de Móveis e utensílios;
  • Aquisição de veículos utilitários necessários ao funcionamento do empreendimento (de acordo com regras específicas);
  • Aquisição de carros de passeio apenas para empreendimentos de pequeno-médio porte, que atuem nas atividades de autoescola ou sejam locadoras de veículos;
  • Aquisição, conversão, modernização, reforma ou reparação de embarcações (de acordo com regras específicas);
  • Investimentos, inclusive serviços de complexos prisionais de ressocialização, de responsabilidade da iniciativa privada, viabilizados por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs);
  • Gastos com frete para o transporte e/ou montagem de máquinas e equipamentos financiados;
  • Elaboração de estudos ambientais;
  • Valores relativos a prêmios de seguros de bens dados em garantia de financiamento com recursos do FNE;
  • Capital de giro associado ao investimento.

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02. Qual o público alvo ? 
Resp.:
Empresas privadas (pessoas jurídicas de direito privado e empresários registrados na junta comercial) de pequeno-médio, médio e grande porte que realizem atividades produtivas nos setores comercial e de prestação de serviços.  

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03. Quais as garantias exigidas?
Resp.:
 As garantias serão, cumulativa ou alternativamente: 
Hipoteca;
Penhor; 
Alienação fiduciária; 
Fiança ou aval.

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04. Quais os juros cobrados pelo Programa de Financiamento para os Setores Comercial e de Serviços ?
Resp:
Conforme Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.672, de 26/06/2018.

(*) Para maiores informações, procure uma Agência do BNB mais próxima.

 

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05. Quais as tarifas cobradas neste Programa?
Resp.:
  As tarifas são cobradas conforme a regulamentação vigente. Clique no link abaixo para acessar a página de tabelas de tarifas:
http://www.bnb.gov.br/web/guest/tabelas-de-tarifas . 
 

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06. Qual o prazo de pagamento para este Programa? 
Resp.: Os prazos serão fixados em função do cronograma físico- financeiro do projeto e da capacidade de pagamento do cliente, respeitados os prazos máximos a seguir:

  • Para financiamento de serviços de complexos prisionais de ressocialização, por meio de Parcerias Público- Privadas (PPPs), o prazo máximo para financiamento é de até 20 anos, incluindo até 5 anos de carência. 
  • Para projetos de alta relevância e estruturantes, localizados no Semiárido ou em municípios de renda baixa ou estagnada ou em áreas prioritárias do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), o prazo máximo será de 15 anos, incluindo a carência de até 5 anos;
  • Para reforma ou reparação de embarcações, o prazo máximo total será de 5 anos, incluindo até 2 anos de carência;
  • Para aquisição isolada de móveis e utensílios, o prazo será de até 6 anos, incluindo a carência de até 1 ano;
  • Nos demais casos, o prazo máximo será de 12 anos, incluindo até 4 anos de carência.

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07. Quais os limites de financiamento para este Programa? 
Resp.:
O limite de financiamento levará em conta, além do porte do cliente e a tipologia do município onde o empreendimento está localizado, será considerado a destinação dos recursos.

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Programa de Investimento

Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural do Nordeste - Rural

01. O que o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural do Nordeste  financia?
Resp.: 
Implantação, expansão, diversificação e modernização de empreendimentos agropecuários, à exceção daqueles que envolvam irrigação e drenagem, contemplando as atividades de agricultura de sequeiro, bovinocultura, bubalinocultura, ovinocaprinocultura, avicultura, suinocultura, apicultura, sericicultura, estrutiocultura e produção de sementes e mudas, mediante o financiamento de todos os investimentos fixos e semifixos.

Investimento Fixo: benfeitorias, desmatamento e deslocamento*, fundação e recuperação de pastagens e forrageiras, fundação de culturas agrícolas permanentes de sequeiro e correção do solo. Máquinas, equipamentos e implementos, a depender do índice de nacionalização e do porte do produtor.
* Observada a legislação em vigor.

Investimento Semifixo:  Instalações, máquinas, implementos, equipamentos e veículos, a depender do índice de nacionalização e do porte do produtor. Aquisição de reprodutores puros e de matrizes puras ou mestiças de bovinos , bubalinos, caprinos, ovinos e suínos, inclusive de forma isolada, desde que, neste caso, o produtor comprove dispor da infraestrutura adequada. Nos financiamentos à bovinocultura será observada a vocação do município, ou parecer técnico favorável ao Banco, ou ainda garantias de comercialização. Aquisição de aves de corte e de postura , bem como de suínos para cria, recria e engorda, necessariamente em regime de integração com empresa integradora, exceto a avicultura de postura; aquisição de rainhas e enxames puros ou africanizados da espécie apis mellifera; Capacitação tecnológica e de qualidade e produtividade, treinamento de pessoal e formação e qualificação profissional, até a fase pré-produtiva.

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02. Qual é o público-alvo? 
Resp.:
 Produtores rurais (pessoas jurídicas e pessoas físicas, inclusive empresários registrados na junta comercial), associações formalmente constituídas (em créditos diretamente aos associados) e cooperativas de produtores rurais (em créditos diretamente aos cooperados e em créditos na modalidade "à própria"). Os financiamentos na modalidade "à própria" estarão sujeitos a pareceres técnicos e gerencial. Os produtores de sementes e mudas selecionadas terão o devido credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento. 

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03. Qual é fonte dos recursos?
Resp.:
 Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

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04. Quais são os limites do financiamento?
Resp.:
O limite de financiamento dos clientes levará em conta, além do porte do mutuário, a tipologia do município onde o empreendimento estiver localizado. Neste caso, a agência do Banco do Nordeste está apta a informar-lhe o limite de financiamento de seu projeto.

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05. Quais são os prazos de pagamento?
Resp.:
 
Fixados em função do cronograma físico-financeiro do projeto e da capacidade de pagamento do beneficiário, respeitados os prazos máximos a seguir:

  • Investimento fixo: até 12 anos, incluídos até 4 anos de carência;
  • Investimento semifixo: até 8 anos, incluídos até 3 anos de carência;
  • Investimento em armazenagem: até 15 anos, incluídos até 5 de carência;
  • Aquisição de acessórios ou peças de reposição, manutenção de máquinas e veiculos: até 2 anos, incluído até 1 de carência;
  • Florestamento e reflorestamento, conforme o ciclo de produção da espécie florestal a ser explorada: até 16 anos, incluídos até 7 de carência. 

Nota: Para projetos de alta relevância e estruturantes, localizados no semiárido ou em municípios de renda baixa/estagnada, ou em área prioritária do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, o prazo máximo será de 15 anos, incluída a carência de até 5 anos.[Voltar]

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06. Quais são os encargos e bônus?
Resp:
Conforme Resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.673 e nº 4.674, ambas de 26/06/2018.

(*) Para maiores informações, procure uma Agência do BNB mais próxima.

 

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07.  É concedido algum bônus/desconto? 
Resp.:
Para operações contratadas nos períodos de 02/01/2013 a 30/06/2013 e de 01/07/2013 a 31/12/2013, incidirão bônus de adimplência de 15% sobre os juros , para qualquer que seja a localização do empreendimento financiado, concedidos exclusivamente se o cliente pagar as prestações pagas (juros  e principal) até as datas dos respectivos vencimentos.

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08. Quais são as garantias exigidas? 
Resp.:
As garantias serão as seguintes, cumulativa ou alternativamente:
• Hipoteca;
• Penhor;
• Fiança ou aval;
• Alienação fiduciária.

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Finor - Fundo de Investimento do Nordeste
 

01. O que é o FINOR?
Resp.:
Finor é um fundo de investimentos, constituído de recursos aplicados em ações e debêntures, destinado a apoiar financeiramente empreendimentos instalados ou que venham a se instalar na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), que tenham por objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico da Região Nordeste e das partes dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, sendo que a administração ficará a cargo do Departamento de Gestão dos Fundos de Investimentos- DGFI e do Banco do Nordeste.

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02. Qual o objetivo do FINOR? 
Resp.:
Contribuir para o desenvolvimento econômico da Região Nordeste e parte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além de ser um investimento atrativo para as empresas investidoras que obtém descontos na declaração de imposto de renda.

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03. Quais as vantagens para os optantes do FINOR?
Resp.:
 a) investimento em cotas do FINOR ou em ações de empresas beneficiárias, ao invés de pagamento do imposto de renda devido; 
            b) possibilidade de ganho quando da negociação das cotas do FINOR; c) permite aplicações de recursos em projetos próprios.

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04. Como é realizada a administração da Carteira de Ações e Debêntures do FINOR?
Resp.:
A administração da Carteira é realizada pelo Banco, que é o representante do FINOR junto às empresas Beneficiárias, e por ele exerce todos os direitos inerentes à mesma, analisando as Demonstrações Financeiras e decisões em assembleias.

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05. Quando as cotas passaram a ser escriturais?
Resp.:
 Em 21.03.1991, a partir da emissão das cotas relativas ao exercício de 1989, as cotas passaram a ter forma escritural dispensando-se, em consequência, a emissão de Certificados de Investimento-CI, sendo emitidos e enviados para as empresas extratos de movimentação com as posições.

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06. Qual a vantagem para as empresas beneficiárias do FINOR?  
Resp.:
 a) fonte adicional de recursos a baixo custo;
            b) viabilização do projeto.

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07. O que fazer com os antigos Certificados de Investimentos – CI?  
Resp.:
Os originais dos Certificados de Investimento do FINOR devem ser devolvidos ao Banco do Nordeste do Brasil S/A, através de qualquer de suas Agências, para conversão em cotas escriturais.

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08. Qual o valor das cotas de um Certificado de Investimentos – CI?  
Resp.:
Para saber quanto valem as cotas representadas por um CI, deve-se multiplicar a quantidade de cotas ali constante pelo valor da cota. Deverá ser observado que as cotas representadas pelos Certificados emitidos antes de Abril de 1986 deverão ser grupadas na proporção de 1000/1. Esse valor poderá ser consultado através do SAC Banco do Nordeste via 0800.728 3030, ou ainda pelo endereço eletrônico relacionamento@bnb.gov.br.

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09.  É possível que as cotas representadas por Certificados de Investimentos – CI não tenham valor monetário?
Resp.:
Sim. Quando da conversão em escritural, as cotas poderão não possuir expressão monetária em Real, devido ao grupamento ocorrido em 1986, e à própria desvalorização da moeda brasileira. Ainda assim, o cotista deverá ser orientado a proceder à conversão das cotas, tendo em vista a possibilidade de valorização das mesmas, em razão, principalmente, da extinção das opções, quando da Declaração de Rendimentos, pela aplicação de parcelas do imposto devido no FINOR, na forma definida no Artigo 5º, da Lei nº 8.167/91.

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10. O que fazer no caso de perda ou extravio dos Certificados de Investimentos – CI?
Resp.:
O titular, justificando a propriedade e a perda ou extravio, deverá promover a anulação na forma da lei processual, conforme determina a Lei nº 6.404/76, em seu artigo 38, para que seja efetuada a emissão de extrato contendo a posição de cotas.

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11.  Como adquirir as cotas?
Resp.:
A pessoa jurídica (Optante) irá receber cotas em contrapartida à sua opção pela aplicação do incentivo fiscal do FINOR na Declaração de Rendimentos. Entretanto, qualquer outra pessoa física ou jurídica poderá adquiri-las através de Bolsas de Valores.

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FNE - Giro 

 

01. Qual a finalidade do FNE Giro?
Resp.: 
Aquisição isolada de:

  • Matérias-primas e insumos utilizados no processo produtivo de indústrias e agroindústrias; 
  • Mercadorias, inclusive máquinas, veículos, aeronaves, embarcações ou quipamentos, destinados à constituição de estoques de empresas comerciantes desses bens;Insumos utilizados por empresas de prestação de serviços, inclusive turísticas e de Infraestrutura; 
  • Gastos Gerais para o funcionamento do empreendimento (na modalidade ressarcimento/reembolso): folha de pagamento (exceto tributos); despesas de água, energia e comunicação; combustíveis e lubrificantes; despesas com manutenção de veículos, máquinas e equipamentos; despesas de postagem e de frete; aluguel e condomínio.

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02. Qual é o público-alvo? 
Resp.:
Empresas privadas que tenham enquadramento em programas do FNE (pessoas jurídicas de direito privado e empresários registrados na junta comercial) que realizem atividades produtivas nos setores industriais, agroindustriais, turísticas, comerciais, de prestação de serviços e de infraestrutura.

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03. Qual é a fonte dos recursos?
Resp.: 
Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE e Recursos Internos.

 

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04. Quais são os limites de crédito?
Resp.: 
Até 100% do valor da proposta, respeitado o porte do cliente.

                                                                                                                                                      

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05. Quais são os prazos de pagamento?
Resp.:
O prazo máximo das operações é de até 18 meses, já incluída carência de até 3 meses.

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06. Quais são os encargos?
Resp.:
Conforme Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.672, de 26/06/2018.

*Para mais informações, procure uma agência do Banco do Nordeste.

                                                                                                                                         

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07. Quais são as garantias exigidas? 
Resp.:
As garantias serão as seguintes, cumulativa ou alternativamente:
Fiança ou aval;
Fundo de liquidez constituído por recebíveis;
Hipoteca;
Penhor;
Alienação fiduciária.

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INSS
 

01. Onde o beneficiário do INSS poderá realizar o saque de seu benefício?
Resp.: Nos casos em que o beneficiário possui conta corrente, o saque poderá ser realizado com o cartão de movimentação da conta através dos terminais de autoatendimento em qualquer uma das agências do Banco do Nordeste e através dos terminais que compõe a rede compartilhada de atendimento: Banco 24 Horas, caixas eletrônicos dos terminais externos do Banco do Brasil. Para os casos nos quais o beneficiário não possui conta corrente, o saque somente poderá ser realizado com o cartão do benefício em qualquer uma das agências do Banco do Nordeste.

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02. Qual é o prazo para realizar o saque de benefícios para titulares que não possuem conta corrente no Banco do Nordeste? 
Resp.: Os benefícios não sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao INSS. O beneficiário não perde direito a ele, mas é preciso se dirigir à agência da Previdência Social (APS) para requerer o benefício.

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03. Como solicitar a transferência do pagamento de um banco para outro?
Resp.: O beneficiário deverá contatar o INSS através do número 135, ou procurar diretamente uma agência da previdência social para obter orientações de como proceder neste caso, pois o Banco do Nordeste apenas repassa o benefício que é pago pelo INSS.

 

 

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04. Onde pode ser realizada a revalidação do cartão de benefício do INSS?
Resp.:
A revalidação pode ser realizada em qualquer agência do Banco do Nordeste.

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05. Como proceder para revalidar o cartão de benefício do INSS no caso do titular estar impossibilitado de comparecer ao Banco do Nordeste?
Resp.:
O INSS aceita que o titular seja representado por um procurador, somente nos casos de ausência por motivo de viagem, moléstia contagiosa ou impossibilidade de locomoção, cujo mandato não terá prazo superior a doze meses, podendo ser renovado ou revalidado somente pelo INSS, que tem a exclusividade de analisar e cadastrar a procuração em seus sistemas e por conseguinte incluir nos sistema do Banco.

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06. Como proceder para realizar o recadastramento?
Resp.:
Para o recadastramento é necessário que o beneficiário entre em contato com o próprio INSS.

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07. O beneficiário do INSS pode fazer empréstimos consignados no Banco? 
Resp.:
Perfeitamente,desde que seu benefício seja permanente e sacado no BNB, além é claro que atenda as exigências de não estar com o nome negativado e apresente um avalista ou contrate um seguro para a operação se tiver menos de 64 anos.

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08. O aposentado que recebe pelo Banco tem direito a uma conta corrente? 
Resp.:
Sim, todo aposentado pode solicitar a abertura de uma conta simplificada na agência que percebe seu benefício, sem custo algum e optar que seja creditado seu benefício nessa conta.

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09. O beneficiário do INSS que tem um empréstimo em um banco pode migrar pra outro?  
Resp.:
Não, pois o crédito em conta corrente do Banco é a principal garantia de pagamento das parcelas do empréstimo.

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10. Posso tirar outro empréstimos sem que tenha liquidado o primeiro?  
Resp.:
Sim, desde que a prestação anterior somada com a nova seja inferior a 30% do valor do benefício. E atenda a todas as exigências solicitadas pelo Banco.

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Internet Banking BNB

01. O que é o Internet Banking BNB?  
Resp.: É um canal de relacionamento bancário que visa a realização de consultas e operações financeiras via Internet, disponibilizada para propiciar maior comodidade e agilidade às necessidades dos clientes, no que diz respeito a sua conta corrente e serviços disponíveis. Desde que seja previamente cadastrado uma senha pessoal e entregue um cartão de segurança que permitirá realizar todos os serviços oferecidos pela instituição.

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02. O que é a Identificação de Usuário?   
Resp.: É como o cliente é conhecido pelo Novo Internet Banking BNB. Deverá ser cadastrada pelo cliente e solicitada quando do acesso ao sistema.

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03. O que é o Cartão de Segurança? 
Resp.: É um Cartão numérico contendo quatro dígitos exigidos para validar cada movimentação financeira realizada pelo cliente, escolhido de forma aleatória pelo sistema dentre inúmeros outras combinações desse cartão que é exclusivo.

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04. Como cadastrar o cartão de segurança? 
Resp.:
Pode ser solicitado em sua Agência e no próprio atendimento habilitá-lo ou se preferir, acesse o link do Banco e siga as instruções abaixo:
1. Selecionar Outras Opções/Associar Cartão de Segurança.
2. Digite o número de série e a versão impressa no cartão.
3. Digite no teclado virtual a senha solicitada do Cartão de Segurança para confirmação da Transação de “Cadastro de Cartão de Segurança”.

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05. Em caso de roubo, como devo proceder para cancelar meu Cartão de Segurança?  
Resp.:
Em caso de perda ou roubo solicite o cancelamento de seu cartão em uma agência mais próxima ou ligue para o Centro de Relacionamento com Clientes e de Informação ao Cidadão via:  4020.0004 (Capitais e Regiões Metropolitanas - Tarifa de ligação local) e 0800 033 0004 (Demais Localidades) .

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06. O que é o operador do Internet Banking BNB?  
Resp.:
É um usuário habilitado a realizar consultas e movimentações financeiras, pelo titular da conta, sócio-diretor em caso de pessoa jurídica. ou procurador constituído com tal poder.

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07. Como alterar minha Identificação do Usuário?  
Resp.:
Acesse o Internet Banking BNB, clique na opção ALTERAÇÃO DE PERFIL DE ACESSO no menu OUTRAS OPÇÕES. Informar a nova identificação de usuário e confirmar. 

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08. Paga-se IPTU via Sistema Internet Banking BNB? 
Resp.:
É possível efetuar pagamento do IPTU somente da cidade de Fortaleza-CE, via opção Pagamentos de Tributos e Contribuições Municipais do Internet Banking BNB.

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09. É possível realizar pagamentos de GPS via Internet Banking BNB sem código de barras?  
Resp.:
O pagamento de GPS via Internet Banking BNB é possível desde que os boletos tenham código de barras padrão FEBRABAN, caso contrário o pagamento poderá ser efetuado somente na agência.

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Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

01. O que é o Pronaf?
Resp.:
 Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar, que na prática é a disponibilidade de crédito às atividades agropecuárias e não agropecuárias exercidas pelos trabalhadores rurais que subsistem da agricultora familiar.

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02. Qual o público-alvo do Pronaf?
Resp.: Agricultores familiares detentores de Declaração de Aptidão ao PRONAF - DAP, que é emitida pelo Órgão Oficial de Assistência Técnica do Estado ou pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais nos Municípios, bem ainda, no caso do PRONAF Grupo "A" pelo INCRA ou pelas Unidades Técnicas Estaduais - UTEs.

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03. O que o interessado necessita para obter o financiamento do Pronaf?
Resp.: Para obter um financiamento, o interessado precisa:
• Ser maior de idade;
• Apresentar documentos de identificação e CPF;
• Estar quite com a Justiça Eleitoral (declaração do (a) próprio (a) produtor (a) na proposta de crédito);
• Não apresentar restrições cadastrais;
• Apresentar documento comprobatório de sua relação com a terra (escritura, declaração de confinantes), exceto para os agricultores do Grupo B;
• Apresentar a DAP - Declaração de Aptidão que é expedida pelos sindicatos ou órgãos de assistência técnica Estaduais;
• Apresentar plano ou projeto elaborado pelo órgão oficial assistência técnica do Estado ou empresa privada..

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04. Quais os grupos do Pronaf?
Resp.: O  programa é  composto dos  seguintes  grupos: “A”  e “ A/C”  de  acordo  com  a  condição  de  assentado,  e  “B”  e PRONAF- Comum,   de acordo com a renda bruta anual obtida pelo produtor, que pode variar de até R$ 6.000,00 para o Grupo B e acima de R$ 6.000,00 até R$ 110.000,00 para o PRONAF Comum.
O PRONAF também disponibiliza linhas de crédito especiais para públicos e atividades específicas - PRONAF Mulher, Jovem, Agroindústria, Floresta,  Mais Alimentos, Agroecologia, Agrinf (Custeio do Beneficiamento e Industrialização de Agroindústria Familiar) e ECO - além de investimentos em projetos de convivência com o semiárido - PRONAF SemiÁrido. 
Clique aqui para saber mais sobre o Público-Alvo e Condições Operacionais dos Grupos e Linhas de Crédito do PRONAF 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

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Rural - FINAME
 

01. O que o FINAME Agrícola financia?
Resp.: Aquisição de máquinas e implementos agrícolas novos de fabricação nacional, destinados ao setor agropecuário, cadastrados na FINAME, exclusivamente na modalidade “financiamento à compradora”.

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02. Qual é o público-alvo?
Resp.: Pessoas físicas com efetiva atuação no setor agropecuário, para investimento em seu setor de atividade;
            Empresários registrados na junta comercial e pessoas jurídicas brasileiras de controle nacional que exerçam atividade no setor agropecuário; 
            
Pessoas jurídicas brasileiras de controle estrangeiro.

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03. Qual é fonte dos recursos?
Resp.: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por intermédio da sua subsidiária, a Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME).

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04. Quais são os prazos de pagamento?
Resp.: O prazo, determinado conforme a capacidade de pagamento do proponente e do grupo econômico, ao qual pertença, e observados os limites de vida útil dos bens financiáveis, será no máximo de 90 meses. A primeira parcela de amortização de principal poderá ser fixada até o 18º mês após o mês do protocolo da operação no BNDES para aprovação.

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05. Quais são os encargos?
Resp.: Tarifas de contratação e IOF cobrados conforme a regulamentação, além dos seguintes encargos:
a) Custo Financeiro (juros básicos): TJLP; ou, UM-BNDES acrescida do custo da Cesta de Moedas ou Variação do dólar dos Estados Unidos acrescida dos encargos da Cesta de Moedas; ou, TJLP combinada com a TJ-462 (TJLP + 1%aa) ou UM-BNDES (unidade Monetária do BNDES) acrescida do custo da Cesta de Moedas ou Variação do dólar dos Estados Unidos acrescida dos encargos da Cesta de Moedas;
b) Remuneração básica do BNDES (spread básico) – 0,9% a.a. ou 2,5% a.a.;
c) Del-credere – mínimo de 3%a.a.;
d) Taxa de intermediação financeira – 0,5% a.a. apenas no caso de média-grande empresa e grande empresa. Taxas acima sujeitas a alterações.

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06. Quais são as garantias exigidas? 
Resp.:
As garantias serão, cumulativa, ou alternativamente, compostas por garantias reais e fidejussórias, em função do prazo, valor e pontuação obtida na avaliação de risco do cliente e do projeto. É obrigatória a alienação fiduciária do bem financiado.

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Rural - Aplicação de Recursos Obrigatórios
 

01. O que o Programa de Aplicação de Recursos Obrigatórios financia?
Resp.: Construção, reforma e ampliação de benfeitorias e instalações permanentes, aquisição de máquinas, implementos e equipamentos, aquisição de animais de pequeno, médio e grande porte, inclusive para recria e/ou engorda a pasto, aquisição de veículos com capacidade mínima de 04 toneladas, bem como outros itens necessários ao desenvolvimento da atividade agropecuárias, observadas as proibições normativas do programa quanto ao não financiamento de determinados itens e atividades, a exemplo de veículos de passeio, terras, terrenos, cultura de fumo, dentre outros.

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02. Qual é o público-alvo?
Resp.: Produtores rurais (pessoas jurídicas e pessoas físicas, inclusive empresários registrados na junta comercial), cooperativas de produtores rurais (em créditos diretamente aos cooperados ou na modalidade “à própria”) e associações de produtores rurais (em créditos diretamente aos associados), ressalvado que, no caso de pesca artesanal, só serão atendidos pescadores artesanais classificados como pequenos ou miniprodutores, integrados a associações ou cooperativas, os quais residam em colônia de pescadores, explorem diretamente a atividade de captura e tenham na pesca artesanal sua principal atividade e modo preponderante de subsistência.

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03. Qual é fonte dos recursos?
Resp.:  Recursos Obrigatórios .

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04. Quais são os prazos de pagamento?
Resp.: Determinado em função da capacidade de pagamento do mutuário, observados o que se segue:
a) Investimento fixo – até 12 anos, incluída a carência de até 4 anos;
b) Investimento semifixo - até 6 anos, incluída a carência de até 3 anos;
c) Financiamento de calagem - até 4 anos, incluída a carência de até 1 ano;
d) Aquisição isolada de bovinos para recria e engorda a pasto - até 30 meses, sem carência.

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05. Quais são os encargos?
Resp.: Tarifas e IOF, conforme a regulamentação vigente, além de Juros à taxa efetiva de 6,75% a.a., ficando referida taxa sujeita a reajuste na vigência da operação, sempre que o Conselho Monetário Nacional alterar a taxa aplicável às operações rurais com recursos controlados.

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06. Quais são as garantias exigidas? 
Resp.:
As garantias serão, cumulativa, ou alternativamente, compostas por garantias reais e fidejussórias, em função do prazo, valor e pontuação obtida na avaliação de risco do cliente e do projeto.

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Telessaldo e Atendimento Eletrônico

01. Quais serviços são disponibilizados pelo Atendimento Eletrônico Cliente Consulta Banco do Nordeste : 4020 0004 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 033 0004 ( Demais Localidades)?
Resp.:  Opção 1: Saldo e extrato;
             Opção 2: Desbloqueio de cartão conta corrente ou poupança;
             Opção 3: Bloqueio de cartão e orientação sobre bloqueio de talão de cheques;
             Opção 4: Emissão de 2ª via de boletos;;
             Opção 5: Serviços de Internet e apoio às Empresas;
             Opção 6: Informações sobre produtos e Serviços;
             Opção 7: Telefone de Agências ou Crediamigo;
             Opção 8: Falar com nossos atendentes.

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02. Como faço para obter saldo de minha conta via fone? 
Resp.: Para obter saldo de conta corrente ou poupança o cliente deverá fazer o seguinte procedimento:
Ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste : 4020 0004 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 033 0004 (Demais Localidades);
Digitar as opções:
1 – Saldo e extrato;
      1 – Conta corrente
Nesse momento o sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido.
      2 - Conta poupança
O sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido.
             1 – Saldo
                    1 - Para saldos por telefone;    
                    2 - Para saldo via fax;
                    3 - Para saldo via SMS;
                    4 - Para saldo via e-mail.

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03. Como faço para obter extrato de conta corrente via fax? 
Resp.:  Para obter extrato via fax de conta corrente ou poupança o cliente deverá fazer o seguinte procedimento:
1 – Ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste : 4020 0004 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 033 0004 (Demais Localidades);
Digitar as opções:
1 – Saldo e extrato;
      1 – Conta corrente
Nesse momento o sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido.
           2 - Extrato dos 6 últimos lançamentos;
           3 - Extrato do período de até 60 dias. 

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04. Perdi meu cartão conta corrente/poupança, como proceder para bloqueá-lo? 
Resp.: Segue procedimento para realização do bloqueio de cartão de conta corrente ou poupança:
Ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste : 4020 0004 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 033 0004 (Demais Localidades) ;
Digitar as opções:
3 – Bloqueio de cartão e orientação sobre bloqueio de talão de cheques;
      2 – Bloqueio de cartão conta corrente;
Nesse momento o sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido.
      3 - Bloqueio de cartão conta poupança.
O sistema solicitará o número da agência, conta com dígito e senha de cartão válido. 

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05. Recebi 1ª via de cartão conta corrente/poupança via correios, como proceder para desbloqueá-lo? 
Resp.: Ao receber a 1ª via do cartão em sua residência, o cliente tem a alternativa de ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste, de qualquer lugar e liberar seu cartão.


O procedimento será realizado obedecendo aos seguintes passos:
1) Ligar para o Cliente Consulta Banco do Nordeste : 4020 0004 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 033 0004 (Demais Localidades);
2) Digitar a opção 2 – Desbloqueio de cartão;
3) Digitar o número do cartão e senha fornecida na agência de relacionamento;
4) Responder às perguntas de identificação positiva que abrangerão dados cadastrais, digitando-as, para confirmar a transação;
5) Aguardar a gravação informando que o cartão foi liberado, escutar as vocalizações das letras de acesso, anotando-as para utilização juntamente com o número e senha do cartão;
6) Caso não seja efetivada a liberação, deverá comparecer na sua agência de relacionamento.
Nota 1: Quando o cliente erra, por três vezes, a senha ou as perguntas de identificação positiva, a URA solicitará que o mesmo compareça a agência de relacionamento para realização do desbloqueio.
 
A partir da 2ª via do cartão:

1) Pelo atendimento eletrônico do Cliente Consulta Banco do Nordeste, pelos mesmos números informados acima;
2) 
Através do Internet Banking BNB;
3) Em qualquer agência do Banco e nos terminais de autoatendimento;
4) Na bateria de caixa, somente na agência onde a conta foi aberta; 
Obs: Os cartões de Pessoa Jurídica, somente serão desbloqueados na própria agência de relacionamento.                                                 

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