Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo 
em Desenvolvimento Regional

Edição 2008


O Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – edição 2008 contemplou vencedores das categorias Rádio, TV, Internet, Jornal e Foto, em níveis regional e nacional, além das premiações nas modalidades universitário e cidades com menos de 100 mil habitantes. Os trabalhos vencedores nas regionais I, II e III constituíram-se finalistas da premiação nacional, ou seja, acumularam as duas premiações.
Na edição 2008, foram inscritos 141 trabalhos de diversas mídias sediadas no País, originando um espaço ocupado de 228 páginas inteiras de jornal, 7h35min em reportagens de televisão e 3h25min em matérias de rádio. Abaixo a relação dos vencedores.

REGIONAL I
 
MÍDIA IMPRESSA TEXTO - Silvia Bessa* - Diário de Pernambuco - Recife (PE) - Trabalho: “Frutos da Caatinga”
 
MÍDIA IMPRESSA FOTO - Teresa Maia* - Diário de Pernambuco - Recife (PE) - Trabalho: “Frutos da Caatinga”
 
MÍDIA ELETRÔNICA INTERNET - Paula Schver e Juliana de Melo* - JC Online (PE) - Trabalho: “Prata do Lixo”
 
MÍDIA ELETRÔNICA RÁDIO - Carlos Alberto Silveira de Morais, Clarissa Siqueira, Flávia Barros e Everson Teixeira* - Rádio Jornal - Recife (PE) - Trabalho: “Redes e Anzóis. O desenvolvimento no Canal de Santa Cruz”
 
MÍDIA ELETRÔNICA TV - José Francisco Julião Júnior, Bruno Marques de Carvalho, Izaias Rodrigues Vieira Jr, José Reginaldo Aguiar, José Renato Lima Maia, Juliana Rodrigues, Leda Maria, Luciano Paulo, Sanderlei e Thyago Caetano Nóbrega* - TV Jangadeiro (CE) - Trabalho: “Desenvolvimento Regional”
 
PRÊMIO ESPECIAL UNIVERSITÁRIO - André Teixeira, Jorge Macedo, Cícero Fernandes, Gabriele Oliveira, Lucas Mendes e Victor Hugo - Rádio Experimental FIC (CE) - Trabalho: “Modelos de investimento das cidades de Novo Oriente e Itapajé, CE”
 
*Vencedores nacionais
 
 
REGIONAL II
 
MÍDIA IMPRESSA TEXTO - Henrique Elias Cabral França - Jornal o Norte - João Pessoa (PB) - Trabalho: “Estrada do Desenvolvimento”
 
MÍDIA IMPRESSA FOTO - Frederico da Silva Veras (RN) - Revista Negócio Rural - Mossoró (RN) - Trabalho: “Uma Nova Realidade”
 
MÍDIA ELETRÔNICA INTERNET - Érica Chianca de Araújo (PB) - Sebraepb.com.br - João Pessoa (PB) - Trabalho: “Retalhos de Uma Economia Solidária”
 
MÍDIA ELETRÔNICA RÁDIO - Heron Cid - CBN João Pessoa AM (PB) - Trabalho: “Nasce o Futuro no arredor de Casa”
 
MÍDIA ELETRÔNICA TV - Silvia Torres, Wendell Rodrigues, Eliane Nóbrega, Ana Cláudia, Patrício Rocha, Joseli Santos e Walter Júnior - TV Correio - João Pessoa (PB) - Trabalho: “Trilhas do Desenvolvimento”
 
PRÊMIO ESPECIAL UNIVERSITÁRIO - Léo Valente Santiago e Ticianne Maria Perdigão Cabral (RN) - TV Universitária – UFRN - Natal (RN) - Trabalho: “Vetiver: O Perfume do Desenvolvimento”


REGIONAL III
 
MÍDIA IMPRESSA TEXTO - Waldson de Souza Costa e Carolina Rocha Sanches - O Jornal - Maceió (AL) - Trabalho: “Extinção de Palmeiras do Ouricuri ameaça produção artesanal alagoana”
 
MÍDIA IMPRESSA FOTO - Waldson de Souza Costa - O Jornal - Maceió (AL) - Trabalho: “Cultura da mandioca sustenta economia popular do Nordeste”
 
MÍDIA ELETRÔNICA TV - Luciana Santos Gonçalves - TV Atalaia Rede Record - Aracaju (SE) - Trabalho: “Projeto Palma da Vida”
 
Não houve premiados nas categorias Rádio, Internet e Universitário


 ESPECIAL CIDADES COM MENOS DE 100 MIL HABITANTES
 
Jacquelline Vieira Santos de Oliveira - Rádio Cidade - Sumé (PB) - Trabalho: “Crédito: Vida Digna com Desenvolvimento e Cidadania”

Desenvolvimento Regional

Guaribas, no Piauí, menor IDH do Brasil, possui hoje um salão de beleza. Modesto, mas, ainda assim, símbolo de uma aspiração antes impensável para quem antes se preocupava apenas com a incerta sobrevivência no dia de amanhã.

Saindo de Guaribas para uma grande cidade do Nordeste. Um pedreiro chega em casa com um presente para o filho, comprado no camelô da esquina. Até há pouco, ele estava desempregado. Hoje, é parte do trabalho de construção de um resort no litoral. O camelô que vendeu o brinquedo, com o aumento em suas vendas, pode comprar uma nova geladeira, no crediário hoje disponível e acessível, na grande loja de eletrodomésticos do centro da cidade. O vendedor comissionado da loja compra o primeiro carro, também financiado. O proprietário da concessionária adquire uma das unidades do resort, postas à venda. O resort, em si, é fruto da crença do investidor, nacional ou estrangeiro, no potencial daquela região.

Toda essa atividade gera impostos. O aumento da arrecadação permite ao poder público investir em novos postos de saúde, em escolas, em estradas. Os cidadãos com melhor saúde e educação se tornam mais produtivos, e a maior produtividade lhes permite maior renda. E a soma de tudo isso, maior que as partes tomadas isoladamente, alimenta a crença num futuro melhor. Crença esta que impulsiona novos investimentos. Como o salão de beleza de Guaribas, e o resort do litoral.

O desenvolvimento, mais que crescimento econômico, consiste no bom uso da riqueza humana e material de países ou regiões, favorecendo o bem-estar geral de seus habitantes. A aceleração do processo de desenvolvimento de uma região requer incentivos para inovações e investimentos, assim como o fornecimento de condições para um sistema eficiente de produção e distribuição de bens e serviços à população. Dentre essas condições, destaca-se o crédito,  permeando todo o processo e sendo fator fundamental dele.

Com a disponibilização de financiamentos a empreendimentos de todos os portes e setores, do micro ao grande empresário, do capital de giro à instalação de indústrias, o sistema de crédito é o elo entre aqueles que dispõem de poupança ou capital para investir, e aqueles que precisam de dinheiro para tornar realidade suas iniciativas empreendedoras. E, com isso, fazer parte do ciclo do desenvolvimento em uma região.

Desenvolvimento Regional, em todas suas nuances, é o tema do V Prêmio BNB de Jornalismo.