Sistema de Gerenciamento de Convênios
Informações do Edital
202401 - EDITAL SOCIAL - FIA/2024  (Relatório)   (Download do Edital)
Início das Inscrições: 16/08/2024 10:30
Final das Inscrições: 20/09/2024 23:59
Limitado: Sim

Valores Financiados pelo BNB

Valor Minimo: R$ 60.000,00
Valor Máximo: R$ 350.000,00
Constitui objeto do presente Edital a seleção de Projetos de cunho Social, direcionados ao público infanto-juvenil de baixa renda, desde que previamente aprovados (chancelados) pelos Conselhos Nacional, Estaduais ou Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, para concessão de recursos financeiros não reembolsáveis oriundos de parcela do imposto de renda devido pelo Banco do Nordeste, em conformidade com sua Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) e com a legislação em vigor.
 
Rubricas
NumeroNome% Mínimo% Máximo
5.0.00.00.00 Outras Rubricas 0,00% 100,00%
Regras VER EDITAL
 
Projetos Classificados
Instituição: LIONS CLUBE CURRAIS NOVOS SHEELITA
Projeto: Projeto de evento esportivo de inclusão e de treinamento de habiidades socioemocionais Lions
Objetivo: O nosso projeto ira atuar com o programa de treinamento de habilidade socioemociaonis durante 11 meses e deve ser aplicado para crianças e adolescentes porque é uma ferramenta de prevenção para o não uso, ou para o uso tardio de drogas. Em varias cidades do Brasil, vem-se despertando para o Esporte Paraolímpico e em Currais Novos, apoiamos as causas das associações ACDF da pessoa com Deficiência, APAE, NORTEAR – Autismo a dar a atenção a crianças e adolescentes com suas múltiplas deficiências. Estamos com este projeto fomentando o esporte para crianças e adolescentes com deficiência com as modalidades de Bocha, para- atletismo, Paranatação e Parabedmiton com treinamentos semanais e a realização de campeonato no mês de setembro de 2025. Temos áreas para com parceria realizar estas atividades que são as escolas, o Estádio Coronel José Bezerra e o complexo esportivo do IFRN, motivo pelo qual acreditamos na aprovação deste projeto. Importante: O Lions Clube Chegou como clube internacional em 1960, depois foi criado novo clube em 1979 e o clube atual funcionou até 1998 apenas com a carta constitutiva de Clube Lions internacional e neste ano foi criada a associação Lions Clube Scheelita cuja ata de fundação é de 12 de março de 1998 onde conta uma única ata com estatuto, suas eleições são anuais, porém não altera o desenvolvimento do projeto.

Instituição: George Costa da Silva / Associação do projeto vida nova jiu-jítsu
Projeto: PROJETO TEMPORADA CAMPEÃ DE JIU-JITSU E ESCOLA DE TV
Objetivo: O projeto terá a participação de 200 e seus familiares. Será realizado no contraturno escolar para fornecer aulas de Jiu-jítsu Gratuitas dividido em Duas turmas sendo turma mirim 6 A 11 Anos e Turma Infantil 12 A 17 Anos contando com um Professor Graduado Faixa Preta Federado na CBJJ ( Confederação Brasileira de Jiu-jítsu ), CBLP ( Confederação Brasileira de Lutas Profissionais ), IBJJF ( Internacional Brazilian Jiu-jítsu Federativo ) mais um Instrutor Faixa azul que auxilia nas atividades diárias . Os alunos terão 6 Horas Aulas Semanais sendo três vezes por semana duas horas aula por dia cada turma. Ao final de cada Semestre os alunos passarão por avaliações e seguirão as graduações de suas devidas faixas seguindo cronograma de faixas posta pela arte marcial e seguindo o plano de carreira como atleta recebendo seus devidos certificados pela entidade. Os alunos terão 8 Horas Aulas Semanais sendo três a quatro vezes por semana duas horas aula por dia cada turma. Ao final de cada Semestre os alunos passarão por avaliações e seguirão as graduações de suas devidas faixas seguindo cronograma de faixas posta pela arte marcial e seguindo o plano de carreira como atleta recebendo seus devidos certificados pela escola . O curso de técnicas para operar a Televisão vai dar profissionalização aos adolescentes para futuro trabalho em um dos 4 canais da cidade, ou trabalhos independentes, e no projeto.

Instituição: Ação Social Esperança e Vida
Projeto: “Garantir o Direito a quem tem Direitos”
Objetivo: O projeto “Garantir o Direito a quem tem Direitos” desenvolve ações de prevenção e de proteção integral no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes no município de Pesqueira - Pernambuco, de forma planejada, participativa e em parceria com o Sistema de Garantia de Direitos, atuando contra os efeitos perversos das violências (física, psíquica, sexual) que ocorrem no silêncio das famílias, no medo das vítimas e na impunidade dos abusadores, e que predujica a aprendizagem, as relações pessoais, sociais e o desenvolvimento pleno e equilibrado da infância e juventude. A programação será desenvolvida no período de 12 meses, para 106 crianças, adolescentes e 64 famílias, com enfoque às violências sofridas, através do programa de educação complementar no contraturno escolar e do estímulo ao empreendedorismo . Fazendo uso de ferramentas de comunicação à fim de chamar a atenção e responsabilização da sociedade para o tema do combate à violência e dispondo de espaços de atendimento requalificados, novos equipamentos, equipe técnica capacitada sobre os temas abordados, serão realizadas atividades psico pedagógicas, sociais, culturais, esportivas, curso de qualificação profissional sobre produção de audiovisual com vistas ao empreendedorismo, oficinas para fortalecimento dos vínculos familiares e integração com a vida comunitária, campanha regional contra os diversos tipos de violência e apoio alimentar e nutricional para as crianças, adolescentes e famílias. O Projeto contribui para superar as imagens negativas que a família e a sociedade projetam sobre a criança e o adolescente vítimas de violências, atuando conforme medidas protetivas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente com vistas a intervir no ciclo silencioso da violência. Essa realidade exige resposta imediata e contundente do estado, da sociedade e da família como salvaguarda da vida e da dignidade das crianças e adolescentes.

Instituição: Instituto de Desenvolvimento Socioambiental João de Barro
Projeto: Musical Teatral João de Barro
Objetivo: O Projeto Musical Teatral João de Barro tem como objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento integral de 80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, residentes na comunidade Quilombola Pau D´arco e povoados vizinhos. Com uma duração de 12 meses, o projeto utiliza oficinas de coral e teatro para oferecer uma experiência educacional e emocional enriquecedora. Inserido em um contexto de vulnerabilidade, o projeto se destaca pela importância das atividades culturais como meios de expressão e desenvolvimento pessoal. Música e teatro são ferramentas essenciais para a construção da autoestima, confiança e habilidades sociais dos participantes, além de estimular a criatividade e a expressão emocional. As atividades são projetadas para explorar e aprimorar talentos artísticos, ao mesmo tempo que oferecem suporte emocional e social. O projeto será conduzido por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da psicologia e do serviço social e por instrutores qualificados. As oficinas serão planejadas para promover o desenvolvimento artístico e emocional das crianças e adolescentes, com um enfoque em práticas educativas e terapêuticas. O Projeto Musical Teatral João de Barro pretende transformar positivamente a vida dos participantes, oferecendo-lhes habilidades artísticas, promovendo a inclusão social e fortalecendo a comunidade. A integração de arte e apoio psicossocial visa criar um ambiente de aprendizado enriquecedor e inclusivo, proporcionando aos alunos oportunidades para descobrir seu potencial e contribuir de maneira significativa para sua comunidade.

Instituição: CENTRO ESPIRITA O POBRE DE DEUS
Projeto: PROJETO INFÂNCIA FELIZ
Objetivo: O Projeto se propõe a atender crianças e adolescentes e suas famílias, com a finalidade de desenvolver ações que estimulem o exercício da cidadania, o reconhecimento da identidade, sentimento de pertença, despertando a consciência dos direitos humanos e de cidadania através de oficinas de arte educação, esportes, rodas comunitárias, dentre outras atividades lúdicas e criativas. As ações do projeto serão realizadas através da equipe executora do Centro Espirita O Pobre de Deus, em duas localidades: Centro da cidade e Comunidade de Oiticicas (zona urbana do distrito Lambedouro) em Viçosa do Ceará. O projeto integra um conjunto de atores sociais responsáveis pela retaguarda de programas e projetos de Proteção Social e promoção dos Direitos de crianças e adolescentes e desenvolvimento social, que tem como parceiros Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Secretaria Municipal de Assistência de Viçosa do Ceará, entre outros. Neste sentido o “Infância Feliz” vem propor a execução de atividades como: Esportes, formação musical, teatrinho, arte plástica, brincadeiras, oficinas de leitura, de jogos matemáticos, abordagem de temas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (eixo Convivência, eixo Direito de Ser e eixo Participação Social) e abordagem de temas transversais (ECA, trabalho infantil, violência doméstica, abuso sexual, valorização da vida, drogadição. Também objetiva que crianças e adolescentes percebam-se integrantes, dependentes e agentes transformadores do ambiente, bem como desenvolvam o conhecimento de si mesmos e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de interrelação pessoal e de inserção social. Para tanto são utilizadas as diferentes linguagens - literatura, música e artes visuais - como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.

Instituição: Associação de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Projeto: Projeto RECA Musicalidade, Esportes e Cidadania 2025
Objetivo: Ampliação e Manutenção do Projeto de caráter socioeducativo e de formação profissional que visa assistir a crianças e adolescentes da rede pública de ensino, preferencialmente os cadastrados no programa Bolsa Família do governo federal através das seguinte oficinas: Música I, Música II, Informática Profissionalizante, Fanfarra / Batuques, Esportes I, Esportes II, Esportes III, Esportes IV, Esportes V Quilombola (As oficinas de esportes atenderão as modalidades demandadas, dentre elas: Futsal, Futebol, Basquete, etc.), Recreação I e II, Letramento Infantil I, Letramento Infantil II, Letramento Quilombola, Capoeira e História Quilombola, Curso Básico de Desenho, Curso Básico de Introdução a Programação. Estas envolvem a formação profissionalizante, esportes e musicalidade e letramento em caráter terapêutico e ocupacional com funcionamento no contra turno escolar objetivando assim fortalecer a ideia da educação em tempo integral e combatendo as mazelas sociais existentes em nosso município que afligem crianças e adolescentes em seus horários ociosos tipo: envolvimento com drogas, álcool, gravidez na adolescência, trabalho infantil, prostituição infantojuvenil e meio ambiente. Além disso, fortalece a relação escola- família-comunidade através do acompanhamento da vida escolar dos beneficiários combatendo assim também a evasão escolar das crianças e adolescentes residentes na cidade, como também, os residentes na zona rural do município.

Instituição: Lilian do Prado SIlva Nascimento / Acreditar
Projeto: Empreender Teen
Objetivo: O Projeto Empreender Teen será realizado em Glória do Goitá – PE, com duração de 24 meses, atendendo 200 adolescentes de 14 a 18 anos, suas famílias, comunidades e escolas públicas na zona rural e urbana. O objetivo é desenvolver integralmente os adolescentes, estimulando a capacidade empreendedora, competências socioemocionais, e fortalecer vínculos familiares e diálogo com a escola. O projeto busca promover o empoderamento infantojuvenil, igualdade de gênero e racial, e ampliar o acesso a oportunidades educacionais e ao mercado de trabalho. O projeto impactará diretamente 200 adolescentes, 5 escolas públicas, 20 professores e 600 alunos, totalizando 4.320 pessoas, incluindo familiares e a comunidade escolar. As ações estão alinhadas com os ODS 1, 2, 3, 4, 5, 8 e 10, o Pacto Global e a Agenda 2030, promovendo participação e acessibilidade para pessoas com deficiência, comunidade LGBTQIA+, e aspectos de gênero e raça. Serão estabelecidas parcerias com escolas, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Rede de Proteção à Infância e Adolescência, o governo municipal, comunidades e lideranças locais. O projeto visa qualificação, educação de qualidade, desenvolvimento de habilidades para a vida, trabalho e empreendedorismo, tecnologia, inserção na universidade, saúde mental, valorização cultural, redução das desigualdades e vida digna nos territórios de origem. O Projeto Empreender Teen atenderá 4.320 pessoas direta e indiretamente, fortalecerá o sistema de garantia de direitos com 310 horas de formação e contará com uma equipe multidisciplinar qualificada. Está em conformidade com a legislação do Chamamento Público Nº 002/2024 para captação de recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Glória do Goitá – FMDCA/GG. Destaca-se pela inovação, trabalho em rede, criatividade, consistência e impacto social, escolhendo Glória do Goitá como local ideal para sua realização.

Instituição: FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLECENTE
Projeto: Projeto Adolescer: nós somos o presente e o futuro
Objetivo: O Projeto Adolescer: nós somos o presente e o futuro é uma estratégia voltada para a proteção social, aprendizagem profissional e educação integral de adolescentes, principalmente os que vivem em situação de risco e vulnerabilidade socioeconômica. Suas ações são voltadas para a formação humana e integral e profissional, viabilizadas por meio de cursos e oficinas de educação profissional, de atividades esportivas, artísticas e culturais, assegurando o desenvolvimento de competências – pessoais, sociais, produtivas e cognitivas, garantindo-lhe a permanência na escola e aprendizagem profissional.O Projeto atenderá a 200 adolescentes com faixa etária de 12 a 17 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, desde que estejam matriculados e frequentam escolas públicas ou se comprometam em retornar as escolas. Suas famílias serão aquelas que sobrevivem com até um salário-mínimo, que habitam os bairros da cidade ou comunidades rurais, principalmente as que estejam expostas a precárias condições de vida e de saneamento básico. Esses adolescentes e as suas famílias serão assistidos por profissionais com experiência na área de assistência social, saúde, educação, cultura e esporte, que de forma intersetorial trabalharão com foco na proteção social, qualificação profissional e inclusão social, respeitando a sua condição de pessoa em desenvolvimento e garantindo-lhe a permanência na escola e desenvolvimento profissional. Por meio de um conjunto de ações intersetoriais, estruturadas em três eixos: proteção social, aprendizagem profissional e inclusão social, esses adolescentes terão assegurados o desenvolvimento de competências – pessoais, sociais, produtivas e cognitivas, desenvolvidos por meio de conhecimentos e saberes que os ajudarão na construção de seus projetos de vida, preparando-os para a vida e para o trabalho.

Instituição: GRUPO DE ESCOTEIROS MAXWELL BARROS MACHADO
Projeto: PROJETO FORTALECIMENTO FAMILIAR E COMUNITÁRIO - FFC
Objetivo: O projeto Fortalecimento Familiar e Comunitário é uma iniciativa do Grupo de Escoteiros que objetiva favorecer o fortalecimento de 350 crianças/adolescentes e suas famílias na prevenção e enfrentamento da violência e abuso sexual de crianças e adolescentes, com foco na prevenção, no melhoramento da escrita, matemática, raciocínio lógico, acesso ao esporte, a arte, e ao empreendedorismo na pespectiva de uma convivência familiar e comunitária de qualidade e um ambiente protetor, em três núcleos 01 zona urbana e dois nas Comunidades Rurais de Olho D´Água Piató e Comunidade Quilombola de Bela Vista Piató, no município de Assu/RN. O projeto terá como organizações parceiras as escolas municipais: Centro Educacional Dr. Pedro Amorim, localizada na periferia urbana do município de Assu, Escola Municipal Profe3ssor Rufino Alves, localizada na comunidade Rural de Olho D'água Piató, A escola Municipal Senador Georgino Avelino e a Associação Quilombola Bela Vista. O projeto está orçado em R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), com prazo de execução de 12 meses.

Instituição: INSTITUTO FAB LAB REC
Projeto: Projeto Mão Na Massa: Empreendedorismo e novas tecnologias para meninas pretas e periféricas no Agreste Pernambucano.
Objetivo: O Mão na Massa é um programa de criatividade, tecnologia e inovação que visa o empoderamento, incentivo e formação de 100 meninas, prioritariamente, adolescentes negras com idades entre 14 e 17 anos, no universo do empreendedorismo maker. O público-alvo virá de 04 escolas públicas de João Alfredo, sendo 02 da Zona Rural e 02 da Zona urbana. João Alfredo tem alta relevância econômica e cultural na região, recebeu o título de Capital do Pólo Moveleiro e tem na indústria de móveis um dos pilares de sua economia. Esta indústria, além de ser uma fonte significativa de empregos, é um reflexo do espírito criativo e empreendedor de seus habitantes. Nesse contexto, o Projeto surge como uma oportunidade de estimular e fortalecer o potencial criativo das beneficiárias, além de fomentar o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, práticas e competências socioemocionais essenciais nelas, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo empreendedor e profissional contemporâneo com confiança e autonomia. Além disso, também promove o protagonismo feminino em áreas tradicionalmente dominadas por homens, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva. Ademais, por meio da criação de um espaço maker na cidade e da integração das práticas de empreendedorismo e inovação na educação formal, busca-se disseminar uma cultura de criatividade, inovação e colaboração em toda a comunidade, capacitando não apenas as participantes diretas, mas também educadores, empreendedores e estudantes da região. Ao alcançar esses resultados, o Projeto Mão na Massa visa fomentar uma mudança positiva no território e na educação formal, preparando uma nova geração de mulheres líderes, inovadoras e empreendedoras, preparadas para enfrentar os desafios do século XXI e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.

Instituição: ASSOCIAÇÃO CAMINHOS DA CIDADANIA
Projeto: CIDADANIA EM AÇÃO: prevenção ao uso de drogas e a violência
Objetivo: O Projeto pretende promover ações de prevenção ao uso de drogas, afastamento da violência e resgate da cidadania de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades educativas, culturais, lazer e de resgate da cidadania, fortalecendo a autoestima, habilidades sociais e também proporcionando um ambiente seguro e acolhedor. Assim a relevância desse projeto, está em buscar uma resposta eficaz à problemática do uso de drogas entre jovens e adolescentes, oferecendo a eles oportunidades de crescimento pessoal e social por meio de atividades que promovem saúde, cultura e lazer. O público alvo a ser atendido são 400 alunos de escolas públicas residentes na zona urbana e rural do município de Acari, que vivenciam situação de vulnerabilidade social e risco.

Instituição: Thiago Otero de Sousa / Associação Sementes do Vale
Projeto: Cultura do Saber II
Objetivo: O projeto "Cultura do Saber II", desenvolvido pela Associação Sementes do Vale, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral de 250 crianças e adolescentes de comunidades rurais e periféricas de Ninheira-MG. Através de atividades culturais, esportivas e educacionais, o projeto busca combater a evasão escolar e o trabalho infantil, oferecendo alternativas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento socioemocional, físico e cognitivo dos beneficiários. As oficinas são oferecidas em regime de contraturno escolar e incluem modalidades educacionais, como robótica e literatura, culturais como circo, música e artes visuais e esportivas, como balé, futsal, vôlei, basquete e muay thai. Além disso, o projeto envolve o atendimento psicossocial às famílias, com foco em conscientização sobre a importância da educação e do combate ao trabalho infantil. A primeira edição do "Cultura do Saber" já demonstrou grande impacto positivo, e a continuidade do projeto visa ampliar os resultados e envolver mais comunidades. Com a participação ativa das famílias e da comunidade, o "Cultura do Saber II" fortalece os vínculos sociais e educacionais, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor e transformador.

Instituição: João Estevão da Silva / Movimento Fraterno de Ação Comunitária
Projeto: PROJETO CULTURA E ESPORTES TRANSFORMANDO VIDAS
Objetivo: O Movimento Fraterno de Ação Comunitária - MOFAC, através das práticas educacionais lúdicas, busca valorizar a cultura popular e as atividades esportivas para o exercício da cidadania. O presente projeto fortalece o trabalho que vem sendo realizado com as danças populares e as atividades esportivas e recreativas, dando visibilidade à importância e influência da cultura e do esporte como instrumentos de formação e inclusão social, que servem para educar, produzindo conscientização e empatia para a construção de uma sociedade melhor. E com esta compreensão, pretendemos produzir ações para humanização das crianças e adolescentes e suas famílias, e como consequência, a geração de nova práticas de convivência. O MOFAC desenvolve atividades culturais através de grupos de danças populares, com destaque para o forró, quadrilhas juninas, frevo, caboclinho, maculelê (danças de origem indígena e africana), xaxado, ciranda, Côco de roda, pastoril. Além dos grupos de danças, trabalha também a inclusão digital, apoio à leitura, esporte e lazer, ofertando diariamente 02 (duas) refeições por turno de atendimento. O Projeto irá proporcionar a consciência comunitária, a cidadania, através dos esportes, da arte, da música, da dança e das diversas ações utilizadas como ferramentas de inclusão, de proteção e garantia de direitos da criança e do adolescente preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente e o Plano de Convivência Familiar e Comunitária, marcos referenciais do Projeto.

Instituição: CENTRO DE EDUCACAO INTEGRAL MARGARIDA PEREIRA DA SILVA
Projeto: PROJETO ACERTANDO OS PASSOS: Garantindo Direitos com Inclusão Social de Crianças e Adolescentes no município de Pombal-PB.
Objetivo: O PROJETO ACERTANDO OS PASSOS: Garantindo Direitos com Inclusão Social de Crianças e Adolescentes: visa fortalecer as ações de promoção e defesa dos direitos humanos de crianças, adolescentes, e suas famílias através de ações socioeducativas, que envolvam à cultura, esporte, arte, lazer, inclusão social e digital, educação e assistência psicológica; beneficiando 120 crianças e adolescente de Comunidades vulneráveis, incluindo Quilombolas no município de Pombal-PB na Paraíba. Logo, as atividades do projeto serão desenvolvidas em parceria com a rede de atores locais (OSC, poderes públicos e inciativa privada) e no âmbito do CMDCA através dos dispositivos existentes, como planos, diagnósticos, programas e serviços, escolas públicas do município, dentre outros parceiros.

 
ConveniosWeb - 2.9.7.0 Tectrilha Software© - 2022