Sistema de Gerenciamento de Convênios
Informações do Edital
202401 - EDITAL SOCIAL - ESPORTE/2024  (Relatório)   (Download do Edital)
Início das Inscrições: 16/08/2024 10:30
Final das Inscrições: 20/09/2024 23:59
Limitado: Sim

Valores Financiados pelo BNB

Valor Minimo: R$ 0,00
Valor Máximo: R$ 500.000,00
Constitui objeto do presente Edital a seleção de Projetos Esportivos e Paradesportivos, de cunho Social, direcionados ao público infanto-juvenil de baixa renda, desde que previamente aprovados pelo Ministério da Cidadania, para concessão de recursos financeiros não reembolsáveis oriundos de parcela do imposto de renda devido pelo Banco do Nordeste, em conformidade com sua Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) e com a lei de incentivo ao esporte.
 
Rubricas
NumeroNome% Mínimo% Máximo
5.0.00.00.00 Outras Rubricas 0,00% 100,00%
Regras VER EDITAL
 
Projetos Classificados
Instituição: Associação Humana Povo para Povo Brasil
Projeto: Fute-Katê: Lapidando Sonhos para Transformar a Realidade
Objetivo: O Projeto Futekatê tem como objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio das práticas esportivas do futebol e karatê. Unindo esporte, educação e cidadania, o projeto busca fortalecer a saúde física e mental dos participantes, ao mesmo tempo em que incentiva valores como respeito, disciplina, cooperação e trabalho em equipe. As atividades do Futekatê incluem aulas regulares de futebol e karatê, ministradas por profissionais qualificados, além de palestras educativas e oficinas sobre temas como saúde, nutrição e cidadania. Essas ações são complementadas por rodas de conversa e dinâmicas de grupo, que visam promover o desenvolvimento emocional e social dos jovens, ampliando suas perspectivas e reduzindo sua exposição a riscos sociais como a violência e o uso de drogas. O projeto pretende alcançar crianças e adolescentes ao longo de um ano, proporcionando um ambiente seguro e estimulante para seu desenvolvimento. Além disso, espera-se que o Futekatê contribua para a coesão social e a construção de uma cultura de paz nas comunidades atendidas, atuando como um agente transformador e redutor das desigualdades sociais.

Instituição: Neilson da Silva Souto / Associação de Moradores do Bairro do Viradouro
Projeto: Projeto Fortalecendo Direitos - Ano IV
Objetivo: O projeto tem como objetivo geral dar continuidade às atividades esportivas de futsal e vôlei para crianças e adolescentes, utilizando o esporte como meio de promoção do desenvolvimento físico, social, emocional e da inclusão social dos beneficiários e seus familiares em regiões de alta vulnerabilidade social. Especificamente, busca fortalecer a prática esportiva educacional, promover saúde e qualidade de vida, proporcionar um ambiente adequado para a prática esportiva, formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e despertar a consciência social através de atividades de integração entre projeto, escola e comunidade. A metodologia do projeto segue um padrão didático que fomenta a prática esportiva, cultural e social, contribuindo para a formação de cidadãos melhores e conscientizando-os sobre seus direitos e responsabilidades. Estudos indicam que a prática esportiva na infância promove desenvolvimento integral, melhora a concentração, memória, raciocínio, bem-estar psicológico e inclusão social. As atividades esportivas respeitam as fases do desenvolvimento motor e desenvolvem competências socioeducativas e o espírito esportivo. As aulas de vôlei e futsal serão realizadas para 6 turmas de 12 a 20 alunos cada, totalizando 120 alunos, com aulas duas vezes por semana. Os critérios de seleção incluem a entrega da ficha de inscrição assinada pelo responsável legal, matrícula e frequência regular na rede de ensino, idade entre 6 e 17 anos e aceitação de ambos os gêneros. As inscrições serão divulgadas nas escolas da região e nas redes sociais da Associação de Moradores do Bairro do Viradouro - AMBV, permanecendo abertas até o preenchimento total das vagas. As atividades serão realizadas na Escola Cícero Dias, Escola Monte Sinai e Quadra Esportiva Arlindo Serpa, todas localizadas em Escada - PE.

Instituição: Associação Dojo Samurais
Projeto: Manutenção Anual do Projeto SuperAÇÃO - Ano II
Objetivo: O projeto intitulado "Manutenção Anual do Projeto SuperAÇÃO - Ano II" apresenta um plano de trabalho bastante diversificado, propondo a ampliação da quantidade de beneficiários atendidos por uma equipe multidisciplinar, que será contratada pelo 2º ano consecutivo, buscando continuar a proporcionar um espaço de aprendizagem e de confiança, com atendimentos nas áreas esportiva, psicológica, assistência social e reforço escolar, fomentando assim a convivência diária do público a ser trabalhado, e consequentemente, o fortalecimento de vínculos, bem como o protagonismo e o desenvolvimento integral. Serão ampliadas as aulas de judô escolar, distribuídas de acordo com o nível de cada atleta, sendo trabalhado também a parte física, visando o desenvolvimento motor e cognitivo dos beneficiados. O projeto será desenvolvido no município de Maceió/AL, com alunos matriculados em escolas públicas estaduais e municipais. Este projeto é de suma importância, visto que será executado em parceria a outros projetos já aprovados que não contemplam contratação de pessoal. A meta para o ano de 2025 é o atendimento de até 200 crianças a partir de 06 anos e adolescentes, com a prática do esporte Judô, e com os trabalhos da equipe multidisciplinar a ser contratada. .

Instituição: Associação Estação da Luz
Projeto: VIDA E ESPORTE - FUTEBOL - ANO VIII
Objetivo: O Projeto Vida e Esporte – FUTEBOL - Ação Continuada - Ano VIII atenderá a 200 (duzentas) crianças e adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, com idades entre 07 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, devidamente matriculados no sistema de ensino formal, sem distinção de sexo e de forma inclusiva. É um projeto inovador, por aliar o ensino da modalidade esportiva do futebol à formação cidadã e humana, através do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, distribuídas nos turnos manhã, tarde e noite com duração de 1h/aula, com carga horária semanal de 3h/aula. Após cada aula é ofertado um lanche balanceado para todos os beneficiários. Os atendidos recebem material esportivo também de forma gratuita como uniformes, meião, chuteira e bolsa esportiva. O projeto conta com equipe multidisciplinar composta por Coordenadores, Profissionais de Educação Física, Assistente Social, Psicólogo (a), Nutricionista e seus respectivos estagiários, para acompanhamento das crianças, adolescentes e suas famílias.

Instituição: Ana Neiry de Moura Alves / Associação Cultural Pisada do Sertão
Projeto: Impulso Campeão
Objetivo: O projeto “Impulso Campeão” visa oferecer atividades esportivas de Vôlei e Jiu Jitsu gratuitamente para 250 alunos de escolas públicas, no contraturno escolar, na sede da instituição em Poço José de Moura - alto sertão paraibano. Através da proposta, busca-se contribuir com a melhoria das práticas esportivas buscando fomentar a participação, inclusão e equidade, além de motivar a melhoria do rendimento escolar e fortalecer vínculos familiares por meio de um trabalho pautado na educação socioemocional. As práticas esportivas, buscam fortalecer vínculos educacionais e empoderar os beneficiários, tornando-os verdadeiros campeões em suas trajetórias de vida. A prática regular dessas modalidades melhora a saúde física, coordenação motora e resistência, dessa forma, o projeto “Impulso Campeão” é uma oportunidade para o enfrentamento à vulnerabilidade social, baixa autoestima e exclusão social, pois sua atuação está integrada com as famílias, comunidade e rede de parceiros que estão comprometidos com o desenvolvimento integral dos participantes. Impulsionar as práticas esportivas é sobretudo promover o acesso e a integração social, adotando estratégias e ações que incentivem e promovam a participação ativa em atividades esportivas, transformando o esporte em uma ferramenta central de promoção da saúde, do bem-estar e de cidadania, ampliando o alcance e o impacto positivo dessas atividades na vida de todos.

Instituição: Marck Davison dos Santos Diniz / ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA BOLA NO PE
Projeto: Projeto Bola no pé - João Pessoa / PB - 2º.
Objetivo: O projeto Bola no Pé - João Pessoa / PB - 2º, terá uma central administrativa e a ligada as praticas esportivas diretas, para o atendimento de 180 (cento e oitenta) crianças, adolescentes, sob a inclusão gratuita nas oficinas de esporte da modalidade de Futsal e Futebol de Campo, sem seletividade, favorecendo o publico infantil, infanto-juvenil, juvenil dos sexos masculino e feminino pelo ciclo de 12 (dose) meses, priorizando em especial os estudantes da rede publica e privada de ensino educacional da capital de João Pessoa - PB, com inclusão gratuita. No Polo Pedagógico Atuaremos com o ensino das modalidades esportivas do futebol de Salão e Futebol de Campo, tendo os usuários, dia/atividade a experiência e orientação de professores graduados em educação física com CREF, para garantias do bom desenvolvimento do ensino e da técnica do esporte, sendo as praticas nos turnos matutino e vespertino; as terças, quartas e quintas das 7h30min as 10h30min e 14h30min as 17h30min, com o publico masculino e feminino (Misto), distribuído nas turmas a-b-c-d-e-f, com o atendimento três vezes por semana, sendo reservado 01 (uma) vez por mês o dia da atividade complementar voltada as palestras de formação e orientação com encontros pedagógicos: Temas: 1º mês Palestra da psicologia do esporte, 2º Mês palestra de Primeiros socorros, 3º Mês reunião de pais e mestres, 4º mês Palestra sobre drogas na juventude e 5º Mês Rodas de conversas com os alunos e professores, sendo os atos das palestras, coordenados pelo coordenador geral e equipe de trabalho/dia, podendo ser inclusos para essas ações, profissionais especialista sob convite. Ofertaremos um kit lanche no dia de atividade do projeto, o fardamento e o transporte para translado de alunos com distancia considerada. A equipe de profissionais, será contratada via Curriculum vitae respeitando as qualificações técnicas necessarias para o cumprimento das suas funções técnicas inerentes exigidas pelo Ministério do Esporte.

Instituição: ASSOCIAÇÃO ATLETICA PRADO FUTEBOL CLUBE
Projeto: projeto MAIS ESPORTE, mais EDUCAÇÃO - I.
Objetivo: Facilitar fomento do esporte, fortalecer ações esportivas voltadas ao atendimento sistemático, inclusivo, social, participativo para 160 crianças, adolescentes e o jovem, carente, de vulnerabilidade, com o acesso gratuito ao esporte, objetivando a integração e a formação do cidadão através das vivências aprendidas no dia a dia do projeto MAIS ESPORTE, mais EDUCAÇÃO - I. Atendimento de Escolinhas de Futebol de Campo, futebol de Salão com três atendimentos por semana e atividades de cunho sócio esportivo (palestras) com a supervisão da coordenação pedagógica junto com os professores, que fará duas palestras por semestre com os seguintes temas: 01) Saúde, 02) Primeiros socorros, 03) Palestra sobre o meio ambiente e 04) Reunião de pais e alunos do projeto. Alimentação, fardamento e Atendimento esportivo de qualidade e o atendimento Psicológico com psicólogo (a) do Esporte. Prazo de realização: 10 meses

Instituição: FRANCISDENY CAVALCANTE DA ROCHA / CONSTRUIR ECOLOGICAMENTE
Projeto: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO
Objetivo: O projeto Um Olhar para a Inclusão atenderá 100 crianças e adolescentes que apresente alguma deficiência físico/motora, auditiva e mental (grau leve) com idade dos 07 aos 13 anos de ambos os sexos, em vulnerabilidade social, acontecerá na sede da Instituição no município de Juazeiro do Norte duas vezes por semana, pela manhã e tarde. As atividades esportivas contarão com quatro turmas cada uma com 25 participantes, visando promover o bem-estar desse público e a importância das atividades físicas no cuidado com a saúde. Para desenvolver as atividades será contratado profissionais capacitados para determinado trabalho, os atendimentos sociais as famílias e aos participantes acontecerão de segunda a quinta feira. As atividades visam auxiliar no desenvolvimento físico e motor dos participantes, propiciando uma melhor autoestima e, com isto, buscando a prevenção de situação de risco social, assegurando desta forma seus direitos individuais e sociais, fortalecendo as relaçoes pessoais com a família e comunitária.

Instituição: Thiago Otero de Sousa / Associação Sementes do Vale
Projeto: Formando Campeões Ano 3
Objetivo: O projeto Formando Campeões Ano 3 será desenvolvido no sertão de Minas Gerais, atendendo as cidades de Ninheira e Salinas-MG, localizadas na região semiárida, com o objetivo de fortalecer o vínculo educacional e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes moradores de comunidades rurais, ribeirinhas e periféricas em situação de vulnerabilidade social através da prática de atividades esportivas educacionais no período de contraturno escolar. Para isso, serão disponibilizadas oficinas esportivas nas modalidades futsal, vôlei, balé, basquete e muay thai. O projeto irá atender 140 beneficiários diretos, destinando 100% das vagas para estudantes matriculados na rede pública de ensino. O projeto vigora em conformidade com o que está previsto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que diz que o esporte como prática social, é passível de ser modificado e ressignificado pelos praticantes, tornando-se uma ferramenta de lazer, saúde e educação a fim de proporcionar o desenvolvimento de competências educacionais que visam cooperar para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O projeto contempla também a formação de um núcleo psicossocial, composto por psicólogo e assistente social, a fim de acompanhar a comunidade em suas demandas, atuando diretamente na garantia de direitos, entendendo que o desenvolvimento dos alunos perpassa também pelo fortalecimento dos vínculos familiares.

Instituição: INSTITUTO CUMBUCO BOM DE BOLA
Projeto: Cumbuco Bom de Bola - Ano III
Objetivo: O instituto Cumbuco Bom de Bola tem colaborado, desde 2013, com indivíduos, famílias e comunidades para promover o desenvolvimento de habilidades, fortalecer os laços familiares e comunitários, e reduzir as vulnerabilidades sociais. Em seu segundo ano, o projeto foca na promoção da prática esportiva, especificamente nas modalidades de Futsal e Futebol, visando não apenas a melhoria das aptidões físicas e motoras, mas também o cultivo de valores entre crianças e adolescentes. Com 180 beneficiários, divididos em 80 crianças e 100 adolescentes, o projeto concentra seus esforços em jovens em situação de vulnerabilidade social, especialmente estudantes de escolas públicas e de baixa renda, independentemente do gênero. Para garantir um atendimento multidisciplinar, a equipe do projeto inclui estagiários, gerente geral, coordenador pedagógico, professor, psicólogo e monitor. O projeto busca promover o desenvolvimento integral dos participantes, evitando a seletividade e a hipercompetitividade, com foco na formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer. Além das atividades esportivas, o projeto se envolve em ações ambientais nas praias, oferecendo aprendizado de kitesurf com Júnior Oliveira, bem como aulas de inglês, destacando o kitesurf e o surf como ferramentas de transformação social. No processo de ensino, quanto mais refinado for o gesto, melhor o desempenho. Contudo, na aprendizagem infantil, é essencial valorizar a ludicidade, o brincar e a interação, utilizando o esporte como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e inclusão.

Instituição: INSTITUTO DE AÇÕES AMBIENTAIS, CULTURA E JUSTIÇA SOCIAL
Projeto: Esporte Interação - Ano II
Objetivo: O Projeto, promovido pela AMJUS, visa proporcionar a crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte oportunidades de desenvolvimento físico, social e educacional por meio de atividades esportivas e socioeducativas. Focado nas modalidades de futebol de campo, futebol de areia e futsal, o projeto busca incentivar a prática regular de esportes, promovendo uma vida mais ativa e saudável. O projeto é realizado no contraturno escolar, garantindo que os participantes estejam envolvidos em atividades construtivas que complementam sua formação acadêmica. Com uma equipe multidisciplinar composta por um gerente geral, um coordenador pedagógico e um professor, o projeto oferece um ambiente seguro e estruturado para o desenvolvimento das habilidades físicas e sociais dos beneficiários. Além das práticas esportivas, o projeto inclui refeição para os beneficiários, palestras regulares sobre os benefícios do esporte e a importância de valores éticos e morais, contribuindo para a formação cidadã dos participantes. A metodologia utilizada valoriza o aprendizado lúdico e progressivo, incentivando a participação e a inclusão social, enquanto promove o desenvolvimento de competências fundamentais para a vida. Ao final do projeto, espera-se que os beneficiários apresentem melhorias em sua qualidade de vida, saúde e integração social.

Instituição: Instituto Navegar - Esporte, Educação e Meio Ambiente
Projeto: Navegar na Educação
Objetivo: O Projeto Navegar na Educação estabelece diálogo com a cultura local, dada a ancestralidade do ato da navegação com diversos fins, com o objetivo de fortalecer a cultura náutica e oceânica do estado do RN. Será uma forma de incentivar e reconhecer os saberes populares dos povos tradicionais e, principalmente, colocar a prática esportiva como carro-chefe para que crianças e adolescentes apropriem-se do conhecimento ambiental, tornando-se sujeitos ativos na busca de soluções para as causas socioambientais da região. A iniciativa trabalhará em duas frentes: esporte e educação; atendendo 80 crianças e adolescentes de 06 a 18 anos incompletos, residentes da comunidade da Vila de Ponta Negra, em Natal-RN. A metodologia desenvolvida está apropriada à faixa etária, ao grau de escolarização e as modalidade esportivas ofertadas aos participantes. No esporte, serão ofertadas duas modalidades: a canoagem e o Stand Up Paddle (SUP), além de práticas de educação física preparatórias para o esporte. Os alunos serão agrupados por modalidade esportiva e por faixa etária, especificamente no SUP serão agrupados em wave e race. Para estimular a participação, o engajamento e a evolução nos esportes, serão realizadas competições trimestrais e uma competição maior no final do período do projeto. Já na educação, serão ofertados suporte pedagógico com ênfase no letramento e alfabetização de crianças e adolescentes fora de faixa, reforço escolar para as demais e oficinas de educação socioambiental para todos os participantes, crianças e familiares. Os participantes serão agrupados por idade e por necessidade educacional. Para tal, será aplicado um diagnóstico avaliativo. Durante a vigência do projeto haverá o acompanhamento do rendimento escolar do aluno na escola pública; frequência, comportamento e resultados. Tudo isso visando desenvolvimento integral, autonomia, fortalecimento comunitário, qualificação profissional, bem estar e melhoria da qualidade de vida .

Instituição: FUNDAÇÃO IVILY KAYANE BASQUETE CRATEÚS
Projeto: Basquete de Boa, para Incluir e Socializar
Objetivo: O projeto: “Basquete de Boa, para Incluir e Socializar”, visa atender 80 (oitenta) crianças e adolescentes de 09 a 17 anos por um período de 09 (nove) meses e será desenvolvido em 3 pilares de ações, a saber: 1) acompanhamento pedagógico e incentivo à leitura, 2) ações de esclarecimentos e combate a utilização das drogas lícitas e ilícitas, 3) atividades esportivas de basquetebol tradicional (5x5) e basquetebol de rua (3x3), ademais, durante as atividades serão servidos alimentos tipo lanche para os participantes das atividades do projeto. Os pilares de ações seguirão o Plano de Trabalho previsto e visão alcançar uma melhoria na socialização, diminuição da quantidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, combater a evasão e a reprovação escolar, esclarecer sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas e a melhoria dos aspectos relacionados ao combate à fome e a insegurança alimentar. O projeto utilizará equipe de colaboradores para a realização das ações de forma alinhada com as atividades promovidas pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Instituição: Manoel Galdino Soares / Liga Desportiva Cultural Curraisnovense
Projeto: Projeto Atletas Potiguar em Ação
Objetivo: O projeto visa Promover através de ações educacionais e esportivas, o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes, contribuindo para a construção de uma visão mais ampla da realidade em que estão inseridos, na busca do exercício pleno de sua cidadania colaborando assim, para garantia dos direitos fundamentais e para a inclusão social. As atividades desenvolvidas nessa proposta obedecerão ao limite de 90 vagas , para crianças e adolescentes, na modalidade de futsal disponibilizada para alunos das escolas da rede pública de ensino, com prioridade para os estudantes com famílias em situação de baixa renda. Após o preenchimento das vagas, será criada lista de espera. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. * O número de inscrições para a modalidade poderá sofrer alteração de acordo com a demanda, respeitando-se o limite de 90 inscrições. Após o preenchimento das vagas, se dará o inicio das aulas e dos treinos. Após a realização das matrículas será agendada e realizada uma reunião com os alunos e responsáveis, para explicar o funcionamento do projeto. Para a realização das matrículas os interessados deverão apresentar cópias simples dos seguintes documentos: RG, comprovante de residência, atestado de matrícula e frequência escolar e autorização do responsável para participar do projeto.

Instituição: Instituto de Desenvolvimento e Formação Cidadã
Projeto: BROTANDO ESPORTES NA COMUNIDADE
Objetivo: O projeto “BROTANDO ESPORTES NA COMUNIDADE” é uma iniciativa do Instituto Brotar, inserido na modalidade de desporto educacional, que visa fomentar o esporte e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento físico, mental, educacional e social de 1200 crianc¸as e adolescentes, de 09 a 17 anos, estudantes do município de Morada Nova/CE, através da prática participativa e continuada das modalidades de handebol, voleibol, futsal, xadrez, capoeira e tênis de mesa, durante 12 meses, em parceria com as escolas do município de Morada Nova.

Instituição: INSTITUTO + VIDA
Projeto: Marcando pontos para o futuro
Objetivo: O Projeto Marcando Pontos para o Futuro do Instituto + Vida busca oportunizar o desenvolvimento social e esportivo para promoção da cidadania por meio da prática do basquetebol. Com duração prevista de 12 meses, o projeto atenderá 60 crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino, divididos em duas turmas com três aulas semanais, cada. As ações são gratuitas e preveem fornecimento de lanches, uniformes e materiais esportivos. O projeto Marcando Pontos para o Futuro aconteceu principalmente em duas comunidades do Recife, capital pernambucana. As comunidades apresentam grandes desigualdades sociais, elevados níveis de vulnerabilidade e violências. A iniciativa garante um sistema completo de atendimento às crianças e adolescentes e familiares da comunidade, em atividades educacionais regulares e eventos que desenvolvem ações esportivas, culturais, de saúde, protagonismo, cidadania e integração comunitária. Envolvem as escolas públicas e seus educadores na perspectiva de criar uma rede de apoio que possa diminuir as vulnerabilidades sociais. O projeto aprimora a metodologia de Esporte Educacional e também verifica os impactos relevantes que são observados na vida das crianças e adolescentes. Promove-se assim a transformação social dos seus participantes com desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e socioafetivas envolvendo a comunidade do entorno com um ambiente favorável ao desenvolvimento integral dos atendidos nas aulas e, consequentemente, na vida de seus familiares.

Instituição: Etiene Pires de Medeiros / Instituto Etiene Medeiros
Projeto: Braçadas Base 02
Objetivo: O projeto "Braçadas que Transformam" tem como propósito transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com atividades educacionais, esportivas e culturais. Ele visa transmitir conhecimentos, valores e condutas sociais através da prática esportiva e ações educacionais que permitam a 180 crianças e jovens de 7 a 17 anos construírem uma visão crítica da realidade em que estão inseridos com o foco de despertar neles atitudes transformadoras para a melhoria de suas vidas. As atividades desenvolvidas são aulas de natação com fundamentos dos 4 nados, saúde e segurança dentro da água, ações educativas, como aulas de diversidade, habilidades socioemocionais, meditação e yoga, educação alimentar e nutricional e acompanhamento psicossocial, cujo objetivo é introduzir temas atuais, contextualizando a atividade esportiva com o meio social. O Instituto Etiene Medeiros (IEM) nasceu do desejo da nadadora olímpica Etiene Medeiros de contribuir para que mais pessoas tenham suas vidas transformadas através da educação e do esporte, assim como ela teve. Essa integração "Educação/Esporte" se dá, entre outras bases, através de uma metodologia inspirada nos "Quatro Pilares da Educação para o século XXI", propostos pela UNESCO, que aponta 4 competências para o desenvolvimento integral: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Instituição: Associação Petrolinense de Atletismo
Projeto: ESCOLINHAS DE ATLETISMO SEM FRONTEIRAS
Objetivo:

Instituição: EDIVAN VIEIRA BARROS / ASSOCIAÇÃO ESCOLINHA ESPAÇO JOVEM CLUBE
Projeto: Em Busca de Novos Talentos no Futebol
Objetivo: O projeto: “Em Busca de Novos Talentos no Futebol”, visa atender 100 (cem) crianças e adolescentes de 07 a 17 anos por um período de 12 (doze) meses e será desenvolvido em 4 eixos de ações, a saber: 1) acompanhamento pedagógico, rodas de conversas e incentivo à leitura, 2) encontros com abordagens sobre os malefícios de utilização de drogas lícitas e ilícitas, 3) socialização com atividades esportivas de futebol de campo, futsal e peteca e 4) Combate a insegurança alimentar com o fornecimento de alimentação tipo lanche para os participantes das atividades do projeto. Os eixos de ações conforme o quadro de trabalho previsto e vislumbram alcançar uma melhoria no convívio familiar, na socialização, auxiliar na diminuição da quantidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar, combater a evasão e a reprovação escolar e esclarecer sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas. O projeto utilizará corpo técnico composto de gestor de projetos, pedagogo(a), preparadores físicos, técnicos e auxiliares para atividades esportivas e dinâmicas de grupo. As atividades alinham-se as ações promovidas pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) com olhar atento aos direcionamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) enfatizando atividades voltadas para as crianças, adolescentes e familiares em situação de vulnerabilidade social. A entidade proponente possui plano de mídia para divulgação das ações do projeto e disponibilidade de alinhamento do mesmo com o código de conduta do patrocinador.

Instituição: Isabella Nazario Pereira / Sociedade Pro-Amiga Cariri
Projeto: SPAC NORDESTE
Objetivo:

Instituição: Manoel Ferreira da Silva Júnior / LoveFutbol Brasil
Projeto: Programa Castainho - Esporte e Educação - Ano II
Objetivo: O Programa Castainho - Futebol e Educação - Ano II busca desenvolver um núcleo de esporte educacional para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social na comunidade quilombola Castainho, no município de Garanhuns, através da prática do futebol, de metodologias de esporte educativo e desenvolvimento de temas transversais que viabilizem o empoderamento da comunidade a fim de proporcionar a compreensão e enfrentamento das discriminações e promover a diminuição das desigualdades. Para isso, as atividades são desenvolvidas em três eixos de atuação: esporte educacional - por meio do futebol e de temas transversais -, acompanhamento social - por meio do acompanhamento escolar e familiar - e acompanhamento físico e motor - por meio de avaliações físicas -, com atuação multidisciplinar e integrada. Serão atendidos(as) 80 crianças e adolescentes, divididos em 4 turmas com 20 alunos cada. Cada educando realizará atividades duas vezes por semana com duração de 1h cada. Em cada dia, os educandos participam de duas atividades e, no intervalo entre elas, acontece a entrega do lanche, como forma de alimentação complementar ofertada pelo projeto.

Instituição: Associação de Promoção e Desenvolvimento Social Novo Mundo
Projeto: FUTEBOL PARA TODOS: UM NOVO MUNDO
Objetivo: A ASSOCIAÇÃO NOVO MUNDO, atenta às demandas sociais, mais especificamente relacionadas à infância e juventude, busca oferecer, a partir deste projeto, a prática desportiva educacional, social, a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. O projeto aqui proposto visa promover a socialização de crianças e jovens através das práticas esportivas, participativa e culturais, incentivando o processo de inclusão de crianças e jovens expostos a maior vulnerabilidade por fatores econômicos, de gênero e por limitações físicas. Logo este projeto se justifica, pois: Permite a inclusão social através da prática esportiva do futebol de campo, democratizando e popularizando o acesso aos meios esportivos, através da seleção de crianças e adolescentes de áreas e classes de vulnerabilidade social potencialmente da cidade de Ladainha-MG. Esse projeto se enquadra na manifestação esportiva educacional, na medida em que se utiliza de metodologia que considera o ensino do futebol de campo como ferramentas esportivas com princípio de inclusão, respeito ao próximo e convivência em sociedade. Utilizaremos as referido esporte como recurso pedagógico importante, onde o esporte é o instrumento e não o fim do processo. Portanto, o projeto Futebol para todos: um novo mundo, atenderá alunos regularmente matriculados em instituição de ensino, onde as atividades não contemplarão a seletividade e a Hiper competitividade, buscando contribuir com o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer. O projeto adotará uma seleção de público de crianças e adolescentes que queiram participar dando oportunidade igualitária a todos que tenham interesse no futebol de campo como esporte a ser praticado no contra turno escolar. Execução do projeto: As turmas serão divididas sub-9 (6 a 9 anos) , sub-13 (10 a 13 anos) e sub-17 (14 a 17 anos) em turmas mistas (masculino e feminino) e de acordo com as faixas etárias, com um total de alunos por turma de 22 alunos

Instituição: ASSOCIACAO CULTURAL ESPORTIVA IPANGUACUENSE
Projeto: VENCENDO JUNTOS
Objetivo: Formação educacional de crianças e adolescentes através do esporte e da inclusão social. O Projeto VENCENDO JUNTOS, visa complementar a formação educacional dos seus beneficiários no contraturno escolar, promovendo o uso do esporte como ferramenta de formação plena da cidadania, melhorando assim a perspectiva da sociedade como um todo. 160 crianças e adolescentes de 08 a 15 anos entre meninas e meninos, das Escolas da rede publica do Município de Ipanguaçu, na região semiárido no Rio Grande do Norte, serão o público-alvo desta ação. O projeto irá transcorrer durante a semana no contraturno escolar e nos sábados pela manhã. bem como haverá reserva de no mínimo 80% das vagas do projeto para alunos oriundos de escolas públicas. Também haverá uma reserva de no mínimo de 60 vagas para o público feminino, como também será reservado 20 vagas para pessoas com deficiência. Para a execução do projeto teremos a parceria da Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, sem a transferência de recursos financeiros. Esta parceria se dará apenas pela cessão do espaço físico; Estádio Joacy Fonseca. A modalidade esportiva de Futebol de campo, será desenvolvidas nessa proposta obedecendo o limite de 160 vagas, para crianças e adolescentes. A metodologia utilizada pelo projeto contempla os “Quatro Pilares da Educação para o século XXI” do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 1999). DIVISÃO DAS TURMAS: O projeto terá turmas divididas nas seguintes turmas e faixas etárias: turma Sub 11, entre 08 e 11 anos; turma Sub 13 entre 12 e 13 anos; turma Sub 15 entre 14 a 15 anos. Todos os alunos farão 4 aulas por semana, sendo de 1h, cada aula, no total de 4hs por semana para cada turma.

Instituição: ASSOCIACAO DE SURF DE ITACARE
Projeto: Surfando para o Futuro
Objetivo: O projeto "Surfando para o Futuro" é uma iniciativa da Associação de Surf de Itacaré (ASI), destinada a crianças e adolescentes da comunidade de Itacaré-BA. Com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos jovens, o projeto integra a prática do surf com atividades socioeducativas, buscando melhorar a saúde física e mental, além de reduzir a evasão escolar. As principais atividades incluem aulas de surf, oficinas de desenvolvimento pessoal, palestras sobre conscientização ambiental e eventos esportivos que incentivam a combinação de desempenho escolar e esportivo. A participação de profissionais de diversas áreas e parcerias com instituições, como o Instituto Baleia Jubarte, enriquecem a abordagem e favorecem um aprendizado multidisciplinar. Com foco na formação de cidadãos mais conscientes e engajados, o projeto visa não apenas ensinar a prática do surf, mas também promover valores de respeito ao meio ambiente e à comunidade. A expectativa é impactar positivamente a vida dos jovens, proporcionando uma experiência transformadora que vai além do esporte.

 
ConveniosWeb - 2.9.7.0 Tectrilha Software© - 2022