Sistema de Gerenciamento de Convênios
Informações do Edital
202401 - EDITAL SOCIAL - IDOSO/2024  (Relatório)   (Download do Edital)
Início das Inscrições: 16/08/2024 10:30
Final das Inscrições: 20/09/2024 23:59
Limitado: Sim

Valores Financiados pelo BNB

Valor Minimo: R$ 60.000,00
Valor Máximo: R$ 350.000,00
Constitui objeto do presente Edital a seleção de Projetos de cunho Social, direcionados ao público idoso de baixa renda, desde que previamente aprovados (chancelados) pelos Conselhos Nacional, Estaduais ou Municipais da pessoa idosa, para concessão de recursos financeiros não reembolsáveis oriundos de parcela do imposto de renda devido pelo Banco do Nordeste, em conformidade com sua Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) e com a legislação em vigor.
 
Rubricas
NumeroNome% Mínimo% Máximo
5.0.00.00.00 Outras Rubricas 0,00% 100,00%
Regras VER EDITAL
 
Projetos Classificados
Instituição: Serviço de Tecnologia Alternativa
Projeto: Plantando Histórias
Objetivo: O projeto promove uma vida saudável e o envelhecimento ativo, a partir do protagonismo e da independência das 80 pessoas idosas envolvidas, contribuindo para a socialização enquanto pessoas atuantes dentro da comunidade através do compartilhamento de vivências intergeracionais nas atividades em grupos, mutirões e cursos. São 80 quintais produtivos implantados, A pessoa idosa participa de todo o processo da construção de seu quintal produtivo: planejamento, reconhecimento de utensílios para montagem de hortas, preparação de substratos, mudas e canteiros agroecológicos, técnicas de cultivo de espécies frutíferas, hortaliças e plantas medicinais. O projeto conta com assessoria especializada em engenharia florestal para implementação de sistema agroflorestal nas recuperações das nascentes identificadas nas propriedades das pessoas idosas. Ações de educação ambiental, com a pessoa idosa, crianças e adolescentes de uma escola do campo, tendo como referência as nascentes, como objeto de estudo e de intervenção. São realizados processos formativos, pautado na saúde mental das pessoas idosa, através de encontros comunitários, oficinas de gastronomia alternativa e sustentáveis através dos quintais, atendimento psicossocial e intercâmbios para conhecer os laboratório

Instituição: Associação dos Agricultores do Sítio Lagoa Funda
Projeto: Quintais Vivos: Envelhecimento Ativo e Geração de Renda
Objetivo: O projeto “Quintais Vivos: envelhecimento ativo e geração de renda” busca fomentar o protagonismo de 80 pessoas com mais de 60 anos, agricultores familiares, residentes da Zona Rural do Município de João Alfredo no Agreste pernambucano em atividades comunitárias e laborativa. Têm-se como intuito contribuir para o envelhecimento ativo, a qualificação dos quintais produtivos, a geração de renda, a segurança alimentar e a participação social. Através das iniciativas de intercâmbio e capacitação, os beneficiários serão transformados, atuando como agentes de disseminação do conteúdo apreendido junto a comunidade qualificados tanto pelo conhecimento sistematizado, como pela experiência e compreensão da cultura do território. O propósito da iniciativa se desdobra em duas vertentes: - A inclusão de homens e mulheres idosas/os em grupos de convivência e ações de esporte, lazer, orientações sobre saúde, direitos e fomento à participação comunitária e em instâncias de formulação e controle social de políticas públicas e visa sua expressão cidadã; - A formação voltada à melhoria dos quintais produtivos, com a adoção de tecnologias sociais adequadas a estes sistemas produtivos, geralmente conduzidos por mulheres nas cercanias das suas casas e que fornecem uma gama de produtos às famílias rurais, suas comunidades e abastecem os mercados locais. Assim, a presente proposta pretende contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS: 1. Erradicação da pobreza; 2. Fome zero e agricultura sustentável; 3. Saúde e bem-estar; 10. Redução das desigualdades; 12. Consumo e produção responsáveis; e 13. Ação contra a mudança global do clima.

Instituição: RECANTO JOSÉ ANTÔNIO SALLES COELHO
Projeto: PROJETO VIVER MELHOR: UM OLHAR PARA O AMANHÃ
Objetivo: A população idosa que até então consistia em uma minoria e era preterida em função de outras faixas etárias, passou a ser alvo de preocupação e atenção por parte dos governos de vários países, estudiosos e pesquisadores. Assim, o presente projeto intitulado “PROJETO VIVER MELHOR: UM OLHAR PARA O AMANHÔ, visa promover atendimento especializado junto à 51 idosos residentes do Recanto José Antônio Salles Coelho, visando a promoção e garantia dos direitos da pessoa idosa a partir do acesso aos cuidados com a saúde física, emocional e psíquica, reduzindo os índices de violência e violações de direitos desse público e promovendo a qualidade de vida por meio do acesso a atividades artísticas, culturais, saúde, lazer, atividades físicas e recreativas. Sabemos que diante das diversas situações de negligência, abandono e/ou condições de risco e vulnerabilidade a qual estão inseridos esses idosos, se faz urgente adotar mecanismos que garantam a efetivação dos direitos fundamentais, principalmente quando nos referimos aos cuidados com moradia, alimentação, acesso a higienização pessoal, cuidados com a saúde e atenção. O projeto consiste na realização de oficinas que proporcionem mudança no estilo de vida a partir de uma educação alimentar e nutricional diariamente, com apresentação de caderno de receitas saudáveis, de atividades de estímulo às práticas de exercícios físicos (caminhada, dança, aeróbica, entre outros), palestras educativas: Realizar palestras de incentivo a promoção de saúde e a prevenção de doenças, campanhas educativas e preventivas mobilizando toda a rede de proteção, roda de conversa sobre temas relacionados ao envelhecimento saudável, desenvolvendo encontros semanais, com a participação da equipe, além de atividade recreativas de pintura em tela, artesanato, grupos operativos, atendimento psicossocial, passeios inclusivos e turísticos, com atendimento para 51 idosos assistidos com tarde de música, dança, jogos integrativos.

Instituição: ASSOCIACAO NACIONAL DA TERCEIRA IDADE
Projeto: MOVA TI – Mobilização para Orientação, Valorização e Apoio à Terceira Idade
Objetivo: O Projeto Mobilização para Orientação, Valorização e Apoio a Terceira Idade visa promover a inclusão digital de pessoas com mais 60 anos em situação de vulnerabilidades, residentes no bairro de Rio Doce e comunidades adjacentes, do município de Olinda, na região metropolitana do Recife em Pernambuco. Por meio da instalação de um Núcleo de Experimentação de Tecnologias Digitais, será proporcionado uma imersão prática em ferramentas vinculadas à inovação e desenvolvimento tecnológico. Como outro meio está a execução de jornadas formativas com foco no letramento digital além de temáticas de inclusão produtiva e empreendedorismo. Agrega-se ainda uma rede de atividades integrativas que vão do ensino de gestão financeira até a boas práticas físicas e alimentares, abarcando também orientações juridicas e apoio psicológico, além de práticas físicas e alimentares, incidindo diretamente na saúde, bem-estar e convívío social. Com a abordagem multidisciplinar proporciona-se o desenvolvimento integral completo dos indíviduos e de seus territórios, promovendo o empoderamento social dos beneficiários e suas autonomias, aproximando-os às temáticas atuais do mundo digital e melhorando a qualidade de vida dos beneficiários de forma sistêmica e fazendo-os colaborar em perspectiva de rede na sociedade digital. A iniciativa visa então incluir socialmente as pessoas idosas para que sejam capazes de sanar suas necessidades específicas, bem como oportunizar geração de renda e dignidade. O uso das tecnologias digitais e atividades formativas representa um avanço sem possibilidade de retrocesso e incluir os idosos digitalmente é, pois, fundamental para proporcionar uma maior inclusão dos mesmos à sociedade, garantindo que tenham funções sociais e se sintam produtivos. O Envelhecimento Ativo será a estratégia a ser adotada, por ser reconhecido internacionalmente como um modo de contribuir para uma velhice saudável, com participação, saúde e segurança.

Instituição: Lar dos Idosos de São Vicente de Paulo
Projeto: VIVER MELHOR NA MELHOR IDADE
Objetivo: Construindo em uma área de 1.933,13 m², na área urbana de Pirapora e fundado em 12/10/1993, o Lar dos Idosos de São Vicente de Paulo presta serviços de relevância pública e social público de acolhimento institucional para pessoas idosas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem benefícios, independentes ou com diversos graus de dependência, que estejam em situações de vulnerabilidade, como falta de condições dignas para permanecer com a família, vítimas de atos de violência e negligência, em situação de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, observando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, sem distinção alguma quanto a raça, cor, sexo, condição social, credo político ou religioso, nem quanto a quaisquer outras formas de discriminação sendo uma entidade católica, e os assistidos receberão assistência religiosa respeitando-se o credo professado por cada um deles. Tem capacidade de atendimento para 70 pessoas, mas atualmente tem 50 idosos institucionalizados. O objetivo desse projeto é reestruturar o espaço adquirindo mobiliários, equipamentos, utensílios de cozinha e domésticos, oferecendo dessa forma maior sociabilidade entre os internos, funcionários, família e comunidade, buscando assegurar o adequado funcionamento das atividades. Oferta todo o serviço necessário ao idoso visando conforto e bem-estar. O aporte enriquecerá a garantia dos serviços já prestados, melhorando os projetos desenvolvidos em ambiente mais acolhedor com as atividades desenvolvidas diariamente aos acolhidos, funcionários, família e a comunidade em geral. A entidade possui uma equipe de profissionais e dirigentes capacitados para o desempenho das atividades e realização do projeto. Possui um quadro de pessoal com vínculo empregatício e com formação específica conforme o art. 50, inciso XVII do Estatuto do Idoso. São 23 funcionários em regime de CLT e 02 cedidos pela prefeitura.

Instituição: ASSOCIAÇÃO DA TERCEIRA IDADE DE PIRAPORA MINAS GERAIS
Projeto: Projeto Dança de salão para idosos: A alegria em Movimento
Objetivo: A Associação da Terceira Idade de Pirapora acompanha idosos que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. Desta forma, dentre as nossas ações estamos priorizando trabalhar temáticas direcionadas ao acesso a cultura regional e local como forma de priorizar o fortalecimento dos vínculos comunitários, bem como, promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo e saudável. Esse eixo será priorizado no projeto com ações direcionadas a passeios turísticos e participação dos idosos com condições físicas em atividades artísticas e culturais na localidade. O projeto intitulado dança de salão para idosos: a alegria em movimento, possibilitará a 120 idosos, acesso a dança, música, atividades artísticas e culturais, além de atividades físicas com a hidroginástica para o fortalecimento e acesso aos direitos desse público. Evidenciando a necessidade que a população idosa de Pirapora carece de acesso a direitos básicos, A Associação vem ao longo dos anos assistindo o público encaminhado do CRAS, que recebem benefícios assistencial ao idoso. São idosos que suprem muitas vezes as necessidades de sua família com o benefício que recebem e ficam sem acesso a ações de esporte, lazer, cultura, arte e até mesmo alimentação. Identificamos um número alto de idosos com problemas de saúde e/ou acamados, principalmente da periferia onde o acesso aos serviços são escassos. Para tanto, identificamos que essa população precisa de atividades esportivas, físicas, lazer, dança, arte e cultura como direito par envelhecer melhor, além da promoção, valorização e implementação de práticas que oportunizem o desenvolvimento pessoal e coletivo, as potencialidades do envelhecimento, e a participação das pessoas idosas na vida econômica, política e social do país

Instituição: LAR DOS IDOSOS MONSENHOR OTAVIANO DA SOCIEDADE DE SAO VICENTE DE PAULO
Projeto: PROJETO ACOLHER E CUIDAR
Objetivo: O Brasil está envelhecendo. Dados da PNAD Contínua (2022) revelam que a parcela idosa da população brasileira, com 60 anos ou mais, subiu de 11,3% para 15,1% em 10 anos. A projeção para 2050 é de que esse percentual ultrapasse os 30% do total da população. Essa transição demográfica reflete ainda as diversas formas de se envelhecer no país, marcadas por profundas desigualdades sociais, sejam elas regionais, de classe, gênero e/ou raça. Diante do cenário apresentado, cabe aqui colocar a importância do Lar dos Idosos Monsenhor Otaviano que atua na garantia dos direitos humanos da pessoa idosa com a promoção de atendimento integral e desenvolvimento de ações prioritárias voltadas a saúde e bem estar, ao lazer, atividades educativas, inclusivas, arte e cultura. Além de promover busca ativa dessa população que estão em condições de negligência, violência, abandono, situação de rua e garantir uma vida mais digna e humana, com seus direitos restaurados. Considerando as diretrizes contidas na Política Nacional do Idoso, no Estatuto do Idoso, no III Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), na Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030, se faz necessário garantir ações de cuidado e proteção para a pessoa idosa. Assim, o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003) reuniu em um documento legal uma série de leis e políticas já existentes e regulamentou novas medidas que colocam a pessoa idosa como sujeito de direitos, além de reconhecer o envelhecimento como um direito humano. As ações que motivam esse projeto caminham em duas direções: a primeira na garantia dos direitos humanos da população idosa por meio da institucionalização para aqueles que sofrem abandono, negligência e/ou violência, enquanto que a segunda direção será no sentido de promover qualidade de vida para um envelhecimento saudável e digno. São oferecidos aos residentes moradia, alimentação equilibrada, vestuário, condições para tratamento médico, e uma equipe multidisciplinar capacitada

Instituição: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju
Projeto: Bem Viver “Socialização e Movimento”
Objetivo: APAE Aracaju tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. Por tanto, o projeto Bem Viver “Socialização e Movimento” vem garantir que os nossos o idosos com deficiência assistido seja favorecido em suas práticas da vida diária e inserção social, através de atividades que estimulem a criatividade diversificada, oferecendo, assim, condições para que o desenvolvimento ocorra de maneira funcional e espontânea, tornando a vivência agradável, prazerosa e produtiva. melhorando a sua qualidade de vida.

Instituição: LIONS CLUBE CURRAIS NOVOS SHEELITA
Projeto: PROJETO CARAVANA DO AMOR A PESSOA IDOSA
Objetivo: O PROJETO CARAVANA DO AMOR A PESSOA IDOSA que um projeto que busca garantir a permanência da pessoa idosa no seio da sua família ou o seu acolhimento em uma família acolhedora. Para isto, o projeto apresenta inovações de treinamento das famílias, de empréstimo de equipamentos para proporcionar o bem estar do idoso e da sua família e o suporte de uma equipe qualificada com visitas domiciliares e mobilização comunitária.

Instituição: Lar de Amparo ao Idoso
Projeto: VIVER MAIS E MELHOR NA TERCEIRA IDADE
Objetivo: O Lar de Amparo ao Idoso, designado pela sigla LAI, é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, fundada em 09 de novembro de 2014, no sítio Jatobá, no distrito de Mandacaru do município de Gravatá – Pernambuco. Uma comunidade da zona rural, carente de cuidados sociais, que tem por finalidade atender idosos (as) de forma continuada, permanente e planejada, prestando serviços e executando programas ou projetos que concedam benefícios de proteção social básica, garantindo os seus direitos e melhorando a qualidade de vida, como forma de resgatar a sua dignidade Desde a sua fundação a entidade tem prestado serviços de atendimento e acolhimento a idosos de ambos os sexos, procurando suprir suas necessidades básicas, como saúde, alimentação, vestuário, higiene e documentação. Bem como realizado, atividades coletivas e individuais, visando o resgate da autoestima e dos vínculos familiares. E Nesse intuito surge o projeto VIVER MAIS E MELHOR NA TERCEIRA IDADE, que visa proporcionar aos 54 idosos residentes, uma melhor qualidade de vida, proporcionando-lhes um atendimento integral e cuidados para promoção e preservação da saúde física e emocional, assegurando-lhes os seus direitos. Bem como proporcionar conhecimento e informações sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, e troca de experiências entre gerações, visando contribuir para prevenção da violação dos direitos da população idosa e para fortalecimento das relações intergeracionais. O projeto tem como linhas de ação, cuidado e proteção ao idoso, defesa dos direitos do idoso, enfrentamento ao abuso e exploração do idoso e o desenvolvimento de ações lúdicas, de lazer, culturais, artesanais, andragógicas e socioesportivas para idosos.

Instituição: Marinalvo Sandro de Lima Santos / Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes - ASPAN
Projeto: Idosos, Convívio, Ação: Saúde e Integração na ASPAN
Objetivo: A ASPAN busca financiamento para concretizar o projeto “Idosos em Ação”, que objetiva melhorar a qualidade de vida dos idosos, por meio de aulas de ginástica e fisioterapia aos idosos residentes da instituição e também a 35 idosos do bairro do Cristo Redentor. Para isso, serão adquiridos diversos equipamentos, como colchões para prática de yoga e pilates, bambolês, kit de bolas de exercício, halteres, entre outros. Além disso, serão providenciados equipamentos de fisioterapia, como laserteapia portátil, Prancha Ortostática e um ar-condicionado para a sala de fisioterapia. Com a contratação de dois educadores sociais de Educação Física e um profissional de Fisioterapia, a prestação de serviços se dará no modelo PJ, garantindo a realização das aulas e sessões de fisioterapia de forma eficiente, segura e bem estruturada. De modo a otimizar as oficinas coletivas, também serão adquiridos equipamento de som (caixa de som e microfones). O projeto também prevê a aquisição de lanches para serem servidos aos idosos, materiais descartáveis, equipamentos de proteção individual e fardamento para a equipe envolvida no projeto e um kit de atendimento com equipamentos de cuidados de saúde (tais como oxímetro, aparelho medidor de pressão, etc.) para ser utilizado antes e após os atendimentos. Objetivando a ampla divulgação das oficinas coletivas no bairro do Cristo Redentor, será elaborado material informativo e publicitário do projeto. Por fim, o serviço de nivelamento do piso da área de atividades coletivas permitirá o desenvolvimento seguro das atividades físicas planejadas, visando melhorar a qualidade de vida e promover uma relação duradoura e benéfica com o público-alvo, trazendo benefícios tanto para os idosos da ASPAN como para os idosos da comunidade do bairro. O contrato da obra de manutenção será firmado no modelo de empreitada global. O projeto terá duração de 12 meses, totalizando recursos no valor de R$ 141.200,00.

Instituição: LAR ESPERANÇA DE VIDA LUIZ DE OLIVEIRA NEVES
Projeto: Idoso: inclusão com um novo olhar
Objetivo: o Projeto Idoso: inclusão com um novo olhar tem como finalidade amenizar os efeitos colaterais da desigualdade social no contexto dos idosos da comunidade, através de uma equipe de multiprofissionais que prestarão atividades específicas para 150 pessoas idosas , bem como atingir seus familiares de forma indireta, alcançando de uma forma geral uma melhor qualidade de vida. Muito se discute a respeito da socialização das pessoas idosas institucionalizadas, mas através da interação social dos beneficiários, conseguiremos aumentar a interação social dos acolhidos, além de assegurar uma vida mais ativa e saudável.

Instituição: SERGIO SIMAS TEIXEIRA / INSTITUTO HEBROM SIMAS
Projeto: PROJETO IDOSOS NA INCLUSÃO DIGITAL
Objetivo: O projeto visa promover a inclusão digital de 60 idosos residentes em áreas periféricas de Salvador, oferecendo uma série de oficinas que abrangem tecnologia, cidadania, atividades físicas e práticas socio-culturais. Com isso, a iniciativa busca não apenas a inclusão tecnológica, mas também a promoção da cidadania, a prevenção do isolamento social e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Para alcançar esses objetivos, serão empregadas metodologias lúdicas e dinâmicas que estimulam o aprendizado e incentivam a participação ativa dos idosos, com um enfoque especial na diversidade, sustentabilidade e intergeracionalidade. O projeto está fundamentado em legislações que promovem a assistência social, assegurando que os idosos tenham acesso aos direitos e serviços que garantem uma vida digna. Além disso, o projeto busca melhorar a qualidade de vida dessa população, promovendo sua autonomia digital, o que é essencial para a sua integração social e a construção de um envelhecimento ativo e saudável. Por meio dessas ações, espera-se criar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde os idosos possam se sentir valorizados e integrados à sociedade, contribuindo assim para uma comunidade mais coesa e solidária.

Instituição: LAR SAO VICENTE DE PAULO
Projeto: PROJETO ENVELHECER: GARANTINDO A ATENÇÃO INTEGRAL A PESSOA IDOSA DO LAR SÃO VICENTE DE PAULO
Objetivo: De acordo com o Censo 2022, a população idosa no Brasil é de cerca de 32 milhões de pessoas, o que corresponde a 15,8% da população total. O número de idosos cresceu 57,4% em 12 anos, em comparação com 2010, quando a população idosa era de 20,5 milhões, ou seja, 10,8% da população total. Em Bocaiuva, há uma concentração relevante de idosos em situação de institucionalização, sendo necessária a criação de projetos que ofereçam atividades que previnam o declínio físico e mental, e que promovam o convívio social, conforme estudos indicam o impacto positivo de programas de integração para idosos. O presente projeto intitulado projeto envelhecer: Garantindo a atenção integral a pessoa idosa do Lar São Vicente de Paulo”, tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos institucionalizados, estimulando suas capacidades físicas, emocionais e sociais, através de atividades que visem o bem-estar e a integração social. Por meio de atenção integral, pretendemos enquanto ILPI promover o bem-estar físico, mental e social de 63 idosos institucionalizados no município de Bocaiuva, MG, por meio de atividades recreativas, culturais e educativas que fortalecem os vínculos comunitários. A iniciativa busca melhorar a qualidade de vida dos idosos, incentivando a participação ativa em atividades de convivência, e proporcionando um ambiente saudável e estimulante.

Instituição: Associação de Promoção e Desenvolvimento Social Novo Mundo
Projeto: IDOSO QUE PINTA, QUE CANTA E QUE DANÇA: AÇÕES DE PROTAGONISMO, CIDADANIA E LAZER PARA PESSOA IDOSA
Objetivo: De acordo com o Censo 2022, a população idosa no Brasil é de cerca de 32 milhões de pessoas, o que corresponde a 15,8% da população total. O número de idosos cresceu 57,4% em 12 anos, em comparação com 2010, quando a população idosa era de 20,5 milhões, ou seja, 10,8% da população total. Destes, certamente muitos vivem em situações de vulnerabilidade social e pessoal em que o acesso aos direitos fundamentais (saúde, lazer, esporte, recreação, cultura, alimentação, moradia), são escassos, ainda mais quando nos referimos aos idosos mais carentes que a única renda é o BPC para sustentar toda a família. O presente projeto intitulado “Idoso que pinta, que canta e que dança: ações de protagonismo cidadania e lazer para pessoa idosa”, visa desenvolver ações prioritárias que visem a promoção, proteção, defesa e atendimento direto para 40 idosos que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social nos bairros periféricos do Município de Serro/MG com a oferta de atividades de dança, música, educação física, recreação e atendimento psicossocial, formando no Município uma rede de proteção a pessoa idosa. Considerando os três eixos estruturantes do III Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3: Convivência Social e Intergeracionalidade; Envelhecimento Ativo e Saudável; e Autonomia e Protagonismo. Buscaremos com esse projeto criar condições de acesso a cultura, a atividades físicas e recreativas, envolvendo 40 idosos da comunidade de Serro, junto aos idosos que são atendidos no recanto - Instituição de Longa Permanência no Município de Serro, fortalecendo ações integrativas entre ambos, priorizando principalmente a interação e convívio social. Buscaremos atender os idosos três dias na semana com oficinas de música, dança, cinema, oficina de artesanato, educação física com acesso a fisioterapia e acompanhamento social e psicológico aos idosos. contemplando assim, os eixos do presente edital no qual trabalharemos em prol do cuidado e proteção ao idoso, defesa dos direitos.

 
ConveniosWeb - 2.9.7.0 Tectrilha Software© - 2022