Utilize este identificador para referenciar este registo: s1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/1255
Título: Banco do Nordeste do Brasil: 70 anos de contribuição para o desenvolvimento regional
Autores: VALENTE JUNIOR, Airton Saboya
ALVES, Maria Odete
SANTOS, Camila Ribeiro Cardoso dos
Palavras-chave: História
Desenvolvimento Regional
Nordeste
Semiárido Rural
Arte
Cultura
Comércio Interestadual
Acumulação de Capital
Data: 2022
Editora: Banco do Nordeste do Brasil
Citação: VALENTE JUNIOR, Airton Saboya; ALVES, Maria Odete; SANTOS, Camila Ribeiro Cardoso dos.(org.). Banco do Nordeste do Brasil: 70 anos de contribuição para o desenvolvimento regional. Fortaleza: BNB, 2022.
Resumo: Neste ano de 2022 o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) completa 70 anos de existência. Sua trajetória de realizações em prol do desenvolvimento do Nordeste tem sido marcada por protagonismo e pioneirismo, mas também por enormes desafios. É o que revela a coletânea de artigos que compõem esta publicação comemorativa.
Descrição: Nordeste 1952-2022: acerto com o passado e desafios para o presente e para o futuro (Ricardo Oliveira Lacerda de Melo e Cid Olival Feitosa); O Semiárido rural e a atuação do BNB: trajetória, panorama recente e desafios (Joacir Rufino de Aquino e Roberto Marinho Alves da Silva); O banco de desenvolvimento do Nordeste: trajetória da consolidação institucional do BNB (Maria Odete Alves e Camila Ribeiro Cardoso dos Santos); O Banco do Nordeste, as artes e a cultura (Jacqueline Rocha Lima Medeiros e Murilo Albuquerque Custódio); O BNB e o desenvolvimento do Nordeste brasileiro: reflexões sobre sua atuação recente, prospecções de atuações futuras (Aristides Monteiro Neto, Fernando Cezar de Macedo e Raphael de Oliveira Silva); Comércio interestadual no Brasil: uma análise do perfil no período 2017 a 2020 (Airton Saboya Valente Junior, Wendell Márcio Araújo Carneiro e Pedro Costa de Castro Ivo); Brasil e Nordeste: reflexões sobre as configurações do processo de acumulação de capital em distintos momentos (Carlos Américo Leite Moreira); Bancos de desenvolvimento: falsos consensos, fatos desconhecidos e potencial (Lavinia Barros de Castro); BNB: desafios e oportunidades para avançar na promoção do desenvolvimento regional (Tania Bacelar de Araujo)
URI: s1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/1255
ISBN: 9788577912575
Aparece nas colecções:Livros completos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2022_LIV_BNB70.pdf10.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.